Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Minha Única e Dilecta Sagitária -- 27/10/2002 - 10:18 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A pessoa, as estrelas, o universo, o insondável infinito de todas as coisas... Olhei, senti, pensei e logrei desvendar-me. Operei para mim a maior de todas as descobertas. Como explicá-la?

A sublime obediência dos seres vivos à magnitude natural da existência física, inspirou-me a luz que serviu a visão de mim mesmo, como se de lanterna na mão percorresse o meu interior. Escuso bem de voltar por mim adentro para procurar algo mais: repugna-me ter de viver sem dádiva e solidariedade mútuas.

E avanço entre os astros deduzindo e imaginando o rumo em que deveras acredito e tenho fé íntima. A fome, a sede, o sexo e o sono, quadrado essencial da existência, já não me perturbam. Encaminho-me cada vez mais para além do óbvio.

Sirvo-me de Zodíaco como igualmente me sirvo das palavras para aqui tentar dar retrato da minha única e dilecta Sagitária.

Conheço-lhe o rosto fotográfico - quem me dera contemplá-lo em movimento - e alguns pormenores que a inserem no tempo. Conheço-lhe o pendor e o estilo da escrita e por aí presumo o que descrevo. Quanto possível evitarei a tendência anódina.

AMIZADE e RELAÇÕES SOCIAIS:

Tens um carácter bastante optimista, descontraído e desperto, o que, conjuntamente com a espantosa agilidade mental, são as causas dos Teus fáceis ou difíceis triunfos de âmbito social. Os que bem Te conhecem sabem bem das ideias um pouco extravagantes e engraçadas que podes ter, bem como a prontidão que tens para começar uma nova aventura ou para propores planos grandes e originais. Adoras sobretudo surprender todos que Te envolvem.

Por detrás da Tua energia natural, que vai além dos limites normalmente impostos, esconde-se uma personalidade instável e insegura que precisa do apoio doutrém. Careces de receber inúmeras demonstrações de afecto e de força para Te encorajar a vivência quotidiana.

És tão inquieta e curiosa que, por vezes, deixas-Te conhecer atè ao extremo. És capaz de compreender a alma humana e toda a sua complexidade, o que é um factor muito útil para ofereceres espontâneamente ajuda aos Teus amigos.

Detestas os confrontos e não tens más intenções, mas quando és ofendida ou criticada podes tornar-Te muito sarcástica e cruel, dizendo tudo o que pensas sem sequer imaginares as consequências. Contudo, se descobrires que estás a prejudicar alguém, sentir-Te-às terrívelmente culpada e angustiada, sentindo dificuldade em superares a situação.

Possuis tanta energia que não consegues estar quieta nem por um minuto. Tens tendência a ser sempre a primeira a rires-Te dos Teus próprios embaraços e, como o Teu riso é contagioso, todas as pessoas à Tua volta acabam a rir-se Contigo. Tal como ironizas com os outros, és também perfeitamente capaz de Te auto criticares com a maior intensidade possível e isso é muito bonito e engrandece o Teu excelente dom de humanidade.

Oh... Falas sem parar quando se Te depara a aparência do caótico. Costumas no entanto ser bastante engraçada e sarcástica e acabas por cativar as pessoas, que se deleitam quando Te ouvem, embora muitas vezes nem acredites a fundo no que estás a dizer.

Não tens nada de convencional e os outros, ou Te parecem fascinantes ou podem desperta-Te muito maus pensamentos. És tão sincera que os Teus amigos conseguem detectar com facilidade qual a verdadeira opinião e sentimentos que tens por eles.

Bem... Se este ensaio à bruxo Te agradar, próximamente ensaiarei versar sobre SEXO e PAIXÂO.

Olarilolé - Com um beijo.

Torre da Guia
DR-SPA-1.4153
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui