Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A PROTEÇÃO CONTRA OS RADICAIS LIVRES (Saúde) -- 15/11/2000 - 14:27 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os tão falados Radicais Livres são átomos ou moléculas que perdem um elétron em sua camada mais externa. Ficam instáveis e ávidos para reagir quimicamente. Precisam capturar outro elétron para atingirem a estabilidade. Neste processo se atacam a membrana celular podem destruir a célula. Se afetam o código genético, DNA, podem modifica-lo levando a alterações orgânicas como envelhecimento, rugas, câncer etc.

A ciência descobriu que produzimos maior quantidade de radicais livres se estamos sob “stress”. Seja o “stress” de uma vida agitada demais, seja o provocado por viroses e infecções. Uma vida equilibrada, momentos de relaxamento, exercício moderado (caminhada, natação, hidro-ginástica, bicicleta, esportes leves) e, segundo alguns, até os momentos de meditação e oração são antídotos para o “stress” e a conseqüente produção exagerada de Radicais Livres.

O organismo tem mecanismos internos para minimizar os efeitos dos Radicais Livres. Vitaminas, Bioflavonóides e outros elementos atuam cedendo um elétron para o Radical Livre, estabilizando-o . Neste processo se transformam, eles mesmos, em radicais livres mas serão regenerados em cadeia por outra vitamina. As vitaminas “A”, “E”, “C”, o Selênio e os Bioflavonóides (certos corantes naturais encontrados nos vegetais) entram nesta cascata de prevenção.

Alem de uma vida equilibrada e feliz a alimentação exerce um papel essencial. Ingerir um cardápio variado com bastante legumes, verduras e frutas. Alimentar com pouca carne vermelha, pouca gordura. Reduzir alimentos muito industrializados, embutidos etc..

Entre os 40 e os 50 anos reduz-se a capacidade do organismo absorver todos os nutrientes e vitaminas, um cuidado maior com a alimentação se faz necessário e a critério médico, pode ser indicado suplementação destas vitaminas, sais minerais e oligoelementos.

Não se consegue ainda paralisar o envelhecimento. Mas com melhores condições de saúde pública se consegue expectativa de vida cada vez maior. No Japão já se chega a uma expectativa de vida de 80 e poucos anos. Começa a ser importante os cuidados para chegar bem nestas idades e aí entra a importância de todo o recente conhecimento sobre os radicais livres.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui