Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->25. SACRIFÍCIO INÚTIL -- 21/06/2002 - 10:32 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Muitas vezes, na Terra, eu atendia os pedidos de socorro dos enfermos da alma e ia ajudar a “descascar o abacaxi”. Era médium e não me satisfazia com o fato, deixando sempre para depois a idéia, que não me saía da cabeça, de que havia necessidade de praticar a caridade. Ia ajudar a levar os espíritos para o caminho do bem e não regateava orações para ninguém. Mas enfiar a mão na bolsa, para dar algo em troca da felicidade dos outros, era impossível para mim.

Na verdade, era bem pobre e tudo que desse iria fazer-me falta. Era como sentia a doação, de modo que me reservava para depois, quando julgasse que tinha muito e pudesse distribuir o que estivesse a me sobrar. Mas a vida deu seu turno completo e fiquei sem essa parte importante da formação do caráter dos indivíduos.

Quando aqui cheguei, vinha com o coração opresso, pois sabia que não agira bem. Embora não ganhasse o céu, na verdade, essa faceta impediu-me de emergir para o conhecimento das pessoas mais abonadas moralmente e tive de compartilhar o ambiente com os infelizes e impuros, de molde que me senti vazia. Comecei a contar, então, todas as vezes que saí para prestar auxílio aos infelizes, como se isso pudesse amolecer o coração aos que deveriam fazer-me subir de plano. Foi o pior para mim, pois acabei acusando o Senhor de injusto, tantos foram os favores prestados.

A custo compreendi que era sina minha a participação nas mesas de recebimento mediúnico; era trabalho obrigatório, para me revelar que a verdadeira vida é a espiritual. Sendo assim, deveria ter compreendido, desde logo, que o proveito que deveria ter tirado era o saneamento de minhas atitudes. Tão próxima da intelectualidade e da emoção desprendida da matéria, e fui incapaz de perceber que tudo aquilo era lição pura.

Hoje me apresento, humilde, a este grupo, na esperança de vir a merecer sua comiseração e conforto. Sei que ouvirei palavras de muita sabedoria e orientação de muita oportunidade, pois, na Terra, era o que mais ouvia dos doutrinadores, que recomendavam aos sofredores que se contivessem e se ajustasse inteligentemente às diretrizes evangélicas do Cristo.

Como lamento não ter tido suficiente discernimento para entender que tudo aquilo servia direitinho para mim! Eu não entendia por que me julgava a coberto das tentações e perigos; afinal, era quem, com maior presteza, entrava em transe e dava as comunicações mais pungentes.

Saí da vida com esse tolo orgulho, agasalhando ainda a vaidade de considerar-me superior aos demais. É incrível como me foi de todo impossível a percepção de que estava arruinando-me. Durante certo tempo, acusei os doutrinadores de relapsos, pois me deixavam partir sem se advertirem de que estava totalmente errada. Mas isso durou pouco, pois logo me fizeram ver que não demonstrava os sentimentos, sempre taciturna, enfezada, recolhida, não dando trela às conversas, interessada em realizar logo os trabalhos, para voltar correndo para casa.

Um dia, fui visitar o centro em que ajudava nas tarefas de recepção das comunicações, mas não tive coragem de me dar a conhecer. Fiquei muito envergonhada das pessoas que ali trabalhavam e me senti verdadeiramente diminuída, vendo a eficiência com que se dispunham na recepção dos espíritos. Havia até certa pessoa que eu pensava que mistificava, mas que recebia os piores casos de assassinos. Do nosso lado, pude penitenciar-me por ter tão mal interpretado a pobre criatura, só porque era bem falante e posuda. Na verdade, eu não atingira a compreensão e ousara exercer julgamento e lavrar sentença.

Saí sem saber por que tinha lá comparecido, até que me veio à mente o fato de que poderia ter sido evocada pela saudade de alguém. Foi isso que me deu coragem para aproximar-me desta turma, que trabalha com companheiro isolado e que dá guarida a qualquer que se aproxime, não escolhendo a quem atender. Sei que os que são colocados para a psicografia têm tratamento especial, pois não podem correr o risco de perturbação do médium. Disto entendo um pouco. Não foi por acaso, portanto, que me designaram para a mesa. Há, entretanto, que se ressaltar que são muitos os atendidos, que ficam como que fascinados com a possibilidade da comunicação entre os planos.

Ao falar a respeito destes temas, vou ficando entusiasmada, pois vejo que isso se constituiu, de fato, em algo importante, que me ficou profundamente gravado na consciência.

Os amigos pedem para dizer quanto tempo faz desde que desencarnei. Não sou capaz de fazer cálculo exato, pois parece que peregrinei durante muitos anos na nebulosa condição de errante e, no entanto, pareço estar ainda nas vascas da agonia, na separação do perispírito da carcaça corpórea. Pelos dados que me estão fornecendo, decorreram oito meses, pelo calendário dos humanos. Não é tanto tempo assim, tanto que, ao visitar os meus familiares, pouca alteração percebi em seus costumes.

Estão a me propor estágio em instituição de recomposição perispiritual. Graças a Deus, irmãos, que era o que vinha pedindo a Deus em minhas preces. Vejo que, finalmente, vou ter a ventura de poder abrir o meu leque de esperanças para sentir no rosto a aura bafejada das bondosas vibrações dos irmãos que por mim muito pediram.

Dou graças ao Senhor e oro em fervorosa prece, a fim de me prevenir quanto a possíveis dissabores provocados por meus péssimos defeitos, como demonstrado ficou ao tecer os diversos comentários. Sei que não disse tudo, como também tenho a certeza de que é do conhecimento do pessoal a verdadeira coloração de minha aura. Mas me conformo com o destino, pois ao trabalho não me furtarei, para resgatar os débitos.

Quero desejar aos irmãos que, porventura, lerem este pobre depoimento que prossigam na leitura dos textos espíritas, pois são de muita moralidade e amor. Eu não sabia disso e pouco tempo dediquei às leituras, mas peço que não parem, pensando que já se compenetraram de tudo. Quem sabe, um dia, recebam advertência inesperada quanto a possíveis defeitos ou viciações, por menores e mais sutis possam ser, e aí se fará a luz que os impedirá de penetrar nas sombras das dúvidas e do horror da culpabilidade da consciência.

Fiquem, portanto, amigos, na paz do Senhor e continuem esforçando-se pela compreensão de suas sacratíssimas leis. Cumpram os mandamentos do Cristo e não se esqueçam de que a divisa do Espiritismo é essencial para que o indivíduo logre progredir: “Fora da caridade não existe salvação”.

Pelo solerte médium, que teve a bondade de me conduzir nestas manifestações, rogo a Deus, que o esclareça e que lhe dê melhor facilidade de entender que sua tarefa é, a um tempo, missionária e expiatória, pois está o destino de cada qual na mão do Senhor. Por isso é que deve, quando orar, dar ênfase à frase que diz: “...faça-se segundo a sua vontade, assim na terra como no céu”, para que não imagine, como eu, que deva prevalecer a própria vontade.

Estou a exercer papel de doutrinadora e conselheira, quando, meramente, deveria ajoelhar-me e pedir perdão pelas minhas faltas. Que se leve em conta mais este defeito, para que me seja proporcionada oportunidade de depuração. Contudo, peço que não se esqueçam de mim em suas preces, lembrando-se daquela médium que não aprendeu as lições a tempo.

Graças a Deus, irmãozinhos! Fiquem na paz do Senhor!


Comentário

A amiga, verdadeiramente, está impressionada demais com os defeitos que soube reconhecer na personalidade. Trata-se de espírito altamente crítico. Se todas as pessoas do mundo tivessem agido conforme o seu procedimento, acreditamos que muito em breve o orbe terráqueo não apresentaria mais condições de ser chamado de planeta de dor e expiação.

Fiquemos na impressão da alegria que terá a companheira quando descobrir que era muito querida de todos, de forma que sua suposição de agora se transformará em força de vontade para prosseguir ascendendo rumo ao Senhor.

Para encerrar, devemos dizer que foi a irmãzinha encaminhada para nós por diversas entidades a quem assistiu na condição de médium, de forma que a valorização superior que deu às imperfeições deverá suplantar-se em pouquíssimo tempo.

Apesar de todo esse amparo, deve ser levado a sério seu pedido de orações, pois nunca será demais enfatizar que esse recurso é de máximo proveito para todos os seres, mesmo quando iluminados pelo Senhor. Aliás, foi esse o dom de superior qualidade que nos permitiu reconhecer na companheira alguém merecedor do contacto imediato que lhe iremos proporcionar com a família. Bastará que vença o temor de parecer pobre de espírito, o que, de resto, não é verdadeiro, como demonstrou tão lucidamente em suas declarações.

Oremos, pois, irmãos, com muito fervor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui