Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Maria Carolina Tavolaro -- 27/07/2002 - 21:32 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE DE COSTADO DE MARIA CAROLINA TAVOLARO (1)


1- Maria Carolina Tavolaro. N. na residência de seus pais, na Rua Piazza, em Tramútola, Potenza, Itália (2), às vinte e três horas do dia 7-DEZ-1853 (Ofício do Estado Civil; Registro dos Nascimentos de 1853; Parte I; Registro nº 34) e fal. em Itapiruçu, Palma, Minas Gerais (3), em 15-ABR-1910 (Cartório do Registro Civil; Livro nº C 04; fls. 90 V; Registro nº 07). C. em Tramútola, em 24-FEV-1877 (4) c. Nicola Carrano (Ofício do Estado Civil; Registro dos Casamentos de 1877; Parte 1ª; Registro nº 2), filho de Giuseppantonio Carrano e de Mariantonia Corcia. Pais de: José, Rosária e Maria Antônia Carrano. Com o primeiro filho José no ventre, veio para o Brasil, acompanhando o esposo, no vapor 'La France', embarcando em Nápoles, Itália, em 14-JUN-1883 e desembarcando no Rio de Janeiro (RJ) em 4-JUL-1883 (5). Retornou à Itália, juntamente com a filha Rosária, para acompanhar o inventário de seu pai. Consta que teria sofrido intervenção cirúrgica (nas cordas vocais) na Santa Casa da Misericórdia de Piraí (RJ) ou do Rio de Janeiro (RJ). Um seu retrato com os filhos José e Antonieta encontra-se na Documentação Fotográfica constante do livro 'Encontro com os Ancestrais'.

OS PAIS:

2- Luigi Giuseppe Rosario Tavolaro. Agricultor. N. em 11-ABR-1816, em Tramútola, Potenza, Itália (6), onde C., em primeiras núpcias, com Maria Spolidoro - nascida em 1822 em Tramútola, onde fal. em 15-FEV-1847; fª de Francesco Spolidoro e de Irene Di Marca (7) - e, em segundas núpcias, em 9-JAN-1848, com Maddalena Maria Rosaria Calviello (8). Localizamos em Tramútola apenas filhos oriundos do segundo casamento de Luigi, a seguir relacionados: Francesco, Rosa, Antonio (I), Maria Carolina, Antonio (II), Rocco e Maria Teresa Tavolaro. Luigi residiu em Tramútola nas ruas Piazza e Vallicella.
2- Maddalena Maria Rosaria Calviello. Fiandeira. N. em 19-DEZ-1823 em Tramútola, Potenza, Itália, onde foi batizada em 21-DEZ-1823 (9).

OS AVÓS:

4- Francesco Girolamo Tavolaro. Agricultor. Bat. em Tramútola, Potenza, Itália, em 17-JUL-1771 (10). Fal. na mesma localidade em 16-FEV-1842 (11). Com Saveria Ciorciari teve os filhos: Rosa, Scolastica, Antonio Domenico, Luigi Giuseppe Rosario, Fortunata, Francesco Giuseppe e Domenico Matteo Tavolaro (12).
5- Saveria Ciorciari. Fiandeira. N. em 177813.
6- Raffaele Calviello. Lavrador. N. por volta de 177313.
7- Carmina Murena. N. em torno de 1786 (13).

OS BISAVÓS:

8- Antonio Natale Tavolaro. Lavrador. Bat. em 21-DEZ-1717 em Tramútola, Potenza, Itália (15), onde C. em 6-JUL-1749 (16) e fal. em 29-SET-1783 (17). Filhos oriundos do matrimônio com Rosa Del Terzo: Anna Lucia, Domenico Antonio (I), Domenico Antonio (II), Pasquale, Francesco Girolamo, Domenica Beatrice, Michele Rocco, Polito e Antonia Tavolaro (12).
8- Rosa Del Terzo. Fiandeira (18).

OS TRISAVÓS:

16- Domenico Antonio Tavolaro. Bat. em 5-AGO-1685 em Tramútola, Potenza, Itália (18), onde C. em 23-NOV-1713 c. Anna Grieco18. Pais de: Polito Antonio, Marzia, Rosa Maria Anna, Antonio Natale, Michele Fortunato e Angelo Maria Tavolaro (12).
17- Anna Grieco. Era viúva quando se casou com Domenico Tavolaro (19). Pelo sobrenome, pertencia a família com origem na Grécia.

OS TETRAVÓS:

32- Polito Tavolaro. Bat. em 24-JAN-1648 em Tramútola, Potenza, Itália (20), onde C. em 4-JUN-1673 c. Marzia Tavolaro (21). Pais de: Matteo, Anna Maria Teresa, Domenica Fortunata, Domenico Antonio e Filippo Antonio Tavolaro (12).
33- Marzia Tavolaro.

OS PENTAVÓS:

64- Domenico Matteo Tavolaro. Bat. em 15-ABR-1614 em Tramútola, Potenza, Itália (22), onde C. em 28-AGO-1642 c. Anna Todisco (23). Pais de: Fortunata, Polito e Pietro Antonio Tavolaro12.
65- Anna Todisco.

OS HEXAVÓS:

128- Pietro Antonio Tavolaro. N. por volta de 1581. Fal. em Tramútola, Potenza, Itália, em 24-FEV-1640 (24).
129- Fortunata Matteo.

OS HEPTAVÓS:

256- Domenico Tavolaro. N. entre 1531 e 1561 (25).

Notas Explicativas:

1- O antropônimo Tavolaro pode ter sua origem: a) na palavra 'tavoliere', que significa 'planície', tendo em vista o hábito italiano de se dar apelido em função do lugar de origem de uma pessoa; assim, o primeiro que usou o sobrenome Tavolaro poderia ter vindo da 'Tavoliere di Puglia' ou da 'Tavoliere di Brindisi'; b) na 'República de Tavolara', pequena ilha situada nas costas da Sardenha, no Mar Tirreno, referida por Luís José Gintner em seu interessante livro 'Em Busca de Liliput'; c) em profissão ligada à utilização ou fabricação de 'tàvola' (tábua ou mesa), alternativa que o autor julga ser a correta, tendo em vista a utilização do sufixo 'àrius', indicativo de arte e ofício ou profissão, que, com o tempo, evoluiu para 'aro'. No livro 'Genealogia Sebastianense', de João Gabriel Santana, são tecidos os seguintes comentários sobre Domingos Antônio Tavolaro (na Itália: Domenico Antonio Tavolaro): a) nasceu em Tramútola, Província de Basilicata, Itália, em 4-AGO-1858; b) era casado c. Amélia Pecci (na Itália: Amelia Pecci), n. em Potenza, Itália, em 17-ABR-1869; fª de Maddalena Lassalvia e de Michele Pecci, este último primo irmão do Cardeal Vincenzo Gioacchino Pecci, que em 1878 passou a dirigir a Igreja Católica Apostólica Romana com o nome de Leão XIII; c) era irmão de Rafael, Miguel, Joana e Nicolau Tavolaro e filho de Antonio Tavolaro (descendente do Senhor de Brunswig, oficial nobre do Exército Prussiano, que teria passado, por questões religiosas, para a Península Itálica, onde foi Conselheiro na Corte de Nápoles) e de Carolina La Grecca (n. na República do Montenegro, Balcãs; descendente de gregos, fato que deu origem ao seu sobrenome); d) residiu em Santos (SP) e, posteriormente, na Ilha Bela (SP), passando para São Sebastião (SP), onde comprou as Fazendas Jaraguá, propriedades em que desenvolveu a produção de cacau, e Outeiro, com grande plantação e engenho de cana. Pelo sobrenome e local de nascimento, Domenico Antonio era, certamente, parente de Maria Carolina Tavolaro, casada c. Nicola Carrano.

2- A certidão de nascimento de Maria Carolina Tavolaro, de 24-OUT-1990, assinada pelo Oficial do Estado Civil de Tramútola, Michele De Marca, contém as seguintes informações em italiano: 'Do registro dos Atos de Nascimento desta Comuna, ano, parte, série e número acima indicados, consta que: No dia sete do mês de dezembro do ano de mil oitocentos e cinqüenta e três nasceu em Tramútola Maria Carolina Tavolaro, filha de Luigi e de Rosaria Calviello, do sexo feminino'.

3- Certidão do óbito de Maria Carolina emitida em 2-SET-1988 por Celso Luís Lacerda Rezende, Oficial do Registro Civil do Distrito de Itapiruçu, Comarca e Município de Palma, Minas Gerais, contém as seguintes informações: Data do registro do óbito: 16-ABR-1910; nome da falecida: Carolina Tavolare (os erros no registro de nomes estrangeiros são muito comuns no Brasil); hora e data do falecimento: vinte e três horas do dia 15-ABR-1910; local da morte: Distrito de Itapiruçu; sexo: feminino; cor: branca; profissão: não informada; naturalidade: Tramútola, Itália; domicílio e residência: Distrito de Itapiruçu; idade: cinqüenta e cinco anos; estado civil: casada; filiação: não consta; declarantes: José Ragone e Antônio de Marca (este declarante é, certamente, parente do oficial Michele De Marca que emitiu as certidões de nascimento e casamento); médico que atestou o óbito: Francisco Baptista; causa da morte; cemitério onde foi sepultado o corpo: não consta; observações: era casada com Nicolau Carrano, de cujo consórcio existem dois filhos com os nomes de José Carrano e Maria Antônia, ambos casados; deixou alguns poucos bens em sua terra natal.

4- A certidão de casamento de Maria Carolina, assinada pelo Oficial Michele De Marca, tem o seguinte teor:
'Do registro dos Atos de Matrimônio do ano de 1877, Nº 2 (Parte 1), consta que no dia vinte e quatro do mês de fevereiro do ano de mil oitocentos e setenta e sete uniram-se em matrimônio nesta localidade, diante do Oficial do Estado Civil de Tramútola, Nicola Carrano, filho de Giuseppe e de Mariantonia Corcia, com vinte e três anos, agricultor, nascido e residente em Tramútola, e Maria Carolina Tavolaro, filha de Luigi e de Rosaria Calviello, com vinte e três anos, agricultora, nascida e residente em Tramútola'.

5- V. Capítulo VI do livro “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque.

6- De acordo com cópia de certidão de nascimento de 7-JAN-1848, em poder do autor, o Livro de registro de Nascimentos de Tramútola de 1816 contém, na folha nº 31, a seguinte informação: 'No ano de mil oitocentos e dezesseis, dia dezesseis do mês de abril, às vinte horas, diante de mim, Carlo Pierri, Síndico e Oficial do Registro Civil da Comunidade de Tramútola, Província de Basilicata, compareceu Francesco Tavolaro, com quarenta anos de idade, lavrador, residente à Rua da Piazza, que declarou que às quatro horas do dia onze de abril nasceu em sua casa uma criança do sexo masculino oriunda de sua mulher Saveria Ciorciari, da comunidade, com 38 anos de idade, fiandeira, domiciliada no dito endereço do marido, ao qual foi dado o nome de Luigi Giuseppe Rosario Tavolaro. A declaração foi feita na presença de Gennaro Grieco, de quarenta e seis anos de idade, lavrador, domiciliado na Rua da Piazza, e de Francesco Lombardo, de trinta anos, lavrador, domiciliado na referida rua. O presente registro é firmado por mim, Carlo Pierri.

7- Segundo o Registro nº 18 do Livro de Mortes do ano de 1847, Maria Spolidoro, filha de Francesco Spolidoro e de Irene Di Marca, com 25 anos de idade, nascida em Tramútola, mulher de Luigi Tavolaro, faleceu às 18 horas do dia 15-FEV-1847, na localidade em que nasceu.

8- Na Itália, a cerimônia do casamento dava-se na igreja, sendo exigido o seu registro no 'stato civile' da comunidade, o equivalente ao nosso cartório de registro civil, geralmente situado no prédio da prefeitura. Algumas vezes, este registro ocorria antes da cerimônia, mediante uma solene promessa de matrimônio, e em outras ocasiões era feito após o enlace na igreja. Em qualquer das duas situações era requerida a presença dos noivos, de seus pais e de quatro testemunhas. É bom notar que a página onde era registrada a solene promessa de casamento dividia-se em duas colunas: uma continha o registro da promessa de casamento e a outra a informação do pároco de que havia sido realizada a cerimônia do matrimônio. No casamento de Luigi e Rosaria houve uma solene promessa de celebração de matrimônio, com o registro dos seguintes dados (Casamento nº 1 do Livro de Matrimônios de 1848 do Ofício Civil de Tramútola): 'Registro da solene promessa de celebração do matrimônio. Nº de ordem: 1. No ano de mil oitocentos e quarenta e oito, no dia oito do mês de janeiro, às dezesseis horas, na Prefeitura, diante de mim, Michele Talvella, Síndico e Oficial do Registro Civil da comunidade de Tramútola, Distrito de Potenza, Província de Basilicata, compareceram Luigi Tavolaro, com trinta e dois anos de idade, nascido e residente em Tramútola, agricultor, filho de Francesco Tavolaro, já falecido, que residiu e foi agricultor em Tramútola, e de Saveria Ciorciari, fiandeira, residente em Tramútola, e Rosaria Calviello, com vinte e cinco anos, nascida em Tramútola, fiandeira, residente com os pais, filha de Raffaele Calviello, agricultor, residente em Tramútola, e de Carmina Murena, fiandeira, residente com o marido, os quais, na presença das testemunhas, que conheço, em seguida indicadas, nos pediram que recebêssemos sua solene promessa de celebrar diante da Igreja, segundo a forma prescrita pelo Sagrado Concílio de Trento, o seu matrimônio. O proclama foi afixado na porta da Prefeitura de Tramútola no dia sete, domingo, do mês de novembro do presente ano. Foram apresentados os seguintes documentos: 1º) certidão de nascimento do esposo; 2º) certidão de óbito do pai do esposo; 3º) certidão de óbito do avô paterno do esposo; 4º) certidão de óbito de Maria Spolidoro, primeira mulher do esposo; 5º) certidão de nascimento da esposa; 6º) certificados dos proclamas feitos, sem ter sido produzida qualquer oposição ao matrimônio. Do ato participaram a mãe do esposo, Saveria Ciorciari, e os pais da esposa, Raffaele Calviello e Carmina Murena, os quais deram permissão aos cônjuges para se prometerem em casamento, como previsto no capítulo sexto do título do matrimônio da lei civil interna, onde se encontram os direitos e obrigações dos esposos; nós recebemos de cada uma das partes, uma após a outra, as declarações de que solenemente prometem celebrar o casamento perante a Igreja, de acordo com a forma ditada pelo Sagrado Concílio de Trento. O presente registro foi feito na presença das quatro testemunhas que participaram da solene promessa, que são: 1. Francesco Marino, com trinta e sete anos, proprietário, residente em Tramútola, na Rua Vallone; 2. Dom Filippo Mazziotta, com trinta e oito anos, médico, residente em Tramútola, na Rua Beato Pietro; 3. Antonio Luppi, com quarenta e oito anos, proprietário, residente em Tramútola, na Rua Purgatorio; 4. Luigi di Lorenzo, proprietário, residente em Tramútola, na Rua Purgatorio. Do acima transcrito, devidamente registrado, dei conhecimento, mediante leitura, às testemunhas e aos futuros esposos, aos quais foram entregues duas cópias exatas para serem apresentadas ao Pároco que celebrará o casamento, firmadas por mim e pelas testemunhas, sendo que os esposos, a mãe do esposo e os pais da esposa declararam não saberem escrever'. Na Folha nº 1 do referido Livro, na segunda coluna, ao lado do registro da solene promessa de celebração do matrimônio, encontra-se a seguinte notícia: 'No ano de mil oitocentos e quarenta e oito, no dia nove do mês de janeiro, o Pároco de Tramútola, a quem foi remetida uma das cópias do registro da solene promessa de casamento, certificou que a celebração do matrimônio de Luigi Tavolaro e Rosaria Calviello ocorreu no dia nove do mês de janeiro do ano presente, na presença das testemunhas Dom Domenico Luppi e Nicola Milane. Em vista disso, fizemos a presente anotação, dispondo que uma sua cópia fosse conservada no volume de documentos, à folha sete. Tendo recebido do Pároco a confirmação do casamento, subscrevemos o presente registro. Michele Talvella'.

9- A profissão de Maddalena está registrada no registro de seu casamento. Os demais dados foram extraídos da folha nº 124 do Livro de Nascimentos do Ofício do Registro Civil de Tramútola relativo ao ano de 1823.

10- Conforme cópia do registro de batismo fornecido pela Paróquia da Santíssima Trindade, com endereço na Via AB. Marino nº 6, em Tramútola.

11- Segundo certidão de óbito que se encontra anexada ao processo de casamento de seu filho Luigi Tavolaro, Francesco faleceu às seis horas do dia 16-FEV-1842, em sua residência, com 70 anos de idade.

12- Os nomes dos filhos, bem como os dados a seu respeito, foram fornecidos pelo Istituto Araldico Coccia, após pesquisa nos arquivos de Tramútola.

13- Informações extraídas dos registros de casamento e de nascimento dos filhos.

14- Segundo cópia de folha do Livro de Batizados de 1717 da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, Antonio Natale, filho de Domenico Tavolaro e de Anna Grieco, casados, foi batizado por Dom Daniele de Pierri em 21-OUT-1717, tendo sido levado à sagrada fonte pela madrinha Eugenia Marigliano.

15- Conforme cópia do registro do casamento fornecida pela Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola.

16- Cfe. cópia da certidão de óbito de Antonio Tavolaro, emitida em 7-JAN-1848 e anexada ao processo de casamento de Luigi Tavolaro.

17- As profissões de Rosa Del Terzo e de seu esposo constam da certidão de óbito do filho Francesco Tavolaro.

18- Documento fornecido pelo Padre Michele Palumbo, Pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, revela que Domenico Antonio, filho de Polito Tavolaro e de Marzia Tavolaro, cônjuges, foi batizado por D. Francesco Antonio di Luca em 5-AGO-1685, tendo sido levado à Sagrada Fonte pelo Magnífico Giovanni Battista e por Perna de Nictolis.

19- Conforme registro nos livros da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, Domenico Tavolaro e a viúva Anna Grieco, após interrogatórios e a mútua concordância, foram unidos em matrimônio por D. Nicola Panella em 23-SET-1713.

20- Certidão de batismo fornecida pelo Padre Michele Palumbo, Pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, informa que no livro onde estão registrados os batismos de 1648 consta o seguinte: 'Polito, filho dos cônjuges Domenico Tavolaro e Anna Todisco, foi batizado por D. Carlo del Terzo e levado à Sagrada Fonte por Caterina Ciorciari em 24-JAN-1648'.

21- Do Livro de Casamentos do Ano de 1673 da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, consta que: 'Polito Tavolaro e Marzia Tavolaro, após seu interrogatório e com mútuo consenso, foram unidos em matrimônio pelo Pároco em 4-JUN-1673'.

22- O Padre Michele Palumbo certificou que no Livro de Registro de Batismos da Paróquia da Santíssima Trindade realizados no ano de 1614 consta que: 'Domenico Matteo, filho dos cônjuges Pietro Tavolaro e Fortunata Matteo, foi batizado e levado à Sagrada Fonte por Antonio Lombardo em 15-ABR-1614'.

23- Certidão fornecida pela Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, revela que Domenico Tavolaro e Anna Todisco, após o interrogatório de praxe e a manifestação de concordância dos noivos, na forma recomendada pelo Sagrado Concílio de Trento, foram unidos em matrimônio pelo Pároco em 28-AGO-1642.

24- No Livro de Óbitos da Paróquia da Santíssima Trindade, de Tramútola, relativo ao ano de 1640, consta, segundo certidão fornecida pelo Pároco, Padre Michele Palumbo, que Pietro Antonio, filho de Domenico Tavolaro e marido de Fortunata, com a idade de 59 anos, morreu e foi sepultado no Cemitério da Comunidade em 24-FEV-1640.

25- Domenico Tavolaro foi o mais antigo membro da Família Tavolaro descoberto pelo autor, com a ajuda do Istituto Araldico Coccia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui