Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->VALERIANA -- 12/12/2000 - 16:56 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VALERIANA

NOME BOTÂNICO: Valeriana officinalis L.

FAMÍLIA: Valerianaceae

PARTE UTILIZADA: Raiz e rizoma

HISTÓRICO: Planta herbácea de sabor aromático e pouco amargo. É originária da Europa e oeste da Ásia. Era recomendada especialmente pelos médicos árabes e a sua tintura foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial para tratar neuroses da guerra. A diversidade de seus efeitos terapêuticos são conhecidos desde os tempos do Renascimento.

CONSTITUINTES: 1) óleo essencial (o,5 a 1,5%); 2) hidrocarbonetos monoterpênicos (__pineno, fechona, ß-bisabolol); 3) ácidos valeriânico, propiônico, málico, tânico, acético, fórmico; 4) ésteres terpênicos: isovalerianato de borneol; 5) alcalóides (0,1%): valerina, chatinina, 6) cetonas terpênicas: valerona; 7) aldeídos terpênicos: valerenal; 8) valepotriatos (0,5 a 2%); 9) taninos e matérias resinosas; 10) álcoois terpênicos.

AÇÃO: 1) antiespasmódica, 2) anticonvulsiva, 3) sedativa, 4) levemente vermífuga, 5) vulnerária, 6) relaxante, 7) espasmolítica, e 8) hipotensiva.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:
Os monoterpenos se decompõe na presença da enzima oxidase em ácido valerênico e metilcetona; o primeiro tem ação antiespasmódica e o segundo ligeiramente anestésico. A atividade sedativa da valeriana é devida ao valeropotriato do óleo essencial. Atua como depressora do sistema nervoso, atenua a irritabilidade nervosa, melhora a coordenação e reduz a ansiedade. A essência elimina-se pelos rins, de modo que a urina pode adquirir o cheiro característico da valeriana. Contribui para a cicatrização das feridas, bem como para o tratamento das contusões, quando empregada externamente. Os valepotriatos e emocionais, restaurando o equilíbrio autonômico - fifiológico não exercendo nenhum efeito sobre o córtex cerebral e o sistema límbico.

INDICAÇÕES:
1)hiperexcitabilidade, histeria, insônia, taquicardia, fadiga, cefaléia de origem nervosa. 2) espasmos gastrintestinais, cólicas, parasitoses. 3) contusões, dermatoses, eczema, estresse. Fitocosmético: 1) acne.

CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade aos componentes e gravidez.

EFEITOS COLATERAIS: O uso prolongado e em altas doses pode causar cefaléia e agitação. Dispepsias, reações alérgicas cutâneas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Está contra indicado na gravidez.

PRECAUÇÕES: Evitar o uso prolongado. Procurar seguir corretamente a posologia observando a duração do tratamento, não exigindo precauções especiais.

INTERAÇÕES: Para insônia pode ser associada à Passiflora incarnata (maracujá) e Humulus lupulus (lúpulo). Para diminuir o odor desagradável da essência da valeriana em utensílios, recomenda-se a neutralização com álcalis (solução de bicabornato de sódio).

DOSAGEM / MODO DE USAR: Dose média diária (pó): 0,3 a 1,0 g três vezes ao dia. Infuso ou decocto das raízes: 5% - tomar 50 a 200 ml por dia. Alcoolatura: 2 a 10g por dia. Extrato fluido em álcool 60%: 4 a 8 ml três vezes ao dia. Crianças: 0,20 a 0,40g por ano de idade ao dia. Fitocosmético: Decocto da raiz.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: Utilizar por 8 a 10 dias, seguido por um intervalo de 3 semanas para retomar o tratamento.

SUPERDOSAGEM: Em altas doses, e o uso prolongado pode desenvolver sintomas como cefaléia e agitação.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui