Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Entrevista com Marc Fortuna -- 06/07/2002 - 10:23 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PERGUNTAS DE: Leila Míccolis

1 - Onde você nasceu?
MF - São Paulo, capital.

2 - Reside em outro lugar? Qual e por quê?
MF - Moro há 4 anos em Londres, Inglaterra. Sempre gostei muito de viajar e adoro o estilo medieval, a arquitetura européia... Londres é o cenário do filme que escolhi para atuar minha vida.

3 - Que livro(s) você editou pela Blocos (nome da obra e ano) ?
MF - 'Poetas 2000', 2000 - antolog. com 9 poetas.

4 - Quais suas outras ocupações e preocupações, além da Literatura?
MF - Quando aparece algum trabalho atuo como ator e modelo. Atualmente estou também desenvolvendo um projeto empresarial em Londres em parceria com Richard Price, na Rickmarc Publishing e administrando a Eurocom Homecare.

5 - Do que você se arrepende mais na vida? E do que você mais se vangloria?
MF - Me arrependo das oportunidades que perdi na vida por causa de insegurança, medo ou até mesmo vergonha. Não sou o tipo de pessoa que se vangloria, mas acho um ponto positivo meu a sensibilidade que mantenho em meu ser, mesmo com a dureza do cotidiano.

6 - Como você definiria sua obra?
MF - Sou eclético... tudo depende do momento e do estado de espírito em que me encontro. Passo em uma fração de segundos de estilo para estilo.

7 - Algum esporte? Alguma mania?
MF - Tênis... meu esporte preferido e semanal. Mania? Bem... a Internet é uma mania... preciso saber controlar-me mais...

8 - Cite seus autores, músicas e filmes inesquecíveis.
MF - Autores: Drummond, Richard Price, Cecilia Meireles, Machado de Assis, Edgar Alan Poe, Dalle Carnegie, a dupla Leila Miccolis e Urhacy Faustino etc...
Músicas: No Matter What, Love Story, Amanhã, Foi Assim, Dio Come ti Amo, F Comme Femme etc... Filmes: Em Algum Lugar no Passado, Titanic, Ghost, Ao Mestre com Carinho, Sociedade dos Poetas Mortos etc...

9 - Alguma experiência engraçada, curiosa ou dramática ocorrida devido à algum texto (poesia ou prosa) que você escreveu?
MF - Não que eu me recorde... cada texto tem sua história e alcança cada leitor de maneira diferente.

10 - Vida e obra precisam caminhar juntas ou podem tomar rumos diferentes e contraditórios?
MF - A palavra tem vida própria... você pode até contar a sua história, mas várias interpretações se farão de tuas palavras.

11 - Entre aquela viagem ou aquele carro que você tanto sonhou e a publicação de seu livro com tiragem de 10.000 exemplares, qual dos dois você escolheria?
MF - Sem pensar duas vezes: o livro!

12 - Que personagem de ficção você gostaria de ser na vida real?
MF - Acho que eu gostaria de ser Sherlock Holmes... hehehe.

13 - Você já cometeu alguma gafe ou indiscrição literária?
MF - Provavelmente sim...

14 - Você comemora o Dia Nacional da Poesia ou do Livro? De que forma?
MF - Não...

15 - Que autora ou autor você escolheria para ficar a sós numa ilha deserta e por quê?
MF - Hehehe... isso eu não conto não...


PERGUNTAS DE: Fernando Tanajura Menezes

1) O que você gostaria de perguntar a um escritor? (consagrado ou não)
MF - Qual o momento ideal para se iniciar uma obra e como saber quando é este momento?

2) Como escritor/poeta o que gostaria que lhe fosse perguntado em uma entrevista?
MF - Sobre os elementos que me inspiraram a escrever certos textos...

3) O que mais detestaria que lhe perguntasse se a entrevista fosse ao vivo?
MF - Sou cabeça fria e tenho muita experiência com entrevistas, tanto em rádios, como em televisão e imprensa escrita. Toda pergunta sempre será respondida.


PERGUNTAS DE: Ricardo Alfaya

1) Por que você escreve?
MF - Porque escrever, para mim, assim como ler, é uma necessidade vital, tal qual respirar, comer, amar etc.

2) O que você considera mais importante para que uma poesia seja classificada como de boa qualidade?
MF - A priori eu escrevo para mim e não para os outros e a poesia é a expressão do que estou sentindo naquele exato momento. Partindo desse principio, considero todas as poesias, de quem quer que seja, como sendo boas poesias.

3) Que autores influenciaram sua forma de escrever?
MF - Muitos... mas não posso me privar de citar três dos que muito me ensinaram e me influenciaram: Urhacy Faustino, Leila Míccolis e Richard Price.

4) Sente o escrever como missão, lazer, prazer ou como conditio para a sobrevivência? Você acha que poderia parar de escrever?
MF - Como já citei na questão 2, escrever e ler são partes de meu ser.

5) No seu entender, o compromisso social é uma condição essencial para um bom escritor?
MF - O compromisso social é um dos fatores apenas. Importante, sim. Mas não o único.

6) Que influência a Internet exerceu em sua escrita?
MF - Fez com que aumentasse o número de poetas em meu convívio e proporcionou-me encontros literários de alto nível.

7) Você acha que sua escrita poderá vir a afetar de alguma forma a realidade?
MF - Coloco a realidade figurada nas palavras de minhas escritas. Escrevo o que sinto e o que penso... e são essas as minhas realidades.

8) Que qualidade considera fundamental num escritor?
MF - Ser puro na expressão de seus sentimentos...

9) A crítica literária ajuda ou atrapalha?
MF - Sou contrário a critica literária...

10) É notório que existe uma quantidade enorme de escritores, sobretudo no campo da poesia, em detrimento do número de leitores. A grande quantidade é para você um incentivo ou um desalento?
MF - Acho importante a quantidade sim... quanto mais escritores, mais educadores para formar os leitores do amanhã. E cada escritor é também um leitor em potencial.

11) O que acha que poderia ser feito, se é que poderia, para que mais pessoas se interessassem pela literatura?
MF - Isso é uma questão de base... família e escola.

12) Que ambiente você prefere para escrever?
MF - Casa de campo ou de praia, à beira da montanha, com o cenário da natureza para clarear a mente.

13) Manhã, tarde, noite - Existe um horário que lhe seja mais propício ao escrever ou isso lhe é indiferente?
MF - Depende do local em que esteja e do estado de espirito também...

14) Você utiliza algum artifício que o induza a um estado de espírito favorável à escrita?
MF - Quando estou na fase de pouca inspiração, viajo para buscar inspiração em outros ares...

15) O que é melhor: escrever ou ver publicado?
MF - Uma coisa é conseqüência da outra... mas escrever, no momento em que se está realizando o ato, é a essência do prazer para o escritor. Você pode escrever e ver publicado ou não. Mas você jamais verá publicado se não
escrever.

16) Escrever em computador, à mão ou em máquina de escrever. Faz diferença para você?
MF - Geralmente escrevo primeiro a mão... depois passo para a forma final.

17) Qual a pergunta que você gostaria que eu lhe tivesse feito e que não fiz?
MF - O amor, para ser eterno em Literatura, tem que ser necessariamente trágico?


..................................................

*Entrevista feita pela equipe da Editora Blocos®
http://www.blocosonline.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui