Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->NA ONDA, a propósito de asnos subjectivamente ! -- 22/04/2002 - 10:08 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

----- A pouco e pouco quiçá me demonstre entre a treva da confusão...

--------------------------------------------------

----- A complexidade existencial dos humanos, progressiva e persistenmente instalada na atmosfera racional - segundo as ilacções que retiro da História e o conceito que actualmento faço da vida - lembra-me uma emburricante cavalgada onde montadores e montadas se vão despenhando sucessivamente num abismo: uns destacada e gloriosamente; outros em aflitiva súplica, enclavinhados na inevitável lápide do esquecimento.

------------- Por mais que tente e retente
------------- Minha existência entender
------------- À luz profunda da mente
------------- Nem nada consigo ver!


----- É pois com admirado espanto que encaro os contemporâneos, presumidos e presunçosos conhecedores de todas as coisas, que pateiam os meus singelos e óbvios sonhos e lhes obstam afincadamente a concretização, acotovelando-lhes até o sustento virtual.

----- Recuando na memória da vida, aos tempos da escravatura-civilização, negreiros-civilizadores, escravos-civilizados e quejandas formas de colocar véu sobre a objectiva realidade, eis-me tal e qual afrontando o paradigma evoluído dos mais hediondos e condenados exercícios da humanidade. Como outrora outros dedutores, também eu sou designado de sacrílego profanador do previlégio santo dominante. Atchim! Desculpem.

----- Logre ou não logre intervir com o meu intencional milionésimozinho na mudança a que aspiro - virar do avesso os miolos do esconso patóide e raspar-lhes o sarro acumulado (que tarefa!!!), estou preparado para enfrentar a próxima onda com disponível e bastante lucidez, consciente do que me espera se porventura conseguir perfurá-la e me rever surgindo do outro lado: mais outra onda ainda!

----- Já ninguém me impõe ou alicia obediência para me fazer alçar as patinhas e cravejar-lhes ferragem. Na onda a minha providencial prancha é a mesma de todos os tempos: um asno que decerto me fará graciosamente o prodígio de zurrar às sereias por mim. E assim continuo a ir convicto à descoberta.

-------- DA VELHA ARTE DE MAREAR COM ASNO -------

-------- O rabo faz de leme e firma o rumo
-------- As orelhas vão de vela ao astral
-------- O dorso é o casco aonde arrumo
-------- Meu sonho até torná-lo pó real!

---------------- Torre da Guia -------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui