Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MINERADORA CHINESA NO BRASIL -- 28/04/2011 - 11:57 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MINERADORA CHINESA NO BRASIL



Délcio Vieira Salomon





Quando da recente viagem de nossa presidente Dilma Roussef à China, foi noticiado que ela assinou contrato com empresa mineradora chinesa para explorar minérios no Brasil.

No início estranhei o fato, justo por saber que as empresas mineradoras no Brasil, sobretudo em nosso Estado são uma potência mundial e não precisariam de concorrentes em nosso país.

Sempre suspeitei que o lucro de tais empresas, os royalties adquiridos e os benefícios que obviamente têm trazido não superem os danos ecológicos causados. Mera suspeição de um leigo, porque não entendo do assunto.

Hoje recebi de meu amigo Antônio Martins o boletim 55 de seu blog BIBLIOTECA DIPLÔ E OUTRAS PALAVRAS, onde reproduz o informe abaixo. Acredito ser importante divulgá-lo.

Pelo teor do texto senti que minha suspeição tem fundamento.

Estranhei que o Brasil, onde se faz provavelmente a maior extração de minérios do mundo, não esteja participando do movimento ecológico contra o abuso das mineradoras como está ocorrendo na Argentina, Chile, Colômbia, e Peru, segundo o noticiário abaixo.

Julgo importante refletirmos sobre o assunto.



PARA QUE NINGUÉM PENSE SER DONO DA TERRA



- extraído do blog BIBLIOTECA DIPLÔ E OUTRAS PALAVRAS – Boletim nº55 -27/04/2011



Quatro países sul-americanos deflagram mobilizações populares contra grandes empresas mineradoras. Elas julgam-se no direito de devastar o subsolo, para se apoderar de suas riquezas

Por Camila Queiroz, da Adital

Povos da Argentina, Chile, Colômbia e Peru mobilizam-se, esta semana. em defesa de seus direitos e contra os impactos negativos da mineração. As atividades compreendem paralisações, encontros e manifestações.

No Peru, o Comitê de Luta da Província de Angaraes realizará, no dia 28, uma paralisação de 24 horas na província, localizada no departamento de Huancavelica. A pauta exige a revogação da resolução de funcionamento da mineradora Pampamali e que a empresa saia do território da comunidade em quinze dias.

A população denuncia os sérios danos que as atividades mineiras causam ao meio ambiente, principalmente a contaminação de rios com ácidos. Outro problema é a criminalização dos militantes, por parte da mineradora, que já solicitou penas de até vinte anos para alguns ativistas.

Também no Peru, a Frente de Defesa dos Interesses do Povo de Moquegua (Fedip-M) realizará uma mobilização pacífica em 27/4. O objetivo é defender a água e os bens naturais da região, prejudicados pela exploração da mina Cuajone, realizada há mais de 45 anos pela empresa Southern Peru Copper Corporation.

A atividade já causou a desaparição de mais de 15 mil hectares de flora e fauna na cidade de Ilo, contaminação de praias e do rio Torata, danos à saúde humana e à agricultura. Além disso, a Fedip-M quer barrar o Projeto Mineiro Quellavesco, pois, se posto em prática, matará o rio Asana Tumilaca.

A Rede Colombiana de enfrentamento à Grande Mineração Transnacional (Reclame) realizará, amanhã, em Bogotá, a Marcha dos Pequenos e Médios Mineiros. Para defender os territórios, as comunidades e os recursos naturais, rechaçando os projetos da grande mineração, a Reclame também promoverá encontros, marchas e jornadas em praticamente todas as semanas dos próximos dois meses.

Na província de Mendoza, na Argentina, a comunidade Huarpe Guaytamari, membro da Organização de Nações e Povos Indígenas na Argentina (Onpia), luta contra o projeto mineiro São Jorge, que contaminará as fontes de água do local.

No dia 21, em uma audiência na Câmara dos Deputados, a população denunciou que não houve consulta aos povos indígenas sobre o projeto, o que viola o Convênio 169 da OIT, do qual a Argentina é signatária e, inclusive, tem status constitucional no país.

Também no povoado argentino de Esquel, na Patagônia, os moradores organizam a resistência contra a mineração. Ontem à noite, eles realizaram uma assembleia e uma grande marcha, com cerca de 450 pessoas, em frente ao Hotel Tehuelche. As jornadas organizadas pela Federação Empresária Patagônica (Fepa), sobre mineração, que seriam realizadas nos próximos dias 28 e 29 foram canceladas.

Ainda assim a comunidade realizará uma manifestação no dia 28, pela tarde, em frente ao Hotel. Além disso, haverá, no dia 4 de maio, uma assembleia na praça San Martín, seguida de uma marcha pela cidade. A luta contra a mineração em Esquel é antiga: data de 2002.

Já em Neuquén, na Argentina, a comunidade Campana Mahuida comemora a decisão do Tribunal Superior de Justiça, que negou uma apelação do governo e convalidou a proibição da empresa mineira chinesa Cormine.

A mineradora havia realizado atividades de exploração mineira em território mapuche, nos anos de 2007 a 2009, quando Campana Mahuida conseguiu a primeira proibição. Agora, só falta uma sentença sobre a legalidade do contrato mineiro de Cormine, aprovado sem consulta aos mapuche.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui