Usina de Letras
Usina de Letras
261 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Destaque internacional e político para a Língua Portuguesa -- 20/05/2002 - 00:40 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DESTAQUE INTERNACIONAL E POLÍTICO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA


João Ferreira
19 de maio de 2002



A República de Timor Lorosae ou Timor Leste
torna-se, a partir de hoje, o oitavo país da Comunidade de Língua Portuguesa
Timor Leste, também consagrado pelo nome de Timor Lorosae (Timor Sol Nascente) tornou-se, desde hoje, 19 de maio de 2002, um país independente. Ao receber o estatuto de país independente, escolheu a Língua Portuguesa como língua oficial. Nesta condição será o oitavo membro da CPLP ou Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa. Desta comunidade fazem parte os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Lorosae. Uma comunidade com representação em quatro continentes: na Europa(Portugal), América do Sul(Brasil), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e S. Tomé) e Oceania (Timor Lorosae). A superfície total dos territórios destes povos passa de 10.000.000 km2 e a população passa de duzentos milhões.
A cerimônia da independência foi celebrada hoje em Taci Tolo, a 5 km de Díli. Estiveram presentes, além de Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas, 92 delegações de países estrangeiros, e figuras internacionais marcantes, entre as quais a Presidente da República da Indonésia Megawati Sukarnoputri, Jorge Sampaio, Presidente da república de Portugal, o ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton , o primeiro Ministro da Austrália e outros. No momento em que a bandeira das Nações Unidas desceu do mastro e foi hasteada a bandeira do novo país Timor Lorosae, os timorenses choraram. Choraram em silêncio. Em nome de uma história gloriosa de combate e luta, coroada agora por este dia feliz. O administrador de Timor durante o período da pré-independência, de 1999-2002, foi o brasileiro, funcionário da ONU, Sérgio Vieira de Mello.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1285 vezesFale com o autor