Usina de Letras
Usina de Letras
271 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->NOGUEIRA -- 11/12/2000 - 14:48 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NOGUEIRA

NOME BOTÂNICO: Juglans regia L.

FAMÍLIA: Juglandaceae

PARTE UTILIZADA: Folha, fruto, córtex e óleo.

HISTÓRICO:
Árvore alta, frondosa, originária da Ásia Ocidental, Sudeste da Europa, China e Himalaia. Foi introduzida em várias regiões, inclusive na região sul do Brasil. Aparece subespontânea em alguns bosques claros e ladeiras soleadas, ou cultivada especialmente pelo interesse comercial por sua madeira e frutos. Tanto as cascas verdes como as folhas da nogueira vem sendo usadas há séculos como tintura para escurecer cabelos brancos. Até princípios do século XX estas faziam parte dos mais famosos produtos de tingimento capilar.

CONSTITUINTES:
- Folha: - naftoquinonas: juglona, __ e ß- hidroxiquinona, e outros derivados
- taninos: 3-4%
- flavanóides (quercetina)
- óleo essencial: 0,03%
- Córtex: - derivados naftoquinônicos
- taninos
- aminoácidos
- vitamina C (450-1500 mg%)
- Noz: - 40-60% óleos
- aminoácidos
- sais minerais: Zn e Cu
- glicídios
- carotenos
- vitaminas B1, B2, B5, PP

AÇÃO:
Depurativa, antiescorbútica, tônica, vermífuga, antidiarréica, adstringente, levemente hipoglicemiante, cicatrizante, rubefaciente, calmante, anti-séptica, antiirritante, colorante, flavorizante, anticaspa e antiqueda de cabelos.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:
Os taninos agem como adstringentes e antidiarréicos, retraindo os tecidos e vasos, reduzindo secreções anormais. Devido a grande quantidade de vitamina C, age como anti-escorbútico, forncendo quantidades necessárias desta vitamina, além de pequena quantidade de outras vitaminas do complexo B, carotenos, sais minerais e outras substâncias necessárias à dieta. A juglona é uma hidroxi-naftoquinona, com ação antifúngica, levemente antisséptica, vesicatória e queratinizante, que causa coloração escura da pele. É um composto instável que ser polimeriza em pigmentos castanhos e negros, de modo que as folhas mais velhas possuem pequena quantidade de juglona. As folhas de nogueira apresentam leve ação hipotensora e hipoglicemiante, não tendo sido definido qual o princípio ativo responsável por esta ação.

INDICAÇÕES:
Raquitismo, tuberculose, bronquite, diabete, anemia, gota, reumatismo, diarréias, teníase, hemorróidas, hiperglicemia, artrose e gastroenterite, usando também como depurativo do sangue. Usada, também, no tratamento de afecções cutâneas tais como eczemas, acne, dermatites herpitiformes, e danos produzidos pelo frio. Devido ao seu poder nutritivo a nóz é indicada para convalescentes, idosos e crianças.
* Fitocosmético:
Anticaspa, antiqueda de cabelos e como tintura, para escurecer cabelos brancos e protetor solar.

CONTRA INDICAÇÕES:
Deve ser utilizado com cautela por indivíduos que apresentem história de sensibilidade aos constituintes da planta, especialmente aos taninos.

EFEITOS COLATERAIS:
Pode causar mal-estar e vômito em indivíduos que possuam estômago sensível a taninos. Também pode desencadear reações de hipersensibilidade como irritação dérmica e ocular.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO
Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES:
Em caso de reações de hipersensibilidade suspender o uso.

INTERAÇÕES:
É incompatível com plantas como alóes-do-cabo, musgo-da-irlanda, condurango e quina.

DOSAGEM / MODO DE USAR:
* Fitoterápico:
Uso interno: - Infuso: 20g de folhas em 1 litro de água fervente.
Tomar 1 a 3 xícaras ao dia, particularmente em casos de diabetes.
- Extrato seco: 0,5 - 2,0g por dia
- Extrato fluido: 2-10 ml por dia
- Tintura: 10-50 ml por dia
Uso externo: - Decocto: 50g das cascas em 1 litro de água, 2-3 vezes ao dia, em banhos contra hemorróidas, leucorréias, eczemas, psoríase, herpes e feridas, em gargarejos contra amigdalites, faringites.
* Fitocosmético:
- Decocto das cascas da nogueira e cascas verdes das nozes para escurecer os cabelos.
- Xampus, tônicos capilares, loções, cremes e géis bronzeadores, tinturas naturais: 1-7% de extrato glicólico ou tintura oleosa 2:1.

DURAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO:
Pelo tempo que se fizer necessário.

SUPERDOSAGEM:
Não há referências na literatura consultada.

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO:
Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui