Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Grupo Amigos da Vida -- 05/05/2002 - 09:34 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>A raposa e a cegonha


texto


COMPANHEIRO, HÁ TENSÃO!
Tome uma respiração profunda, vá a um nivel mental bem mais profundo e bem mais saudavel do que antes. E não volte tão cedo!
Há tensão no trabalho! Há tensão na familia! Há tensão nas ruas! Há tensão na religião! Há tensão nos esportes! Há tensão nas bolsas de valores! Há tensão no mercado! Há tensão no morro! Há tensão na mídia! Há tensão na Língua Pátria!
Mas, companheiro, atenção à politica! Você pode não saber votar, mas você sabe voltar tudo que lhe enfiaram goela abaixo! Enfie o dedo na garganta e provoque a sua bendita volta. Havendo tensão no voltar, você poderá dar mais atenção ao seu votar. Companheiro, atenção a sua volta! É na sua volta que está a chave para o bem votar! Quando ela cair dentro do sagrado vaso, você vai ouvir o seu tilintar! Tente recuperá-la! A chave recuperada abrirá a sua "caixola",
onde está o segredo do bom voto! Se a fechadura estiver enferrujada, pegue a almotolia e lubrifique-a com óleo de peroba, próprio para cara-de-pau. Assim, você poderá abri-la sem maior dificuldade.
Ao abrir sua caixola, você poderá ver que nenhuma dessas tensões teve seu "visto". Foi tudo sem seu prévio conhecimento. Agora, é hora de acordar! Faça um acordo entre o seu coração e a sua mente, entre seu figo e a folha do figo. Que ambos estejam na mesma horizontal. Ao seu coração não será permitido ficar por cima da razão, e vice-versa! Não escute nenhum candidato a vice. Muito menos, a Presidente. Menos ainda, a Governador. E muito menos ainda, a Senador.
Rogo a Deus que você seja tomado por uma catarata-auditiva-relâmpago, quando eles começarem suas campanhas telecegadoras. Os discursos deles são um só! Um só "venha a nós" e o resto que se dane. Mas, não somos franceses! Romarias sem fim já fizemos, pedindo a Deus que os iluminassem e alcançassem as metas. Parreiras preciosas foram por eles desprezadas, raposas que são. Escolares estão cada vez mais prejudicados. A imagem do "Cruzeiro" é o que mais resplandece. Você vê que os civis estão cada vez mais desprotegidos pelos militares, e estes recorrem à proteção dos que nos ameaçam. Sua arma, por calar se não chove, já que a situação está russa, é o seu voto! Se a sua volta não parar, vá para debaixo de um taxizeiro e espere a chegada de um táxi para ir ao hospital. Deixe o seu dinheiro grande na garagem, você não está em condições de dirigir. Converse com o taxista durante a corrida. Não há melhor pesquisa de opinião do que a feita pelo IBOPET (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística do Taxista).
Uma corridinha de nada deve dar uns R$14,00, até você chegar ao hospital. Por este preço, você pode conferir as reais tendências, tendo o cuidado de usar a janela para que a sua volta não macule o carro do informante, até chegar debaixo dos jequitibás do hospital. O jequitibá-vermelho e o jequitibá-branco, ambos começam de pequeno. E, quando centenários de idade, chegam até a 100 metros de altura, com troncos róseo-acastanhados ou bege-rosados de até 3 metros de diâmetro.
Fico imaginando o que poderia acontecer, se um grupo de três ou quatro idosos atendessem ao meu apelo para construirmos um enorme hospital de politica...
Criar um movimento político em prol do idoso... quando penso no vulto que esse movimento pode tomar, incluindo até quem ainda não é idoso, mas tem pretensão de chegar a ser o que estamos sendo... e começar uma revolução pacifica, mas de alta relevancia... aqui, a partir desta Usina de Letras, que Deus deixa ao nosso dispor, como um vaso sagrado... Este movimento pode vir a ser a maior ONG deste País e acabar de vez com as associações que se fossilizam dia a dia... se a ideia é descabida, logo, logo saberei... graças a minha coragem de divulgá-la e graças a esta sagrada Usina. Mas, já penso até na sigla: MPI
(Movimento de Presença do Idoso, ou Movimento de Pressão do Idoso, ou Movimento de Previdência do Idoso, ou Movimento de Proteção ao Idoso, ou Movimento Particular do Idoso, ou Movimento pela Paz do Idoso, ou Movimento do País do Idoso, ou Movimento de Prestígio ao Idoso, ou Movimento Pactuário do Idoso ou MSRP, Movimento dos Sem Rabos-Presos...).
Não me importa o rótulo, mas, sim, vislumbrar o alcance deste movimento...Em meio a tanta desunião, se o idoso não se unir, inclusive aos não idosos, ái das crianças deste Pais... a julgar pelos evidentes sinais desta "Era Fundamentalista"...Pesada e triste carruagem... ledo engano pensar que as crianças de hoje é que mudarão o rumo deste País... temos a maturidade, o conhecimento de cada um...só nos faltam as vontades, de idéia e de ação... “Conheço homens que não progrediram e nunca progredirão. Por quê? Eu lhes digo porquê. Porque nunca foram capazes de realizações”... Ao invés de ficar olhando pra elas, pense você em mim, “email-a” pra mim, pra gente falar sobre elas, essas tensões, que parecem mais “um jardim abandonado cheio de ervas daninhas, invadido só pelo veneno e o espinho — Um quintal de aberrações”, como está no Hamlet... depois, se não começarmos, haverá só ramalhetes sobre tumbas de inocentes...
Quando eu estava prestes a publicar este texto, abri minha caixola. Eis que a nobre Tânia Cristina Barros de Aguiar me convida para ler o seu poema "Amigos da Vida" e comenta: "Oi, Este poema foi feito para um grupo de pessoas. Quando eu digo pessoas, me refiro a seres humanos que se importam com outros seres humanos. Que têm o sonho de habitar um planeta mais doce e amoroso. E, por sonhar, agem. Esse grupo de pessoas pretende agir pontualmente, sem maiores ambições, que fazer outras pessoas felizes. Por momentos, dias, para sempre, quem sabe. Tratamos, aqui, de pessoas que querem fazer brotar sorrisos e agradecer, à sua maneira, a felicidade que vivem, na medida em que têm o raro prazer de escrever seu próprio destino. Quer fazer parte?
Estamos fundando uma ONG, que pretende contribuir para a felicidade de quem quer que seja e peça ajuda. Com amor, acima de tudo. E o que mais faltar e der pra suprir. Meninos, meninas, mulheres, homens, velhos, Brasil, Planeta. Sejam de que cor, sexo, religião, time de futebol... Quer fazer parte? Me diga isso. Logo enviaremos mais detalhes sobre a criação oficial dos Amigos da Vida. Espalhando alegria, amor... sorrisos de vida. Tânia Aguiar"
É quando concluo que encontrei terra firme... Não voto em mito, vomito! Faço-me de voto! Torno-me devoto! Esta é a melhor política. Isto é que é saber devotar. Claro que vou aderir. Bem-vindo seja o grupo "Amigos da Vida"!
toledo@terra.com.br...
Com abraços do Tim,
crente em Desenvolvimento Geriátrico Sustentado,
filho de Movimentos Desamebóides e
servo da Interindependência Social.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1980 vezesFale com o autor