Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que significará o Reino de Deus para você? -- 30/04/2011 - 21:54 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






O que significará o Reino de Deus para você?





“Persisti . . . em buscar primeiro o reino e a . . . justiça [de Deus], e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mat. 6:33.





O QUE significaria para você viver sob um governo controlado e dirigido pelo próprio Deus Todo-poderoso? Como seria a vida ‘se a vontade de Deus fosse feita na terra, assim como no céu’? — Mat. 6:9, 10.

Algumas idéias sobre o que isso significaria vêm das palavras do salmista, que disse a respeito de Deus: “Abres a tua mão e satisfazes o desejo de toda coisa vivente.” (Sal. 145:16) Imagine só! Virá o tempo em que as legítimas necessidades e desejos de cada pessoa serão satisfeitos, e, provavelmente, de modo muito melhor do que qualquer de nós, homens imperfeitos, possa agora imaginar!

Para ter uma idéia sobre isso, pergunte-se: Se você tivesse o poder de modificar as condições da terra, o que faria? Que espécie de sociedade humana formaria?





ABUNDÂNCIA ECONÔMICA





É provável que uma das principais coisas que faria seria a de providenciar um sistema econômico que fornecesse prosperidade e estabilidade. Ter uma renda decente é uma das maiores prioridades atuais de qualquer família. Mas, agora, apenas relativamente poucos têm abundância.





Sem dúvida, desejaria eliminar a pobreza e fazer provisões abundantes para todos — não apenas para alguns privilegiados. Contudo, nenhum sistema de governo humano já conseguiu isso. De fato, a julgar pela história do homem, a abundância econômica, mundial, parece-se mais a um ideal impossível. E é — do ponto de vista humano!





Todavia, considere o seguinte princípio expresso por Jesus Cristo: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus todas as coisas são possíveis.” (Mat. 19:26) Lembre-se de que o Criador do universo tem sabedoria e poder muitíssimo superiores aos de qualquer homem. Ele usou estas faculdades para formar o espantoso universo, de incontáveis bilhões de galáxias, cada uma contendo bilhões de estrelas semelhantes ao nosso sol e todas funcionando em assombrosa harmonia. Criou também todas as formas de vida na terra, que são tão complexas e variadas, que os cientistas até hoje não as entendem plenamente. Por certo, não seria muita coisa para tal Criador Todo-poderoso formar e regular uma sociedade humana, que usaria esta terra e seus recursos em benefício de todos.





Por exemplo, a respeito do alimento, Jesus fez o comentário interessante: “Observai atentamente as aves do céu, porque elas não semeiam nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celestial as alimenta.” Ele observou também o seguinte sobre a roupa: “Aprendei uma lição dos lírios do campo, como eles crescem; não labutam nem fiam; mas eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um destes.” — Mat. 6:26-29.





Isto mostra que o Criador pode prover abundantemente para sua criação terrestre “inferior”. Sob o governo do seu Reino, Deus certamente demonstrará esta capacidade com relação à sua criação humana. De fato, ele prometeu: “Jeová dos exércitos há de fazer para todos os povos, [não apenas para alguns deles] . . . um banquete de pratos bem azeitados, um banquete de vinhos guardados com a borra, de pratos bem azeitados.” (Isa. 25:6) Além disso, a Bíblia diz: “Virá a haver bastante cereal na terra; no cume dos montes haverá superabundância.” (Sal. 72:16) Sim, sob o governo do Reino, Deus cuidará de que ‘a própria terra dê a sua produção’. — Sal. 67:6.





Tampouco será essa abundância o fruto de trabalho monótono, desagradável e estafante. Que certeza podemos ter disso? Bem, quando Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, ele os colocou num paraíso, em que o trabalho era um prazer. (Gên. 2:8, 9, 15; 1:31) E Jesus prometeu que este paraíso perdido será restabelecido sob o governo do reino celestial de Deus. (Luc. 23:43) De modo que o trabalho será então um prazer. O artesanato pessoal, as artes e outras habilidades, sem dúvida, atingirão novos auges de expressão, beleza e precisão.





Contudo, que adiantaria a abundância econômica, se pudesse ser desfeita a cada poucos anos por guerras, distúrbios e revoluções, assim como tem acontecido sob o governo humano? Como podem ser realmente usufruídas as bênçãos materiais, sem haver segurança?





VERDADEIRA SEGURANÇA





Se tivesse o poder de eliminar as coisas que agora causam insegurança, não o faria? Então, esperaria menos do Deus Todo-poderoso, sob o seu governo? Não, porque ele nos assegura que fará “cessar as guerras até a extremidade da terra”. (Sal. 46:9) Isto significa segurança mundial, pela primeira vez na história, diferente de hoje, quando qualquer paz e segurança é apenas temporária, visto que, quase sempre, em alguma parte, há guerras, distúrbios, insurreições, e algo semelhante.

O governo do Reino de Deus não só porá em vigor a paz mundial. Fará mais. Continuará a educar seus súditos nos caminhos da paz: “Ele nos instruirá sobre os seus caminhos . . . nem aprenderão mais a guerra.” (Isa. 2:3, 4) Sendo Deus o Executor e Instrutor, você pode ver por que a Bíblia diz que, sob o governo do Reino, as pessoas “se deleitarão na abundância de paz”. — Sal. 37:11.





A segurança pode também ser estragada pelo crime. Atualmente, os governos humanos não podem impedir a onda de comportamento contrário à lei. Mas, quando a terra for governada por um só governo, o de Deus, e estiver sob um só código de leis justas, o crime será prontamente eliminado. Quem quiser persistir na violação das leis justas de Deus não será então permitido macular a paz daquela nova ordem. A regra será: “Os próprios malfeitores serão decepados, . . . o iníquo não mais existirá.” (Sal. 37:9, 10) Assim, a sociedade humana não terá cadeias, nem polícia, nem trancas nas portas, sim, nem medo. Por isso, a promessa de Deus é que, sob o governo do seu Reino, os viventes “realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os faça tremer”. — Miq. 4:4.





No entanto, não seria uma vergonha usufruir abundância econômica, com trabalho agradável, em condições totalmente pacíficas, só para se ficar doente, velho e morrer?

RESTABELECIMENTO DA SAÚDE E DA VIDA

Se você fosse médico, que descobriu uma cura permanente de toda doença, não a usaria? Prêmios Nobel estão sendo concedidos a médicos que produzem apenas uma fração de tais benefícios. Mas, não importa o que os médicos possam fazer para aliviar a dor, impedir a difusão de doenças e acrescentar alguns anos à vida, ainda resta o fato duro de que, inevitavelmente, a doença, a velhice e a morte sobrevêm — a todos.

Sob o reino de Deus, porém, “não haverá . . . nem clamor, nem dor”. “Nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” (Rev. 21:4; Isa. 33:24) Todo o processo da doença, do envelhecimento e da morte será invertido pelo poder de Deus, para que os corpos e as mentes sejam regenerados. Serão restabelecidos em perfeita saúde, para que ‘a carne do homem se torne mais fresca do que na infância’. (Jó 33:25) As condições serão assim como as descritas em Isaías 35:5, 6: “Abrir-se-ão os olhos dos cegos e destapar-se-ão os próprios ouvidos dos surdos. Naquele tempo o coxo estará escalando como o veado e a língua do mudo gritará de júbilo.”





Mas, se as pessoas não adoecerem nem envelhecerem, então não morrerão. E assim será. Nenhuma pessoa sã realmente deseja morrer. Sob o governo do Reino, não precisará morrer, visto que se promete: “Não haverá mais morte.” (Rev. 21:4) Assim, “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Sal. 37:29.





Ainda mais, Deus, que criou o homem dos elementos da terra, também pode recriá-lo. Por isso diz a Bíblia: “Há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” (Atos 24:15) De modo que também os mortos, que estão no ‘banco de memória’ de Deus (muito mais completo do que o de qualquer computador feito pelo homem) serão trazidos de volta à vida e receberão a oportunidade de viver para sempre, num ambiente justo, na terra paradísica. Quão feliz será este tempo!





OS QUE SE IMPORTAM





Contudo, mesmo com todos esses benefícios, a felicidade pode ser estragada por pessoas desamistosas, que são egoístas e que não se importam com os interesses que você tem. Por isso, a Bíblia diz: “Melhor um prato de verduras onde há amor, do que um touro cevado e com ele ódio.” (Pro. 15:17) Então, visto que Deus trará os animais do campo numa relação amigável com o homem, fará ele menos entre os homens? — Isa. 11:6-9; Eze. 34:25.





A mesma educação global, que instruirá as pessoas a ‘não aprenderem mais a guerra’, as instruirá em ‘amarem seu próximo como a si mesmas’. (Isa. 2:4; Mat. 22:39)





Outrossim, a poderosa força ativa de Deus, seu espírito santo, operando sobre as pessoas, produzirá assombrosos benefícios, assim como fará no domínio animal. Os frutos deste espírito são “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”. — Gál. 5:22, 23.





Que belas qualidades para os homens terem! E eles as terão, porque o espírito predominante na Nova Ordem será o de Deus. Com tal força operando através das pessoas, e com a eliminação das condições lastimáveis da atualidade, que induzem tantos a odiarem, as relações entre os homens serão cordiais e agradáveis. O ambiente social será então conforme descrito: “Eis que quão bom e quão agradável é irmãos morarem juntos em união!” — Sal. 133:1.





Agrada-lhe o governo do Reino? Se lhe agradar, então valerá a pena aprender mais sobre ele. Por exemplo, quem é que ficará incluído no governo celestial de Deus? O que terá de fazer cada um de nós para obter a aprovação de Deus, a fim de viver para sempre na terra? Existe qualquer evidência, agora mesmo, na terra, de que o governo do Reino realmente funciona? Demonstrou Deus alguma vez que ele pode trazer espantosos benefícios à humanidade, tais como curar os doentes, ressuscitar os mortos ou unir pessoas de raças e nacionalidades diferentes em verdadeira harmonia e amor?





E se as pessoas hão de viver para sempre sob o reino de Deus, haverá algum problema de superpovoação?

Estas e muitas outras perguntas sobre o reino de Deus são respondidas na Bíblia. Por que não pede que uma Testemunha de Jeová lhe ajude a ver onde a Bíblia comenta esses assuntos? Fazendo isso e aprendendo plenamente sobre as grandes bênçãos que o futuro reserva, entenderá por que Jesus disse aos seus discípulos: “Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a . . . justiça [de Deus].” — Mat. 6:33.





www.watchtower.org





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui