Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Das jaculatórias -- 29/11/2020 - 06:10 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 



No site Comunidade Católica Porta Fidei acabo de encontrar uma coletânea de jaculatórias, que há algum tempo vinha procurando. E assim me sirvo do artigo CURTINHAS DA FÉ 06 – VAMOS APRENDER ALGUMAS JACULATÓRIAS? para compartilhar com eventuais interessados.

As jaculatórias são definidas como invocações breves que ligando orações mantêm acesa a atenção dos fiéis. O termo provém do latim, jaculum, que corresponde a uma emissão vocal a jato e que não sem razão, por analogia - a partir de uma certa idade, meninos... - têm a ver com as suas primas semânticas e frutos da sensualidade reprodutiva, as ejaculatórias.

Fiquemos contudo na parte sacra por hoje. Que é o que se recomenda ensinar nas escolas nestes anos do retorno ao criacionismo, quando Jesus reaparece nos pomares de Damares no galho duma goiabeira, sempre manso, e sempre consolador dos aflitos...

Em menino, em rapaz, na maturidade a agora na chamada meia-idade, que pode mais adequadamente ser cinco-sextos, ou nove décimos de idade, estive ligado ao terço, nas rezas de domésticas, eclesiásticas e alhures.
E as jaculatórias estavam sempre presentes, ligando um mistério ao outro no terço ou rosário e, não raro, seguiam as predileções familiares.

No terço puxado por papai, geralmente rezado depois do jantar e antes que acabasse a longuíssima e insossa Hora do Brasil, a jaculatória que usávamos não se encontra entre as trinta  expostas abaixo, o que é um sinal de que elas podem ser muito mais numerosas das que já sabemos ou imaginamos...

A que rezávamos então ia mais ou menos assim, com pouquíssimas variações: Ó meu Jesus, doce eterno anunciado, sede meu amor por Vós - e não pelo Queiroz! - cada vez mais abrasado...

E foi só muito recentemente que descobri que, originalmente, essa jaculatória se expressa, conforme os cânones, desta forma:

Oh, meu Jesus, doce e terno, alanceado, sede meu amor por Vós cada vez mais abrasado.

Surpreendeu-me ver o termo alanceado. Mas o deduzi com certa facilidade  e alguma lógica: de acordo com os diversos relatos do sacrifício de Cristo, não bastasse tanta selvageria com que foi flagelado, quando já na cruz, moribundo, surgiu uma figura misteriosa à cata de um milagre que, de posse de uma lança, ainda feriu o flanco direito do Filho de Deus, de onde jorrou água. E água milagrosa, que ainda borrifada nos olhos cegos do lanceiro, fizeram-no ver instantaneamente...Acho que esse infeliz-felizardo ou feliz dardo...? seria São Longuinho...


Bom, vamos aí às jaculatórias selecionadas pela Porta Fidei (que quer dizer Porta da Fé...

Separamos 30 jaculatórias encontradas em diversos manuais de oração ou passadas de geração em geração pelas famílias católicas:

Santíssima Trindade, tende piedade de nós.
Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Amabilíssimo São José, a cada respiração minha, cresça em mim o vosso amor.
Coração de Jesus, em Vós confiamos! (5 vezes)
Coração sacratíssimo e misericordioso de Jesus, dai-nos a paz!
Dai-me a graça, Senhor, de eu nunca Vos ofender
Dai-me, São José, a graça de vencer as paixões e ter horror ao pecado.
Divino Espírito Santo, iluminai-nos, guiai-nos, dai-nos sabedoria, discernimento, santidade e pureza de coração.
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento do altar e a puríssima Conceição da Virgem Maria, Senhora Nossa concebida em graça, sem mácula de pecado original desde o primeiro instante do seu ser. Assim seja.
Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais;
Doce Coração de Maria, sede a minha salvação!
Graças e louvores se dêem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (5 vezes)
Jesus, Maria e José, eu vos amo; não permitais que eu vos ofenda
Jesus, eu confio em Vós!
Jesus, manso e humilde de coração, fazei os nossos corações semelhantes ao vosso.
Ó meu bom Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas para o céu e socorrei, principalmente, as que mais precisarem. Amém.(esta era a que se proclamava nos terços da casa de vovó Inhana...)
Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte.
Pai Eterno, te ofereço o Preciosíssimo Sangue de Jesus, com todas as Missas ditas no mundo, neste dia, pelas Almas do Purgatório.
Repeti muitas vezes junto dos doentes esta jaculatória: Ó meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos das vossas santas Chagas. Esta oração confortará o corpo e a alma.
São José, assisti-me em minha agonia.
São José, aumentai a minha devoção à Virgem Maria.
São José, fazei que eu morra, como vós, nos braços de Jesus e Maria.
Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te amo!
Enviai, Senhor, operários à vossa messe
Jesus, Maria, José!
Jesus, Maria, José, expire minha alma em paz em vossa companhia.
Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque por vossa santa Cruz remistes o mundo.
Ó Deus, vinde em meu auxílio; senhor apressai-vos a socorrer-me.
Senhor, não vos lembreis de nossas antigas maldades, e perdoai os nossos pecados por amor de vosso nome!

Por fim, a que mais gosto é Jesus, Maria, José! Curtinha, assim e sem risco de erro, ou esquecimento, muito embora tem gente que acha que o Arcanjo Gabriel também devesse figurar nesse conjunto tão harmonioso.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 179 vezesFale com o autor