Usina de Letras
Usina de Letras
258 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PODER -- 28/11/2002 - 19:22 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PODER

Ricardo Oliveira

Aonde quer que se vá... Aonde quer que se esteja, podemos sentir no ar, nas palavras e nas expressões a manifestação do PODER.

Quer seja em rudes expressões ou em finos traços podemos ter uma boa idéia do PODER se manifestando através de gestos ou de um simples olhar.

Não há de se confundir PODER com imortalidade ou com subjugação de tudo e de todos, pois de um confronto direto entre poderosos só resulta num pacto ou na morte.

Aquele que conquistou para si ou melhor, em si mesmo, o PODER, é revestido com sua essência e não alimentará mais sua vida com provações ou desafios. Guarda para si as vitórias e conquistas certo de seu preparo e de sua capacitação para respostas.

Podemos observar pequenos senhores com poder sobre a vida e a morte, com o poder das letras ou das armas, com poder da superação da DOR ou da TRANSCENDÊNCIA de limites. Mas, o que realmente importa é perceber a existência do PODER como uma expressão de nossa consciência individual ou coletiva.

O PODER é irresistível em sua atração e inexpugnável. Não há como enfrentar o PODER. Podemos igualá-lo e a partir daí, cessa também qualquer desafio. Não há o que ser ultrapassado quando se atinge a essência do PODER.

Aquele que acessa o PODER por ter atingido a percepção da essência desta expressão, abre e fecha todas as portas.

Ele é o mais amado e o mais temido entre os mortais.

Sempre, ao PODER, se agregam todas as forças e recursos. Aqueles que se lançam contra o PODER são obrigados a reconhecer a derrota e colocar-se-ão a serviço daquele que o detêm.

O exercício do PODER é sempre individual e solitário, e , só é capaz de exercê-lo quem tem uma existência real. Assim sendo, as instituições, empresas, famílias, grupos ou qualquer outra expressão mais que individual não detêm PODER e sim a “força” de seu conjunto, que, em outras palavras significa apenas a representação do PODER.

Enfim, a essência do PODER está depositada na memória de todo o ser e de toda a coisa viva e é esta essência que os coloca em HARMONIA em seu ambiente.

O PODER, assim como as demais “expressões primitivas” que transitam pelo Consciente Coletivo é inerente aos seres vivos e seu despertar se dá pelas conquistas interiores de percebimento de valores e de limites.


Publicado na NET em Revista Virtual (1999)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui