Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O Espírito -- 12/06/2002 - 16:40 (José Ernesto Kappel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Às vezes, a pobreza de espírito, é tão importante e valiosa para alguns, que suplanta, pela força e desacerto os verdadeiros valores que nos regem.



A força e a grandeza que nos dirige foi forjada ao longo de um grande tempo. Tão longo que atravessa gerações. O tempo nos aprimora, depois, para que possamos enfrentar outro tempo, do qual desconhecemos.Essa realeza mística atravessa séculos.


Ninguém é senhor dos outros. Mal é senhor de si próprio. Você não pode julgar sua verdade pela verdade dos outros. Cada um tem seu próprio início e fim. Cada um tem um acerto. Outros porém, chamuscados pela agonia, penam em vida pelo que fizeram ou irão fazer. Ninguém escapa incólume da fúria e da retórica da natureza. Se o fez, há de pagar.


Conheço homens incríveis, de inteligência fora do comum, de uma lapidez de pensamento inigualável, de um raciocínio formidável. Colocados à prova da vida, senzariaram pela volúpia do dinheiro e da trivialidade. Deixaram muitos para trás, pobres e enganados; com seu poder usaram um contra o outro e foram vitoriosos. Hoje, passado o tempo, vejo-os vítimas de desastres interiores tão horríveis e penosos.Dores formidáveis os assolam; a tristeza os abate, os amigos os deixaram. Muitos morreram em poluposa dor, outros em vida, esquecidos e abatidos, clamam, em seu interior, por uma simples e verdadeira amizade. Apesar de ricos, são pobres. Creio que a natureza cuidou de acertar seu ritmo e balizar simples detalhes para que a vida continue. Outros virão, certamente. E a corrente da justiça voltará à sombra de sua espada para que os novos centuriões que nascem para vida como um gemido curto de sabedoria disfarçada, saibam o jugo da verdade que, mas cedo ou mais tarde, os abate.Vítimas do própria pólvora!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui