Usina de Letras
Usina de Letras
216 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Saudade -- 07/10/2002 - 18:11 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SAUDADE



Sou muito orgulhoso por isso nunca consegui demonstrar satisfatoriamente toda a saudade que senti das minhas filhas desde que saí de casa pela última vez. Tive que reprimir meus sentimentos para não sofrer e não fazê-las sofrer também.

Paulinha sempre esteve mais presente, sempre me visitava e matávamos a saudade um do outro. Mas Renata não, por ser tão orgulhosa quanto eu pouco vinha me visitar.

Insatisfeita com a vida que levava com a mãe e procurando especializar-se Renata viajou para S. Paulo para fazer dois anos de Mestrado.

Eu pensei que ela voltaria logo, mas a permanência longe de casa foi se estendendo. Casou com André e foi para a Inglaterra fazer Doutorado por mais quatro anos.

Agora que estou me conscientizando de que ela nunca mais voltará para casa a minha dor está aumentando. Não é justo nem para nós nem para ela este afastamento e o que aumenta ainda mais a minha dor é imaginar que ela também sofre longe da família. Ela sofre, mas procura reprimir o sofrimento procurando motivos para não voltar.

Ela teve a sorte de encontrar alguém que a compreendeu e a amou e que ela retribui com a mesma intensidade. Não fosse isto e acredito que ela suportaria tanto tempo distante.

Renata, eu nunca tive a oportunidade de dizer o quanto sinto a sua falta.

Eu sei que a vida aqui no Recife é muito provinciana, por isso Paulinha já está pensando em ir para S. Paulo também, mas será que não dava para você vir trabalhar mais perto de nós de maneira que pudéssemos nos encontrar pelo menos nos finais de semana?

Talvez daqui a 10 ou 20 anos nós olhemos para trás e percebamos quantas coisas boas nós perdemos. Quantas horas agradáveis deixamos de aproveitar. Acompanhar o desenvolvimento dos primos, sobrinhos, irmãos, netos etc.

Não somos a melhor família do mundo, existe muita rivalidade, inveja, egoísmo e desajustes entre nós, mas com o seu conhecimento sobre a evolução do comportamento social dos primatas, você poderia dar uma contribuição importante para melhorar a família.

Mas se você for como eu que, por não conseguir ser ouvido e sentir-se incapaz para mudar o que quer que seja, prefere afastar-se e tentar ser feliz sozinho, então você deve continuar longe de nós.

Espero que você tenha mais sorte do que eu.

Beijos: Painho

Recife, 16/09/02.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui