Usina de Letras
Usina de Letras
111 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ÁCIDO ÚRICO / GOTA (Saúde - Fitoterapia) -- 15/11/2000 - 14:32 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONCEITO: DOENÇA CAUSADA POR UM DISTURBIO DO METABOLISMO DAS PROTEINAS (PURINA) QUE LEVA A SINTOMAS DIVERSOS, OCASIONADOS PELO AUMENTO DO ÁCIDO ÚRICO.

ÁCIDO ÚRICO: 2,5 A 7 mg.

SINTOMAS: 1) DOR ARTICULAR, 2) EDEMA, 3) CALOR, 4) RUBOR, 5) LIMITAÇÃO DOS MOVIMENTOS

CARACTERÍSTICAS: 1) RARO EM MULHERES, 2) EM 10 % DOS HOMENS, 3) PRIMEIRA CRISE MAIS FREQUENTMENTE APÓS OS 40 ANOS, 4) NÃO TEM CURA MAS CONTROLE, 5) PACIENTE GOTOSO É UM “COMILÃO”, 6) MAIS FREQUENTE SINAL INICIAL É O DEDÃO DO PÉ EDEMACIAR, ENVERMELHAR E LATEJAR.

COMPLICAÇÕES: 1) TRAUMAS E DISTENSÕES DEMORAM A CICATRIZAR POR CAUSA DOS DEPÓSITOS DE CRISTAIS DE ÁCIDO ÚRICO NA ÁREA LESADA, 2) NECROSE ÓSSEA: POR DEPOSIÇÃO DE CRISTAIS DE ÁCIDO ÚRICO NOS ÓSSOS (EX: CABEÇA DO FEMUR), 3) PODE PROVOCAR CÁLCULO RENAL, 4) QUE COMPLICANDO PODE LEVAR A INSUFICIÊNCIA RENAL, 5) COM NECESSIDADE DE DIÁLISE, 6) OU TRANSPLANTE RENAL.

DIETA:

ALIMENTOS PROIBIDOS: 1) CARNES (VITELA, BACON, CABRITO E CARNEIRO), 2) MIUDOS EM GERAL: (FIGADO, CORAÇÃO, LINGUA, RIM E MIOLO), 3) PEIXES E FRUTOS DO MAR: (SARDINHA, SALMÃO, TRUTA, CAVALA, BACALHAU, ARENQUE, ANCHOVA, OVAS DE PEIXE E MEXILHÃO) 3) AVES: (GALETO, PERU, POMBO E GANSO)

ALIMENTOS PERMITIDOS: 1) GERAIS: (LEITE, CHÁ, CAFÉ, CHOCOLATE, QUEIJOS, OVOS, MANTEIGA E MARGARINA), 2) CEREAIS: (PÃO, MACARRÃO, SAGÚ, FUBÁ, TAPIOCA, ARARUTA, ARROZ, MILHO), VEGETAIS: (LEGUMES E VERDURAS) EXCETO LEGUMINOSAS: FEIJÃO, SOJA, GRÃO DE BICO, ERVILHA E LENTILHA)

ALIMENTOS DE USO MODERADO: CARNES (VACA, FRANGO, PORCO, COELHO E PRESUNTO), PEIXE E FRUTOS DO MAR: ( OSTRA, CAMARÃO E CARANGUEJO, ALEM DOS PEIXES NÃO CITADOS COMO PROIBIDOS, LEGUMINOSAS: VERDURAS: (ASPARGOS, COGUMELOS, COUVE-FLOR E ESPINAFRE), CEREAIS INTEGRAIS: (TODOS: ARROZ INTEGRAL,TRIGO EM GRÃO, CENTEIO E AVEIA) , OLEOGINOSAS: (COCO, NOZES, AMENDOIM, CASTANHA DO PARÁ E DE CAJÚ).

TRATAMENTO: 1) ANTIINFLAMATÓRIO, 2) MEDICAMENTOS PARA ELIMINAR O ÁCIDO ÚRICO, 3) INIBIDORES DO METABOLISMO DAS PURINAS.

II - PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS:
n AIPO - Apium graveolens
n ALCACHOFRA - Cynara scolymus
n ALECRIM - Rosmarinus officinalis
n ALQUEQUEMJE - Physalis alkekenji
n AVEIA - Avena sativa
n BARDANA - Arctium lappa
n LIMÃO - Citrus limonum
n MORANGO - Fragaria vesca
n MILHO - Zea mays
n SALSA - Petroselinum sativum
n SALSAPARRILHA - Smilax ornata
n URTIGA - Urtiga dioica

III - CIPÓ CABELUDO: Mikania hirsutissima De Candolle

SINONÍMIA POPULAR: Erva-dutra, Cipó-almacega-cabeludo, guaco-cabeludo.

SINONÍMIA CIENTIFICA: Mikania sepiaria Gardu, Mikania martiana Gardu, Mikania ursina Mart, Eupatorium hirtum Less, Willughbocal Harsu Tíssuna.

FAMÍLIA: Composta

PARTE USADA: Planta florida

CONSTITUINTES: Óleo essencial, sais (alumínio, calcio, ferro, manganês, magnésio, potássio, sódio etc.) tanino, amido, saponinas, (traços) matérias corantes, cumarinas.

AÇÃO: Durético, anti-reumático, anti-abuminúrico.

-----------------------------------------------------

MINHA SUGESTÃO DE PRÓXIMO TEXTO A LER:
'Hemorroidas e Plantas Medicinais'.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui