Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Análise de minha cidade – visão para crescer -- 02/12/2002 - 13:39 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Análise de minha cidade – visão para crescer
Mostrando um visual aconchegante a cidade de Itaberaí está com aproximadamente 90% do espaço urbano beneficiado com a cobertura asfáltica, possui galerias pluviais nas ruas centrais e está razoavelmente arborizada. A população beneficiada com água tratada representa 90%, toda a cidade possui extensão da rede de energia elétrica, com capacidade para alta tensão, com boa participação no atendimento da demanda na zona rural. Quanto ao saneamento básico, não possui tratamento do esgoto sanitário. Tem uma localização estratégica, que permite o acesso aos principais mercados consumidores do Estado e do País. O seu desenvolvimento ou paralisação está atrelada a agropecuária, que como fator de alavancagem, os revés sofridos neste segmento refletem fortemente sobre o município, principalmente no desenvolvimento no desempenho do comércio local. Ademais, a falta de proposição consensual de prioridades e formulação de estratégicas, que transformadas em ações efetivas, conduzem ao almejado progresso da localidade contribui para que o ciclo não seja rompido. Depreende-se que a cidade está paralisada, evidenciado que o setor comercial, além de preservar o tradicionalismo se mostra pouco atrativo e sem competividade, para evitar a evasão dos consumidores de maior poder aquisitivo, que recorrem a capital do estado para atender as suas necessidades, o que representa uma expressiva drenagem de recursos itaberinos.Encontra-se desatualizada em termos de aparência dos estabelecimentos, oferta de produtores e padrão de qualidade dos serviços prestados. O fato de estar localizada às margens da Rodovia GO-070, que dá acesso a cidade de Goiás, e a Aruanã, que na temporada se constitui a maior atração turística do Estado, a cidade não criou nenhum atrativo para atrair o turista em trânsito, seja em termos de hospedagem, assim como alternativas na atividade de alimentação. Embora possua vantagens comparativas nas áreas agropecuárias, detendo o maior rebanho bovino da microrregião Anápolis há a diversificação na produção pecuária se destaca como pólo de desenvolvimento na região como entre o setor e o privado. O problema hoje enfrentado pelo município é a carência de emprego e a incapacidade estrutural para a sua geração a curto prazo. Os empregos temporários decorrentes da colheita do feijão, tomate e goiaba amenizam tal situação. A vocação econômica do município está caracterizado pela exploração da agropecuária, evidenciando que o seu desenvolvimento econômico e social, depende fundamentalmente da consolidação deste segmento, com ênfase para a pecuária de leite, avicultura, pecuária de corte e o cultivo agrícola daquelas culturas, que na região encontram as condições favoráveis para sua exploração, tais como, o milho, feijão, tomate rasteiro, goiaba a também o arroz. Por outro lado, o fortalecimento da agropecuária, possibilita de forma efetiva a geração de empregos na zona rural, o crescimento das agroindústrias existentes e a criação de novos empreendimentos, por conseqüência revitaliza o setor comercial. No segmento da agroindústria, existe a possibilidade da criação de uma industria para beneficiar a goiaba que atualmente sai 'in natura'. Com relação ao abate de frango, o processo de integração será implementado, com a implantação de aviários na zona rural e, consequentemente expansão da capacidade de abate e geração de renda e mais empregos. As diversas fábricas de laticínios que funcionam atualmente sem atender as normas higiênicas-santiárias, serão obrigadas, a curto prazo, a realizar os investimentos de adequação às normas exigidas, para assegurar a sua permanência no ramo de atividade.Embora sendo uma cidade centenária não existe evidência de que o turismo seja uma opção econômica viável.Na área urbana a administração municipal tem que se reorientar gravitualmente para melhor o desenvolvimento do setor público, assumindo a função de catalisadora das ações que beneficiem a população, e por outro lado, abra espaço para surgimento de maior cooperação e parceria, evitando assim, que os antagonismos políticos interfiram nas relações interpessoais dividindo o empresariado que carece de lideranças políticas para defender os interesses do município.A ACIAPI – Associação Comercial, Agropecuária de Itaberaí, necessita de fortalecimento, como entidade para estimular as ações em favor do crescimento das atividade econômicas do município.As ações a serem desenvolvidas no município, serão direcionadas para o fortalecimento dos empresários em atividade, que conforme a pesquisa realizada demonstraram que estão conscientes das dificuldades que afetam o seu negócio, mas manifestaram o desejo de encontrar alternativas que revitalizem sua empresa.No setor hoteleiro a situação dos meios de hospedagem não é satisfatória, contudo existe a disposição de realizar investimentos para melhor a qualidade dos serviços prestados.Na área social, a estrutura educacional é considerada boa, com grandes quantidade de escolas na zona urbana e rural, embora não existe cursos de formação profissional. Na área da saúde, a estrutura disponível é considerada razoável, sendo encaminhadas a Goiânia somente os casos mais específicos. Recentemente o setor de saúde foi municipalizado, não seno possível avaliar a eficiência ou desvantagem da decisão, que aliás decorreu por determinação do Ministério da Saúde.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui