Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Prêmio da Vida (Prosa Poética) -- 14/12/2000 - 23:15 (Vânia Moreira Diniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
http://planeta.terra.com.br/arte/vaniadiniz

Prêmio da Vida

Quando olho ao meu redor consigo visualizar feliz, todas a coisas que tenho e que amo, desde a natureza, as pessoas, os atos nobres de alguém que admiro e me enche de orgulho, ou as coisas mais simples como um gesto, sorriso, ou uma expressão amiga. E vejo, constato que minha passagem está sendo pelo menos prazerosa apesar das tristezas e dores, sem as quais não existiria vida.
Sem os contrastes não saberíamos, não sentiríamos, essa diferença fundamental, tocante e essencial de sentimentos e sensações diversas e maravilhosas. A vida é peculiar pelas sucessões rápidas e inesperadas, imprevistas, que surpreendem o ser humano. Essa deleitosa sabedoria que nos mantêm ansiosos, porém vivos.
Quando o egoísmo me põe em dolorosa expectativa, admiro com prazer, que ali, bem ao meu lado, posso vislumbrar e com detalhes apreciar, o altruísmo encantador de alguém especial.
São essas diferenças, desde a natureza, o sol e a chuva, a noite e o dia, o céu e a terra, árvores frondosas e pequenos arbustos, montanhas e planícies, que realmente fascinam.
Depois os sentimentos que se contrapõem, os amores em suas formas variadas, as reações humanas tão características, o que existe dentro de nós mesmo indefinido, imenso e indeterminado.
Chego a conclusão que a vida é um prêmio. Ou não será? Que nos leva a caminhos amargos. Ou não levará? Que está valendo a pena. Ou não estará?
Que é uma experiência enriquecedora. Ou não haverá riqueza nisso? Que é importante amar, sorrir, chorar, abraçar e olhar as exuberâncias naturais e humanas. Ou nada é importante? Poderemos ver então que a despeito de qualquer coisa, recebemos o premio de tudo que em momentos dolorosos ou deprimentes ficamos prestes a renunciar.
É o mistério da vida. O prêmio de sentir e olhar, de amar, ser amados conviver com o prazer, embora a dor não esteja muito distante.
E cada um de nós pode responder diversamente É um prêmio?
Vânia Moreira Diniz







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui