Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->14 – REPETIÇÃO DE FRAGMENTO – O MOTIVO QUE CONDUZ -- 26/12/2002 - 10:58 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
14 – REPETIÇÃO DE FRAGMENTO – O MOTIVO QUE CONDUZ
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

A repetição de fragmentos musicais com algum tipo de intenção simbólica não é algo desconhecido dos primeiros tempos da ópera. Mas a repetição temática como uma técnica dramática não tinha como se realizar antes do advento da ópera contínua do século 19. Temas recorrentes forçam o ouvinte a relacionar um momento do drama com outro, forçam-no a pensar além das rígidas fronteiras entre os números; são genuinamente contínuos no gênero que produzem.
O motivo condutor é o leitmotiv.
O leitmotiv wagneriano é uma figura curta e flexível, criada para uma referência freqüente e detalhada e para se entretecer numa complicada teia sinfônica. Verdi, de longe, prefere a ênfase mais forte que é obtida pela repetição climáticas de frases mais amplas. Tais efeitos perdem força se a música é usada mais de duas ou três vezes. Leitmotivs raramente merecem esse nome, a não ser que apareçam de forma bem mais copiosa. As frases que Verdi repete são habitualmente líricas e encontram-s entre suas inspirações melódicas mais impressionantes; Wagner, em vez disso, usa células de interesse harmônico ou rítmico. E, em sua natureza simbólica, os temas de Verdi são menos variados e menos problemáticos do que os de Wagner. Geralmente não identificam pessoas ou idéias, mas trazem à memória uma ocasião anterior da ópera e, com ela, o sentimento ali experimentado. Podemos dizer que, em vez de fazer com que a platéia se recorde, eles fazem com as personagens da peça se recordem.
Wagner mostra os símbolos musicais fazendo com que a platéia relacione as idéias, fazendo uma associação de idéias que a psicanálise usaria em seus métodos. O trabalho de Wagner é uma síntese musical anterior ao trabalho de Freud na psicanálise. Mas um pode ter bebido na fonte do outro.
O leitmotiv wagneriano, a associação de idéias e a música contínua.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui