Usina de Letras
Usina de Letras
189 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AVEIA -- 11/12/2000 - 14:51 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AVEIA

NOME BOTÂNICO: Avena sativa L.

FAMÍLIA: Graminea.

PARTE UTILIZADA: Semente.

HISTÓRICO: Originária da Europa Ocidental e conhecida no mundo todo. Muitos provavelmente derivada da aveia-doida, Avena fatua L., ou a híbridos desta última com o balanco, Avena sterilis L., a aveia real surge no início dos tempos históricos no mediterrâneo Oriental. No Brasil a cultura de aveia tem tomado grande impulso devido à sua importância econômica. Servia exclusivamente como alimento para cavalos, conhecida e usada, como alimento e remédio desde tempos imemoriais. Era considerada um hóspede indesejável nas culturas de outras espécies de cereais. A partir de 100 a.C. a aveia é cultivada, principalmente nas latitudes setentoriais.

CONSTITUINTES: 1) amido, 2) substâncias nitrogenadas, 3) sais minerais (Cu, Co, Mn, Zi, Fe, Ca), 4) alcalóide indólico, 5) aminoácidos, 6) vitaminas do grupo B, 7) vitamina K e E, 8) pro-vit A, Bo, I, 9) protídios, 10) lipídios, 11) açúcares, 12) enzimas, 13) alcalóide trigoneline, 14) pectina, e 15) ácido silícico.

AÇÃO: 1) diurética, 2) sedativa, 3) dietético, 4) excitante do sistema nervoso central, 5) ligeiramente laxativa, 6) calmante da tosse, 7) contra envelhecimento da pele, 8) anti-hemorroidal, 9) emoliente, 10) estimulante, 11) hipoglicemante, 12) antiastênico, 13) expectorante, 14) eupéptica, 15) antiesclerosante, 16) calmante, 17) nutriente.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Embora contenha alto teor de gordura (ácido linoléico), não aumenta a colesterolemia, o que possibilita sua utilização como preventiva da arteriosclerose. Os grãos ricos em vitamina B, proteínas, Fe, Ca2, hidratos de carbono, atuam sobre a formação dos ossos e do sangue. Estimulam a energia física e psíquica e a capacidade de concentração. As fibras facilitam a digestão e regulam o funcionamento dos intestinos. Enquanto a mucilagem desinflama as mucosas e detém a diarréia. A aveia tem também a virtude de reduzir a teor de gorduras e de açúcar no sangue, auxiliando na arteriosclerose. Devido a conter hidratos de carbono que são semelhantes à frutose, que não necessita insulina para serem metabolizados, é muito utilizada na alimentação de diabéticos. O uso alcalóide trigomeline é estimulante neuromuscular.

INDICAÇÕES: 1) diarréia, 2) disenteria, 3) hemorroidas, 4) faringites (gargarejos), 5) tosse, 6) reumatismo, 7) insônia, 8) enfermidades da pele, 9) artrite, 10) afecções hepáticas, 11) casos de fraqueza orgânica, 12) convalescência, 13) pessoas dispépticas, 14) afecções do aparelho urinário, 15) gota, 16) nevralgias, 17) prevenção da cárie dentária, 18) perda do apetite, 19) bronquites, 20) vitaminoses, 21) arteriosclerose, 22) desnutrição, 23) ansiedade.

CONTRA-INDICAÇÕES: Sendo rica em minerais é contra indicada em pacientes reumáticos.

EFEITOS COLATERAIS: Em doses terapêuticas não produz nenhum efeito colateral.
USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: É recomendado devido ao seu alto teor em proteínas e fibras.

PRECAUÇÕES: Não há referências na literatura pesquisada.

INTERAÇÕES: Seu decocto é usado no processo de desintoxicação da morfina e nicotina. Para depressão pode ser usada junto com Cypripedium pubescins Willd Scutillaria laterifolia L.

DOSAGEM / MODO DE USAR: Extrato fluido: 3 - 5 ml três vezes ao dia. Tintura mãe: 40 gotas três vezes ao dia. Decocto: 20g da flor da farinha de aveia para um litro de água.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: Pelo tempo que se fizer necessário.

SUPERDOSAGEM: Doses excessivas podem provocar dores de cabeça.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAGEM: As sementes são secas ao ar livre e guardadas em sacos de papel ou pano.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui