Usina de Letras
Usina de Letras
177 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DEBATE CONSTRUTIVO A ARDER ! -- 01/04/2002 - 19:40 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


----- Não sou crente, ateu, agnóstico ou reaccionário. Considero-me tão só racional concreto face à realidade existencial que se me depara. Quando falo ou escrevo sobre este tema tenho apenas a intenção de revelar quem sou em conceito espiritual, conquanto não imponha ou acate adversidades. Tenho por hábito voltar as costas às discussões que azedem ou se inflamem.

----- A este propósito, a minha Querida Amiga Milene Arder, com quem não me confronto nem replico e sómente me esclareço, definiu-me convictamente como agnóstico, o que contesto, pois não me quedo em dúvida perante a complexa problemática metafísica, o que entendo ser mais um nebuloso atrito ao esclarecimento pleno da espiritualidade humana.

----- Abordo claro e simples um singelo exemplo, que me serve de alça expositora para enformar a ideia que tenho sobre o busílis em apreço. Os denominados guarda-costas submetem a manutenção da segurança ao estigma do medo, o que provoca muito mais tensão e incrementa o desafio em contrário. Há provas concludentes que prescindindo deles os distúrbios decresceriam.

----- Deus e Diabo, quanto a mim, constituem uma só entidade espiritual. Qual dos humanos não contém os dois? No entanto, não confundo os 'DD' com o bem e o mal e é exactamente neste ponto que reside o busílis. Dou testemunho genérico firme de que aqueles que aparentemente mais reliogidade praticam são também os que mais provocam e desencadeiam atitudes de lesa-próximo e esconsidade predadora. Conheço descrentes que são autênticos anjos comparados com a legião misseira! As excepções deveras, como é soer dizer-se, não relevam a generalidade.

----- Sobre o sobrenatural nem me dou a delongas. A aventação sugere-me argumentação piadética, anedótica e francamente ridícula. Porém, por intuído respeito e raciocínio sobre âmparo moral mútuo, a religião de cada qual não é condição que obste de alguma forma a que eu estabeleça relações de amizade sincera e séria.

----- Bem... Milene, se assim entenderes e Te dispuseres, a partir daqui tens a palavra através da tecla. Da discussão sádia nasce a luz salutar, e essa é benesse que deve caber a todos sem equívoco ou obstrução. De resto, Querida Amiga, afirmo-Te que não é contra Deus que tenho seja o que for.

Confesso que por distracção me exprimo por vezes um tanto ou quanto subjectivo.


---------------- Torre da Guia ------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui