Usina de Letras
Usina de Letras
294 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agricultura e Abastecimento Municipal: Propostas de cidadão -- 21/04/2011 - 02:20 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em 2006, de acordo com os dados do IBGE, a única lavoura permanente da Estância Balneária de Itanhaém era a de banana, com uma produção de 49.900 toneladas numa área de 2.785 hectares, resultando num valor de produção de R$12.498.000,00 .



Apesar dos números, Itanhaém não é uma cidade agrícola, mas sim turística. Todavia, investir na formação de uma central de abastecimento regional traria benefícios e investimentos para a cidade, já que dispomos de área para a construção dessa obra e muitas cidades vizinhas do Litoral Sul e Vale do Ribeira não possuem. Desta forma, devido à localização geográfica, uma sub-sede da CEAGESP na cidade de Itanhaém atenderia toda a região. A CEAGESP tem programas de cobertura e financiamento para a criação de sub-sedes regionais para o abastacimento, o que facilitaria a implantação desse projeto.



Retornando à questão das bananas, temos que de fato promover eventos e festas da banada, assim cidades produtoras de outras frutas, a promovem, com shows e atrações para marcar e atrair turistas para esta festa regional. Ano passado tivemos a festa do morango, pequena, sem atrativo... façamos em Itanhaém a "Festa da Banana" como um grande evento, como bem faz a cidade de Jarinú e sua famosa Festa do Morango, com atrações musicais durante o evento.



Outra proposta na área social que envolve agricultura e abastecimento é a criação do Mercado Popular, que deveria ser mantido pela Prefeitura, onde as famílias cadastradas com renda familiar mensal de até 2,5 salários mínimos poderiam comprar gêneros alimentícios e podutos de higiene e limpeza com descontos de em média 35%. Os pequenos podutores agropecuários na cidade, verificado o controle de qualidade, teriam preferência no fornecimento dos produtos ao Mercado do Povo, o que também garantiria melhores condições de competitividade ao produtor local.



PROPOSTAS:



1. Trazer uma central de abastecimento regional da CEAGESP para ser instalada em Itanhaém.

2. Promover anualmente uma grandiosa "Festa da Banana", com a mesma estrutura de shows trazida hoje em dia para o rodeio, com a finalidade de fixar o evento no calendário turístico nacional.

3. Implantar o Mercado Popular com desconto médio de 35% às famílias de baixa renda, incentivando também o pequeno produtor rural estabelecido na estância balneária de Itanhaém.





©Marc Fortuna — Escritor, poeta e cronista. Membro da Ordem dos Parlamentares do Brasil e da British Astronomical Association
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui