Usina de Letras
Usina de Letras
211 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O SILÊNCIO -- 28/11/2002 - 19:42 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SILÊNCIO.

Ricardo Oliveira

“... Embora fôssemos conversando a esmo, não havia uma ruga naquele silêncio. Ouvia-se o uivo do vento, na corrida do carro pela estrada; mas aquela tranqüilidade era inseparável do barulho do vento, dos ruídos do carro, da palavra falada. A mente não tinha lembrança de silêncios anteriores, daqueles silêncios que conhecera; não dizia: Isto é tranqüilidade .
Não havia verbalização, que é só reconhecimento de outra experiência algo semelhante.
Como não havia verbalização, o pensamento estava ausente.
Nenhum registro se fazia e por conseguinte o pensamento não tinha possibilidade de captar o silêncio ou pensar a seu respeito; porque a palavra tranqüilidade não é a tranqüilidade.
Sem a palavra, a mente não pode operar por conseguinte o experimentador não pode guardar coisa alguma, para gozos futuros.
Não havia processo de acumulação, nem havia comparação ou assimilação.
O movimento da mente estava de todo ausente.”
J. Krishnamurti COMENTÁRIOS SOBRE O VIVER , Editora Cultrix, SP.

Este trecho, extraído de uma das publicações das palavras de J. Krishnamurti nos envolve em profunda interação com um Conhecimento Universal.

Chamo a isto de CONSCIENTE COLETIVO.

Dentre as palavras que fazem parte do Consciente Coletivo, o “Silêncio” não se insere como uma palavra primitiva e sim, como uma palavra derivada do Ideograma CONHECIMENTO. Somente aquele que detém o Conhecimento poderá ouvir o silêncio... com todos seus sons, vibrações e significados. Krishnamurti, em sua colocação, demonstra seu Conhecimento. E, através dele, consegue verbalizar o conteúdo do silêncio.

O Ideograma VERBO é uma expressão que assenta neste conceito de Consciente Coletivo.
A simples menção no texto serve para nos alertar significados mais profundos numa expressão literal: “porque a palavra tranqüilidade não é a tranqüilidade”.
Com a chamada para que a expressão verbal não é a descrição “simples / literal” de um “significado / entendimento”. Ele, Krishnamurti, nos dá uma sinalização para que não nos limitemos em nosso Conhecimento.

Enfim, “silenciar” pode significar inúmeros sentimentos ou comunicar inúmeros eventos mas difere muito do “silêncio”. Como expressão, ele é um substantivo que podemos enquadrá-lo como, comum,aos olhos comuns, ou como “Silêncio”, um substantivo próprio aos olhos daqueles que já atingiram o Conhecimento.

Deixemos a expressão verbal “silenciar” exercer seus significados...
Enquanto ao Silêncio vamos mantê-lo em seu lugar próprio.

O Silêncio acredito ser a expressão de uma mente que, por conhecer, por perceber e estar naturalmente atenta, não provoca ruídos interiores.
Isto é uma expressão legítima do Silêncio.

Uma mente que não precisa produzir pensamentos, que não alimenta desejos, que não sente necessidade de possuir, de acumular, de assimilar, de comparar é uma mente que ouve tudo. Ouve, inclusive, o Silêncio. Não é um processo, uma técnica de meditação que nos levará até esta capacitação de percebimento.
Não há como estar atento mediante uma concentração.
É um desdobramento interior. Uma TRANSCENDÊNCIA em nossa linguagem mais usual é que nos possibilitará este encantamento.
Poderá nos levar a atingir um estado envolto, para muitos, em mistérios e magias.

Assim como no teatro japonês ( No ou Kabuki ) que tem por base a não palavra, manifesta-se, este Silêncio. Neste teatro, o conteúdo é só insinuado.
Precisa de que o espectador tenha atenção para as manifestações mímicas e ao significado.
Aqui vemos o Silêncio bem representado... Quando, utilizando uma expressão poética,
“Quando vês com os ouvidos / E, com os olhos, ouves... ” temos a capacidade de ver o Silêncio...

Quando temos o Conhecimento de que: “A verdade não é difícil e não permite a escolha entre duas coisas... ” podemos ouvir a Natureza...

Quando atingimos a Transcendência de qualquer de nossos limites, como no “Satori”, podemos perceber a Verdade... daí podemos interagir no Silêncio.
Quando desarmamos nossos espíritos... o Silêncio se manifesta ao nosso redor.

Podemos, então, olhar para tudo e para todos, como uma primeira vez.

----------------------------------------------------
* Viver do Zen, de D.T.Suzuki.
** Shindji-mey ( o sinal de fé ), do terceiro patriarca Szosan, no Livro Zen, o budismo vivo no Japão, de Shuej Ohasama e Ang. Faust, com introdução de Rudolf Otto.
Ambos citados no livro O CAMINHO ZEN, de Eugen Herrigel, Editora Pensamento, SP.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui