Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O Mal Sobrepondo-se ao Bem -- 25/06/2002 - 12:36 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Mal Sobrepõe-se ao Bem
(por Domingos Oliveira Medeiros)

O bem e o mal sempre existiram. Todos sabemos. Desde o início do mundo. Está lá em Gênesis, no Antigo Testamento. A serpente produziu a primeira tentação. Eva não resistiu. E junto com Adão desobedeceram ao Senhor. E passaram a perceber em si os sentimentos desordenados e rebeldes à razão, antes inexistentes no paraíso. Começava naquele instante a luta do mal contra o bem. E o mundo passou a conviver com as conseqüências do pecado original. Que, por sua vez, assumiu todas as formas e sutilezas de que hoje se reveste.

Mas, é sempre bom lembrar. O mal, antigamente, além de nutrir certo respeito pelo bem, por ele sempre fora vencido. Nos filmes, nos livros, na política, na economia, no esporte, enfim, todas as histórias que envolviam bandidos e mocinhos acabavam, sempre, com a vitória do bem. Que, como prêmio, levava sua amada, após um longo e afetuoso beijo, no dorso de seu cavalo. Hoje a coisa mudou. De mal para pior. O bem não consegue impor-se perante o mal, que está cada vez mais ousado. O mal passou da defesa ao ataque. Provocando e humilhando o bem. Passou a querer dominá-lo. Perdeu totalmente o respeito.

Em todos os segmentos e classes sociais, o mal passou a ocupar posição de destaque. Na política, por exemplo, ele exerce papel relevante. Mente, engana, disfarça, rouba, ilude, descumpre, provoca, difama, ironiza, enfim. Na economia, idem: promete, descumpre e desculpa-se, mas nada faz de concreto em benefício da população. Nos meios de comunicação ele assumiu a titularidade de quase todos os programas, onde a banalização é a regra imposta. Banalização do sexo, das drogas e de todas as crenças e valores universalmente aceitos. No esporte assumiu a posição da mediocridade. Das falcatruas. Do enriquecimento ilícito. . Do desrespeito aos torcedores. Da violência nos estádios. Dentro e fora deles.

Ultimamente, o mal evoluiu para patamares mais ousados. Resolveu organizar-se. Passou a planejar e a controlar todas as suas ações. E, pelo visto, com muito sucesso. O tráfico de drogas, o contrabando de armas, o envolvimento de policiais e de políticos corruptos, civis e militares, nacionais e internacionais, fazem do crime uma organização de fazer inveja a qualquer multinacional. Em termos logísticos e em termos de resultados.

O Estado tornou-se impotente diante do crime organizado. Este, por sua vez, passou para o ataque frontal. Atiram em delegacias, matam policiais, seqüestram empresários, políticos, promotores, juízes, desembargadores, crianças e idosos, sem exceção. Julgam, sentenciam e matam qualquer pessoa. Como e quando desejam. Tomaram conta das prisões. De lá comandam seus negócios. Nas prisões, também, entram e saem a qualquer hora. Assumiram, pela ausência do Estado, grande espaços urbanos; principalmente nas favelas, onde exercem o poder absoluto e de onde disseminam o terror.

E partiram para o golpe fatal: calar, de vez, a Democracia. Agora intimidam e matam jornalistas. Pretendem impor, pelo medo, a censura. Notadamente aos jornalistas investigativos. Do tipo do saudoso Tim Lopes. Que, por trabalhar em prol do bem comum, foi brutalmente assassinado.

E o Estado continua impotente. Prendendo e soltando “malucos” a serviço do mal. Ignorando - ou sendo omisso - em relação às investigações que deveriam realizar para descobrir e punir os que representam a cúpula do crime organizado. E cortar o mal pela raiz. Posto que não se concebe que toda essa organização terá seu final por conta da prisão de meia dúzia de “malucos” analfabetos e criminosos sanguinários que, nada mais são do que simples empregados do terceiro escalão de uma organização muito mais ampla. E a sorte, ainda, é que o crime, por enquanto, é organizado, mas desunido. O dia em que eles resolverem trabalhar juntos, teremos a inversão total de valores. O mal sobrepondo-se ao bem. E nesse caso só Cristo poderá dar jeito.

Domingos Oliveira Medeiros


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui