Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->REFLEXÃO -- 26/11/2000 - 22:33 (Pedro Gomes da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REFLEXÃO

Março/1998


O ser humano quando nasce não tem consciência do que é viver. Não sabe que tem que lutar para viver. É a vez dos pais assumirem esta função. Lutar pelo novo ser que está entrando na guerra da sobrevivência. Muitos pais gostam e assumem o papel de protetor com tanta dedicação, que não deixam os filhos agirem, esquecem que são, apenas os protetores da fase frágil.
Todos os seres viventes ao nascerem, iniciam a luta, a guerra pela sobrevivência. O ser humano não foge a regra, tem que lutar, que guerrear pela sobrevivência.
A grande maioria dos pais no afã da proteção só querem o melhor para os filhos, só querem evitar erros que podem prejudicar ou atrasar um futuro melhor.
É próprio da juventude pensar que já podem agir por conta própria, às vezes isto é verdade, mesmo que cometam erros. Assim como é verdade que dos erros se tira boas lições. Acontece, também, que é próprio da juventude questionar e não refletir. Questionar é muito bom, porém refletir sobre o questionamento é melhor ainda. É através de uma boa reflexão que se consegue tirar lições do passado, tanto dos acertos como dos erros, para aplicar no presente e evitar erros no futuro.
Hoje, mais do que nunca, a guerra pela sobrevivência está ferrenha. Não se pode dispensar oportunidades, porque o concorrente está ao nosso lado ou logo atrás. Quando a oportunidade é conseqüência da capacidade, novas oportunidades poderão surgir em virtude da capacidade.
Entretanto, como estamos vivendo na era do mundo global, na era do mundo virtual, a localização de concorrentes com capacidade idêntica ou com capacidade para imitar, copiar é muito maior e as boas oportunidades poderão nunca mais surgir para determinados lutadores da vida.
Aqui, agora vai um pouco do que se poderia dizer: conselho. O que vou dizer, espero que sirva de reflexão, não só para o momento, mas para todos os dias, para toda a vida.
Você que é adolescente, está numa idade que deve pensar sobre o que pretende para o futuro. Talvez, até já tenha alguma experiência de como é feroz a luta pela sobrevivência. Portanto está na hora de traçar uma META a alcançar. Montar estratégias para conseguir a META e lutar com tenacidade para realizar o empreendimento, de preferência com o apoio das pessoas queridas, mas se não obtiver o apoio dos entes amados, antes de alterar a META, questionar e refletir. Quem está errado? É a META ou é quem não apoia? Às vezes não é a META que é difícil e sim a estratégia que não é a correta para aquela META. Corrigir estratégias para atingir a META é parte da luta por uma vida melhor, tanto no presente como no futuro. Às vezes para se conseguir uma META é preciso se remover ou contornar obstáculos. Estes obstáculos podem ser físicos ou imaginários. Os obstáculos físicos podem ser, por exemplo: uma árvore caída que impede a passagem do carro ou um próprio carro avariado, para passar você tem que contornar ou remover. É impossível remover sozinho? Não. Pode ser difícil, ma é ai que entra a capacidade, entra a estratégia. A luta pela vida é assim mesmo, cheia de dificuldades. Os obstáculos imaginários, muitas vezes, são os mais difíceis. Eles podem ser de ordem pessoal. A pessoa diz: não faço isto porque as pessoas vão pensar que estou fazendo errado. Podem ser de terceiros ou dos entes que julgamos serem queridos. A pessoa diz: não faço para não contrariar fulano. Não faço isto para não perder a amizade de sicrano.
Na guerra pela obtenção de uma META, poucos são os parceiros; alguns são os meios e os demais são os concorrentes, são os obstáculos. O ideal seria conseguir a META sem ferir opinião ou interesse de ninguém. Mas para se conseguir a META que traçamos e julgamos boa, qualquer caminho é válido. Se não ferir interesses de terceiros, ótimo. Mas se tiver que ferir, isto faz parte da guerra pela sobrevivência.
Para finalizar vamos pôr a imaginação para voar.
Hoje eu fiquei sem o café da manhã porque não tinha o dinheiro para o pão. Hoje, também, eu vi; gostei; achei bonito e aquilo passou a ser o meu ideal. Agora mesmo tracei a minha META, adquirir um avião para voar para onde quiser; quando quiser e com quem quiser.
A minha luta, a partir de hoje, é adquirir dinheiro para comprar o meu avião. Estratégia. Trabalhar nas ruas varrendo e todos os meses eu vou juntando dinheiro, além disto eu posso encontrar uma bolsa ou um pacote contendo dinheiro suficiente para comprar o meu avião. Isto pode até acontecer, mas o provável é que vou conseguir o dinheiro para comprar o pão para o café, porém nunca o meu avião. Estratégia errada. Talvez roubando seja mais rápido. É bem possível que sim, mas é provável, também que vá preso, seja condenado a sentar numa cadeira elétrica ou leve um projétil e adeus avião. Estratégia errada. Então a melhor estratégia é adquiri o dinheiro por um caminho que me dê um bom rendimento e que prejudique o menos possível os interesses dos outros. Qualquer que seja este caminho.
Quando eu estiver com o meu avião, poucos irão lembrar como adquiri o dinheiro para comprá-lo. A luz do meu sucesso, talvez estas mesmas pessoas reconheçam a razão da minha pertinácia e se tornem mais amigas, ainda.


Pedro Gomes da Silva
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui