Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->QUEBRA-PEDRA -- 11/12/2000 - 14:54 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEBRA-PEDRA

NOME BOTÂNICO: Phyllantus niruri L.

FAMÍLIA: Euphorbiaceae

PARTE UTILIZADA: Porção aérea com flor, raiz, semente.

HISTÓRICO: Planta herbácea, anual, erecta, de pequeno porte e de consistência mole. Nativa da América, é uma planta daninha bastante comum em terrenos úmidos, sendo particularmente frequente na planície litorânea. Conhecida também como erva-pombinha, arrebenta-pedra, quebra-pedra-branca e saxifraga. Várias espécies do gênero Phyllantus são usadas na medicina popular, mas das plantas conhecidas como quebra-pedra esta é a mais ativa.

CONSTITUINTES: 1) Sementes: ácido linoléico, ácido ricinoléico; 2) Folhas: compostos fenólicos (3,5%), vitamina C (0,4%), lignanas, triterpenóides; 3) Parte aérea: flavonóides, quercitrina, quercetina, rutina, astragalina, nirurina, fisetina-4-0, glicosídeo, triacontanal, triacontanol e hipofilantina. 4) Raízes: derivados flavônicos, triterpenóides e esteróide estradiol.

AÇÃO: 1) diurética, 2) antibacteriana, 3) hipoglicemiante, 4) antiespasmódica, 5) hepatoprotetora, 6) anticancerígena, 7) litolítica, 8) colagoga.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Em estudos realizados em cultura de hepatócitos de ratos, algumas substâncias como triacontanol e hipofilantina, flavonóides encontrados principalmente na parte aérea, mostraram ação protetora contra substâncias citotóxicas. Estudos experimentais usando as folhas e as sementes também demostraram sua ação hipoglicemiante, antibacteriana e anticancerígena. Em ensaios especiais mostrou-se que é ativo contra o vírus da hepatite B (“in vitro” e “in vivo”). Possui a virtude de dissolver cálculos renais, impedindo a contração do ureter e promovendo sua obstrução. Desenvolve atividade diurética pela elevação da filtração glomerular e excreção urinária do ácido úrico.

INDICAÇÕES: 1) Auxiliar na eliminação de cálculos renais (urolitíase), 2) nefrites, 3) cistites, 4) pielites, 5) hepatite do tipo “B” e 6) hidropisia.

CONTRA-INDICAÇÕES: Gravidez.

EFEITOS COLATERAIS: Não apresentam efeitos colaterais, quando utilizado em doses terapêuticas.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não é recomendado, pois alguns princípios ativos são capazes de atravessar a barreira placentária e também serem excretados pelo leite materno, além da possibilidade de provocar aborto.

PRECAUÇÕES: Pode ser prejudicial quando utilizado em doses superiores a 4g ao dia por mais de 100 dias consecutivos. Em caso de hipersensibilidade, descontinuar o uso.

INTERAÇÕES: Não há referências na literatura consultada.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Uso interno: Infuso ou decocto: 20 a 30g por litro de água. Tomar 1 a 2 xícaras ao dia. Extrato fluido: 1 a 4ml ao dia. Tintura: 5 a 20ml ao dia. Pó: 0,5 a 2g ao dia.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: Nos tratamentos prolongados é conveniente interromper o uso por 2 semanas após cada período de 100 dias de tratamento.

SUPERDOSAGEM: Análises clínico-laboratoriais preliminares demonstraram que a quebra-pedra é atóxica ao homem, quando usada em doses terapêuticas. No entanto dosagens altas são prejudiciais, podendo causar aumento exagerado da diurese e diarréias.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui