Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Sabedoria -- 01/03/2002 - 11:57 (Rodrigo Mendes Delgado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SABEDORIA


Já dizia Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”. Eis talvez o maior passo em direção a obtenção da sabedoria.Conhecer a si mesmo é a maior Odisséia que um ser humano pode empreender em busca de alguma coisa.É um se lançar ao desconhecido. A mais profunda introspecção que um ser humano pode efetuar em si mesmo. Mas, assim como um labirinto, a verdade é que esta busca possui meandros e reentrâncias que somente os mais simples de coração podem perceber. Já dizia o inquestionável Jesus Cristo: “Bem aventurados os mansos de coração, pois estes verão a Deus”.
A ansiosidade pode ser o vento oposto que carregará o aventureiro para longe de seu objetivo.
As verdadeiras respostas, as mais significativas, as que realmente tem o poder de desvendar as dúvidas são as mais simples, as mais óbvias.
Na ânsia pela fama, pelo prestígio de ter desvendado o caminho mais inextricavelmente difícil, a verdade é que o homem se perde a cada dia.
O orgulho e o egocentrismo apenas trazem a seus portadores mais dúvidas e incertezas.
Outros ainda, na ânsia de serem lembrados pela eternidade por seus atos heróicos acabam por se perder em meio a tanta soberba e tanta arrogância. Em verdade vos digo que os verdadeiros heróis são os que não tem nome. Os que vivem constantemente, no anonimato. Os sem pátria, os sem solo, os desgarrados, pois são capazes dos mais inusitados feitos, são capazes de praticar a mais nobre de todas as atitudes humanas, a mais honrosa, a mais pura, a mais verdadeira, a mais bela e a mais magnífica: sobrepor os interesses alheios aos próprios e até à própria vida.
Sigais vossa vida e sejais humildes. Afinal: DE QUE VALE AO HOMEM GANHAR O MUNDO SE ELE PERDE A ALMA.


P.S. : Inteligente é aquele que aos outros conhece; Sábio é aquele que conhece a si mesmo. Forte é aquele que aos outros vence; Poderoso é aquele que vence a si mesmo.






RODRIGO M. DELGADO



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui