Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->2 - FORMA MUSICAL EM SI MESMA -- 21/12/2002 - 18:12 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
2 - FORMA MUSICAL EM SI MESMA
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

PrÓLOGO: A ópera é, apropriadamente um forma musical de DRAMA, com sua pró´ria dignidade e força individual.
Postulado: É uma forma de arte com sua própria integridade e sua próprias convenções, limitadoras e libertadoras. A ação crítica envolve um aguçamento da percepção musical e uma expansão de nosso âmbito de reações imaginosas ao DRAMA. O estímulo psicológico da música.
O DRAMA não será uma questão de eficiente desenvolvimentos da Trama. O que teremos sempre em mente é que é o DRAMA através da MÚSICA.
Em seu ensaio Poetry and Drama, T.S. Eliot diz o seguinte: É uma função de toda arte nos dra uma percepção de ordem na vida, ou na obra, impondo a estas, por sua vez, uma ordem. O pintor trabalha por meio de seleção, combinação e ênfase entre os elementos do mundo visível; o músico, no mundo dos sons. Parece-me que mais além das emoções e dos motivos nomeáveis, classificáveis, de nossa vida consciente quando dirigida para a ação ... em tais momentos tocamos a fronteira daqueles sentimento que somente a MÚSICA pode expressar.
O ouvido do músico rege o elementos análogos na ópera, onde a articulação de imagens para ao DRAMA é fornecido pela MÚSICA. Vale a penas repetir essa afirmativa.
Mas, apesar de toda a sensibilidade e clareza plástica da poesia, até mesmo no mais apaixonado discurso existe um nível de reserva emocional que a MÚSICA consegue transpor, quase que automaticamente. Ela pode ser simples e imediata na apresentação de estados e nuanças emocionais. Numa ópera as pessoas podem se entregar à sensibilidade; numa peça de teatro ninguém consegue, em nenhum momento, parar momentaneamente de pensar. A MÚSICA libera fantasias e assim ela é usada nas trilhas de filmes e teatro.
As recapitulações, cadências, repetições, inter-relações, motivações, são recursos.
A ÓPERA é um tipo de DRAMA cuja existência integral é determinada, do começo ao fim, e no total, pela articulação musical: DRAMMA PER MUSICA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui