Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->1- O COMPOSITOR MANDA -- 21/12/2002 - 18:11 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1- O COMPOSITOR MANDA
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

Prefácio: Em ópera, o dramaturgo é o compositor. O que ele conta não é uma narrativa, situação ou símbolo, ou metáfora, e assim pr diante, conforme estabelecido por um libretto, mas, o que o compositor conta é o modo como tudo isso deve ser interpretado.
Estou ciente, é claro, que essa visão de ópera é tão prescritiva quanto descritiva. Uma obra de arte em que a música não consegue exercer a função articuladora central deveria se chamar de tudo menos de ópera.
Um princípio corolário é de que um crítico de ópera deve ser sensível em primeiro lugar e antes de tudo, à música, e que tal sensibilidade é mais, e não menos, importante do que sua sensibilidade a outro estímulos, tais como, por exemplo, a literatura ou as forças históricas e sociais.
O drama é ou transmite a revelação da qualidade da reação humana a ações e eventos no contexto direto dessas ações e eventos. A ópera será drama quando proporcionar tais revelações.
Diz Edward Cone: É um princípio importante do drama musical que toda motivação importante deva, em um certo ponto, ser traduzida em termos musicais. Não pode ser meramente falada ou interpretada: precisa ser ouvida como música... sua compreensão [do drama musical] não pode se derivar apenas de uma leitura do texto. Em qualquer ópera podemos descobrir que as mensagens musicais e verbais parecem reforçar ou contradizer umas às outras; mas, num caso ou outro, devemos sempre nos apoiar na música como nosso guia pára a compreensão da concepção que o compositor tem do texto. É essa concepção e não o texto em si que tem a força de definir o significado final da obra.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui