Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->11 – UM POUCO MAIS DE MOZART -- 26/12/2002 - 11:00 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
11 – UM POUCO MAIS DE MOZART
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

A solução do final do século 18 para o problema da ação e da continuidade musical encontrou sua consumação nas óperas de Mozart. Ele fez mais do que aperfeiçoar a nova dramaturgia operística; além disso, ele resolveu e desenvolveu um gênio para o drama na mais ampla escala. Fígaro foi o início de sofisticação teatral.
Em ópera só devemos confiar naquilo que é musicalmente convincente. Em ópera o dramaturgo é o compositor.
Mozart, agora embRiagado com a força dramática do conjunto, deixou o maior de todos os exemplos dessa forma suprema em Don Giovanni. Ele se deliciou com os tours de force; um efeito deslumbrante segue-se a outro; o drama foge ao controle. Se Fígaro era uma obra extremamente inteligente, Don Giovanni é uma obra magnificamente arrogante.

“Bonito demais para nossos ouvidos e com notas demais também, meu caro Mozart”, era uma anedota contada a respeito do Rapto no Serralho, que expressa claramente como a música de Mozart incomodava os ouvidos da época. Eram atitudes um tanto suicidas por parte do compositor. No entanto Idomeneo é mais complexo que qualquer outra de suas óperas posteriores.
Onde o dramaturgo teve sucesso a idéia não pode ser definida exceto com a própria obra. O significado de uma obra de arte completa só ficará manifesto no meio que a realiza, consuma ou cria. A justificação da ópera como drama ocorre nesses triunfos ocasionais e únicos. Mozart deixou os exemplos mais preciosos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui