Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Senhora de GUADALUPE -- 07/02/2006 - 11:43 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México, com sua aparição ao índio batizado Juan Diego. Logo após o descobrimento, por volta de 1531, o índio caminhava triste sobre o deserto da colina Tepeyac, próximo a Cidade do México, quando do alto ouviu uma suave melodia. Vinha de uma nuvem branca, e foi chegando próximo a ele. Assustado, Diego parou e ao olhar para a nuvem deparou com uma linda Senhora resplandecente de luz de um arco-íris.
A Senhora chamou o índio pelo nome, e disse que era a Virgem e queria ser honrada nessa Cidade, Prometo que essas guerras entre irmãos vão diminuir. Vá ao Bispo Dom Juan de Zumárraga e pede para que seja construída uma Igreja na colina, para sua honra e glória de Deus.
Prudente com a narrativa do índio Diego, o Bispo pedia provas ou sinal da Virgem. Sempre que o índio encontrava a Senhora, dizia para ela aparecer para alguém mais respeitado e ilustrado. Porque sendo índio não merecia crédito das autoridades religiosas.
Na terceira aparição quando Diego estava indo buscar um Sacerdote para o tio doente que estava nas últimas e precisava da extrema-unção. A Virgem instruiu Juan Diego para que colhesse flores no deserto e as levasse ao bispo. Diego obedeceu ao ver sair da areia lindas flores e colocou-as no seu poncho e levou para a Igreja.
Mesmo mostrando as flores o Bispo não acreditou, e já cansado da desconfiança, o índio abre o poncho para deixar as flores em cima da mesa, o Bispo repara que a imagem da Virgem está gravada no tecido.
A partir daí, a evangelização do México, até então lenta e difícil, tornou-se avassaladora, sendo destruídos os últimos resquícios da bárbara superstição dos astecas, que escravizavam outros povos e sacrificavam seus próprios filhos em rituais sangrentos.
O manto de Juan Diego, que deveria ter se deteriorado em 20 anos, devido à baixa qualidade do tecido, mantém-se perfeitamente conservado apesar de se terem passado mais de 450 anos, e ainda hoje é venerado no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, que se tornou o santuário católico mais popular do mundo depois do Vaticano.
Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada Padroeira de toda a América, em 1945, pelo Papa Pio XII.
Data da Comemoração: 12 de dezembro.

Oração da Virgem de Guadalupe:

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.

Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.


Sou devoto de N.S. de Fátima, mas depois de conseguir uma foto da Virgem de Guadalupe e conhecer sua história; minha fé em Deus e nos seus mensageiros não deixa nenhuma dúvida, que existe um ser SUPERIOR E DIVINO que criou a vida. Ele pode ter olhos azuis, pretos, castanhos,verdes, etc.
Pode ser preto, branco, amarelo, pardo. Não importa sua cor, sua face!
Mas ele é a luz, que nos conduz para a felicidade, e se merecedores? Da vida eterna.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui