Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O devaneio -- 18/02/2002 - 23:21 (Creuza Guanaes do Amorim reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A pesquisa literária é minha diversão e sempre gosto de escrever sobre o que leio.A minha busca última foi o fazer literário,o que move o escritor,de prosa ou verso, a extrair tantas imagens e tanta poesia em coisas tão comuns.
Tecerei alguns comentários sobre uma corrente de pensamento que analiza o fazer literário para encontrar respostas sobre o que move o homem a recorrer à literatura e complementar-se nela.
Gaston Bachelard em 'A poética do devaneio'
nos apresenta o método Fenomelógico como uma forma de investigação sobre a imagem poética.Ela leva-nos a tentar uma comunicação com a consciênia criante do poeta.É o sujeito frente à intencionalidade poética tornando seu, o mundo que o poeta sentiu,apossando-se de suas sensações.
A imagem poética nasce da imaginação acrescida da alegria de falar.Este método põe em manifesto toda a consciência que há na origem da imagem poética.
O devaneio é o fenômeno onde nossa alma se dilata,amplia,prescruta um mundo imaginário.A consciência se distende,se dispersa,vaga por outros mundos e não se perde a clareza na expressão das idéias.O devaneio não é o sujeito do estudo fenomelógico,antes,são teses contrárias.
No devaneio há uma tomada de consciência que leve ao crescimento da mesma e do próprio ser.É um ato humano.
Porém Gaston Bachelard,ao contrário da Fenomenologia rigorosa,estuda o devaneio poético que a consciência com crescimento pode seguir,que não se perde.A´página em branco já é um convite aos poetas para devanearem.Ao contrário do devaneio psíquico,no poético todos os sentidos se compõem, se ordenam.Ele não é um sonho pois este é contável.Aquele brota com a emoção e a única forma de revivê-lo é escrevendo-o.
A psicologia do devaneio e a Fenomenologia são postulados complexos e móveis.Tavez fôsse preciso criar-se uma fenomenologia do imaginário
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui