Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2011 -- 20/08/2011 - 11:29 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATUALIDADES GERAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2011;

Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal.





1 UNESP JULHO 2011 CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO



CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO

Países baixa e med Países de alta renda

Uso doméstico 8 11

Uso industrial 10 59

Uso agrícola 82 30

Os gráficos indicam a distribuição do consumo mundial de água, por setores, nos grupos de paises. Indique os setores econômicos de maior consumo de água

e justifique as diferenças de uso entre os paises de baixa e media renda e os paises de alta renda.





2 UNESP JULHO 2011 DEMOGRAFIA MUNDIAL



Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.

POPULAÇÃO 1950 – 2050 EM MILHÕES HABITANTES

1950 2005 2050

ÁFRICA 224 906 1.937

A.L. E CARIBE 167 561 783

OCEANIA 13 33 48

ÁSIA 1.396 3.905 5.217

A. NORTE 172 331 438

EUROPA 547 728 653

MUNDO 2.519 6.464 9.076

(Marie-Francoise Durand et al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

A partir da analise do gráfico, pode-se afirmar que

a) a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.

b) a Ásia apresenta o maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.

c) a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.

d) a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.

e) a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e mais populosa do que a América Latina e Caribe.



3 UNESP JULHO 2011 PETRÓLEO



Ainda sob o ruído dos protestos nas ruas dos países da região que mais produz petróleo, é impossível prever o desdobramento de todas as revoltas que começaram na Tunísia há pouco mais de dois meses. (...) A interrupção

do fornecimento, ou o temor de que isso ocorra, tira o sono de governantes e empresários de todo o mundo. As últimas cinco recessões globais foram, todas elas, precedidas de altas agudas e repentinas no preço do barril. (...) Mesmo com a alta repentina, a situação ainda está sob controle. A soma do gasto mundial com petróleo, hoje, equivale a 4,2% do PIB global, percentual bem abaixo dos registrados a partir de 1979 e em 2008. (Exame, 09.03.2011. Adaptado.)

O medo, no inicio de 2011, de um novo choque do petróleo estava entrelaçado a região que mais o produz. A crise de instabilidade política ameaçava a distribuição e o fornecimento dessa matéria-prima da matriz energética e da diversificada cadeia da industria química no mundo.

O texto refere-se à crise que envolve

a) a América Latina. b) a Rússia. c) o Oriente Médio. d) a China. e) a Europa.





4 FGV JULHO 2011 CIDADES E CLIMA



De acordo com o Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2011, Cidades e Mudança Climática: Direções Políticas, as “cidades deverão se transformar em campos de batalha dos esforços para combater a mudança climática”. http://www.unhabitat.org/content.asp?cid=9599&catid=7&ty

peid=46&subMenuId=0&AllContent=1

Sobre a relação entre as cidades e as mudanças climáticas, assinale a alternativa correta:

a) Apenas as cidades do mundo situadas em áreas costeiras são vulneráveis aos efeitos da mudança climática.

b) As políticas de planejamento local tem pouco impacto sobre as mudanças climáticas, dado que estas ocorrem na escala global.

c) Nos termos do relatório, a estratégia mais eficaz de combate às mudanças climáticas e a contenção do processo de urbanização da população mundial.

d) As cidades do mundo são responsáveis por mais da metade das emissões globais de gases de efeito estufa.

e) Em termos globais, a emissão de gases estufa pelos transportes urbanos representa menos da metade da emissão gerada pelos transportes de longa distancia.



5 FGV JULHO 2011 ENERGIA NUCLEAR



O recente tsunami no Japão, que abalou a segurança da usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar os debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia. Os dados indicam que ha 443 reatores em operação em 30 paises. Considerando esses fatos e a

distribuição geográfica das usinas no mundo, e correto afirmar que:

a) Boa parte dos reatores e usinas esta distribuída nos paises pobres, como o Brasil, para diminuir o risco das populações dos paises ricos.

b) Somente os paises que empregam energia nuclear para uso militar também a utilizam para gerar energia.

c) A concentração dos reatores em poucos paises e positiva, pois os efeitos de acidentes ficam restritos aos seus territórios, diminuindo, assim, a escala dos riscos.

d) Os reatores concentram-se apenas em alguns paises, que são aqueles poucos que tem acesso limitado às outras fontes de energia, como os combustíveis fosseis.

e) A maior parte dos reatores encontra-se nos paises do hemisfério norte que possuem economia dinâmica e contingente populacional bastante considerável.



6 UNESP JULHO 2011 FÉ E CIÊNCIA



Em 40 anos, nunca vi alguém se curar com a força do pensamento. Para mim, se Maomé não for à montanha, a montanha vir a Maomé é tão improvável quanto o Everest aparecer na janela da minha casa. A fé nas propriedades curativas da assim chamada energia mental tem raízes seculares. Quantos católicos foram canonizados porque lhes foi atribuído o poder espiritual de curar cegueiras, paraplegias, hanseníase e até esterilidade feminina?

Quantos pastores evangélicos convencem milhões de fiéis a pagar-lhes os dízimos ao realizar façanhas semelhantes diante das câmeras de TV? Por que a energia emanada do pensamento positivo serve apenas para curar doenças,

jamais para fazer um carro andar dez metros ou um avião levantar vôo sem combustível? No passado, a hanseníase foi considerada apanágio dos ímpios; a tuberculose, conseqüência da vida desregrada; a AIDS, maldição divina para castigar os promíscuos. Coube à ciência demonstrar que duas bactérias e um vírus indiferentes às virtudes dos hospedeiros eram os agentes etiológicos dessas enfermidades. Acreditar na força milagrosa do pensamento pode servir ao sonho humano de dominar a morte. Mas, atribuir a ela tal poder é um desrespeito aos doentes graves e à memória dos que já se foram.

(Drauzio Varella. Folha de S.Paulo, 09.06.2007. Adaptado.)

O pensamento do autor, sob o ponto de vista filosófico, pode ser corretamente caracterizado como

a) compatível com os pressupostos mecanicistas e cartesianos da ciência.

b) uma visão para a qual a fé na forca milagrosa do pensamento apresenta a propriedade de curar doenças.

c) uma visão holística, de acordo com a qual a mobilização das energias mentais pode influenciar positivamente organismos enfermos e possibilitar a

restituição da saúde.

d) uma visão cética no que se refere ao progresso da ciência.

e) compatível com concepções teológicas emitidas por lideres religiosos católicos e evangélicos.



7 UNESP JULHO 2011 VIDA CONTEMPORÂNEA



Num mundo onde cresce sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gendarmes empenhados em arbitrar o que é realmente bom para você. É uma provação permanente.

Médicos, nutricionistas, personal trainers, editores e editoras de revistas dedicadas à forma física, ambientalistas, militantes da produção orgânica, burocratas, chefs de cozinha, críticos de restaurantes e mais uma multidão de diletantes prontos a dar testemunho expedem decretos cada vez mais freqüentes, e cada vez mais severos, sobre os deveres do cidadão na hora de comer.

O fato é que toda essa gente, quase sempre com as melhores intenções, acabou construindo um crescente sistema de ansiedade em torno do pão nosso de cada dia – e o resultado é que o prazer de comer bem vai sendo substituído pela obrigação de comer certo. Modelos, atrizes e outras pessoas que precisam pesar pouco para fazer sucesso chegam aos 30 anos de idade, ou mais , praticamente sem ter feito uma única refeição decente na vida. Propõe-se, como virtude alimentar, um mundo sombrio de pastas, mingaus, poções, soros de proteína e sabe-se lá o que ainda vem pela frente. Não está claro o que se ganha em toda essa história. A perspectiva de morrer, um dia, no peso ideal? (J. R. Guzzo. Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

Sob o ponto de vista filosófico, podemos afirmar que, para o autor,

a) e positiva a adoção de procedimentos científicos no campo nutricional.

b) o tema da qualidade de vida deve ser enfocado sob critérios morais.

c) os padrões hegemônicos vigentes na sociedade atual no campo da nutrição são elogiáveis.

d) a felicidade depende do numero de calorias ingeridas pelo ser humano.

e) a autonomia individual deveria ser o critério para definir os parâmetros de uma vida adequada.



8 UNESP JULHO 2011 VIOLÊNCIA



Texto I

A amígdala cerebral e o córtex pré-frontal são regiões do cérebro reguladoras de emoções como culpa, remorso e medo de punição. Duas pesquisadoras americanas estão revolucionando a comunidade científica ao afirmarem que, estudando essas duas importantes áreas, é possível identificar em crianças de 3 anos se elas apresentam riscos de se tornarem criminosas quando adultas.

Segundo os cientistas Adrian Raine, da Universidade da Pensilvânia, e Nathalie Fontaine, da Universidade de Indiana, o cérebro de psicopatas exibe amígdalas 20% menores do que as do cérebro de um não criminoso.

(IstoÉ, 16.03.2011. Adaptado.)

Texto II

Criminalidade é efeito, é forma perversa de protesto, gerada por uma patologia social que a antecede e que é, também ela, perversa. Sem os filtros despoluidores da justiça social e da decência política, toda e qualquer medida contra o crime, por mais violenta e repressiva que seja, constituirá mero recurso paliativo. É claro que a criminalidade, enquanto sintoma, tem de ser adequadamente combatida por medidas policiais enérgicas. Mas que não se fique nisso, já que o puro e simples combate ao efeito não remove – nem resolve – a causa que o produz. Ao contrário: a luta isolada contra o efeito pode tornar-se danosa e perversa, uma vez que, destruindo sua função alertadora e denunciadora, provoca uma cegueira perigosa, que aprofunda a raiz do mal. (Helio Pelegrino. Texto publicado em 1986. Adaptado.)

Explique uma diferença de abordagem entre os dois textos sobre os fatores determinantes da violência, bem como uma diferença no que se refere à concepção de meios para evitá-la.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui