Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A PIOR COISA ... -- 24/08/2001 - 05:57 (VOGELHEIM) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PIOR coisa que pode acontecer a um sujeito é a ausência de desafios aliada ao desprezo pelas suas próprias aptidões.
Segundo João Ubaldo Ribeiro, o maior PECADO que existe é o desprezo pelo seu dom, aquele especial que Deus dá a cada um de seus filhos. A DESGRAÇA do indivíduo é o não aproveitamento das suas habilidades, é se deixar dominar pela inércia, é achar que alguma coisa cairá dos céus (além de chuva, meteoros e cocô de passarinho).
A MORTE de uma pessoa é se deixar cair em depressão, se abater por uma infeliz e transitória seqüência de insucessos, por um horizonte indivisável. Não sei o que seria pior para o ego, se uma sucessão de derrotas ou uma seqüência de vitórias muito fáceis. Mas, certamente, a falta de confiança do indivíduo nele próprio, agregada à falta de esperança na humanidade, são VENENOS mortais.
O MAL mesmo é todo aquele que deixamos dominar nossas mentes e corações, porque O MAL em si não existe: o que realmente se apresenta é a escuridão da IGNORÂNCIA. E pior que ela, é a convicção em desconhecer, em permanecer no escuro, em esconder o rosto num buraco do chão.
TERRÍVEL mesmo é querer viver do eco de suas orações, e somente delas. Mais que um pedido, toda ORAÇÃO, antes de tudo, uma carta de intenções, que deve ser acompanhada de AÇÃO. Outra DESGRAÇA da vida do homem é a cegueira, que não lhe deixa enxergar a realidade, as alternativas e os auxílios. E a cera da teimosia, que lhe entope os ouvidos, não lhe deixa escutar os bons conselhos.
CRUEL é mentir com tanta convicção a ponto de deixar enganar a si mesmo. Ou achar que se é feliz, mas recusar-se a pensar sobre o assunto, enquanto pipocam as MISÉRIAS do corpo e do espírito, coadjuvadas pelo imenso vazio no centro do ser.
Mas péssimo mesmo, ruim de doer, é saber de tudo isto, e de um pouco mais, e não fazer ABSOLUTAMENTE NADA.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui