Usina de Letras
Usina de Letras
278 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PEC da escolha dos membros do STF por lista sêxtupla -- 21/11/2002 - 15:52 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Proposta de Emenda Constitucional n...../2003



As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:


Art. 1º - O art. 101 da Constituição Federal passam a vigorar com a seguinte redação:


“Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de quinze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, garantido o mínimo de um terço oriundo da magistratura de carreira, com mais de dez anos de efetivo exercício.


§ 1º. Para efeito do caput deste artigo, o Presidente da República indicará lista sêxtupla à Câmara dos Deputados, que poderá recusar qualquer dos nomes por votação de maioria absoluta dos seus membros, remetendo-a ao Senado Federal;


§ 2º. Caso haja recusa pela Câmara dos Deputados de algum dos indicados, o Presidente da República será comunicado para completar a lista sêxtupla;


§ 3º. O Senado Federal formará lista tríplice, dentre os nomes indicados pela Câmara dos Deputados, a ser remetida ao Supremo Tribunal Federal para escolha de um deles, devendo a nomeação ser feita pelo Presidente da República.


Art. 2º - Esta emenda constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, .....de ...........de 2003. ”






JUSTIFICATIVA




A idéia de cooperação tripartite, envolvendo o Legislativo, o Executivo e o Judiciário na escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal, atende à necessidade e ao desejo de participação democrática e ilustra a tendência de construir uma nação politicamente aberta.


A tarefa que se apresenta à realidade emergente é a de superar antigos paradigmas, reduzir a influência do Executivo sobre os demais Poderes, e buscar interações positivas para o enfrentamento dos problemas sócio-institucionais.


O modelo vigente torna-se reacionário dado o elemento marcante da pessoalidade. A idéia proposta enriquece-se e fortifica-se na combinação com a cidadania e outros valores, e neutraliza, de imediato, os efeitos do compadrio quando propõe elevar para quinze o número de ministros do STF.


A co-responsabilidade dos três Poderes no processo de escolha em questão fragiliza a prática do apadrinhamento e contribui para elevar a auto-estima nacional. Por conseguinte, aparece ao Judiciário uma das condições para resgatar a honra pública da instituição.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui