Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A ARTE POÉTICA OU A POESIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO LITERÁRIA -- 13/08/2000 - 05:47 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A ARTE POÉTICA OU A POESIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO LITERÁRIA




Jan Muá
12 de agosto de 2000



ARTE POÉTICA
O Ocidente possui tratados de Poética desde a 'Poética' de Aristóteles e da 'Epístola aos Pisões' de Horácio, na Antiguidade. Longino deu continuidade à arte poética, escrevendo um tratado sobre o Sublime. No período do neo-classicismo, a Arte Poética de Boileau dominou o século XVIII na teorização literária mas foi Hegel, no século XIX, quem iniciou o processo de uma visão modernizante da estética literária, teorizando em torno da produção literária. De Hegel para a frente, os formalistas russos fizeram corresponder 'arte poética' a 'arte literária' e fizeram uma progressiva reflexão e pesquisa sobre 'literariedade' (literaturnost).
A partir da crítica imanente do texto literário que desenvolveram, com Eikhenbaum, Tinianov e outros, a teoria da literariedade se instalou entre os teóricos da literatura contemporâneos: Rolland Barthes, Georg Gadamer,Julia Kristeva, Paul Ricoeur e outros. Em seguida, alguns teóricos como Benedetto Croce, Damaso Alonso,Tzevetan Todorov e mais tarde os estruralistas, os hermeneutas e os teóricos da Litertura elaboraram um conceito de arte poética que em nossa modernidade corresponde não apenas à teia ou à crítica da poesia mas, mais abrangentemente, a todo o texto de nível literário e artístico.

O CONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO DA POESIA EM TEMPOS DE INTERNET

O fenômeno da divulgação da Poesia tornou-se hoje mais evidente conm a Internet. Os sites especiais que se ocupam de poesia tornaram-se múltiplos e variadíssimos. Há muitas e muitas 'home pages' com quantidade enorme de poemas que se tornaram uma das formas mais usuais, e mais bem sucedidas para a divulgação da poesia. Verificamos que existem por toda a parte, a nível nacional e internacional, Clubes de Poetas, Clubes de Poesia, centro poéticos, praças de reunião para shows poéticos em frente de igrejas e de prédios públicos na França, Itália, Espanha e Portugal; há caravanas poéticas, aneis de poesia, grupos itinerantes de poesia em trem, ou em barco deslizando pelo Amazonas ou pelo Sena, em Paris. ou pelo Tejo, de Lisboa a Santarém; há encontros, seminários, círculos de leitura de poesia, espectáculos e vídeos, shows poético-musicais, foruns poéticos e mil formas de criação e divulgação dos textos e das vivências poéticas.

ESCRITA E COMPOSIÇÃO

Organizada a divulgação da Poesia deveremos atentar que também a produção poética está em alta. Muitos jovens se dedicam à poesia, tentam aprender a escrever bem e a se precouparem com os caminhos da escrita em geral Alguns nos procuram e pedem uma explicação sobre a arte da poesia.
Quandio se fala de compor poesia, a primeira idéia que temos é que de fato, nós trabalhamos com uma idéia ocidental de poesia. Nessa noção abrangemos não apenas os conceitos e as formas clásscias através das quais a poesia se tem apresentado, mas referimo-nos também a todas as formas, clássicas, modernistas, simbolistas, realistas, românticas, surrealistas e vanguardistas, que nos oferecem um interessante debate.
Quando se fala em caminhos da escrita, sublinhamos que o primeiro caminho com que um poeta deve preocupar-se é o de não perder sua identidade. Por outras palavras, ele deve procurar manter e preservar sua forma pessoal e original de escrever. O jeito de escrever e de estar no mundo é o ponto de partida indispensável para a escrita de poesia. Esse jeito individual garante o aperfeiçoamento, o estilo próprio, a visão de mundo a seu jeito, e também a maneira reflexiva de se colocar perante as coisas.

NORMAS MÍNIMAS DE COMPOSIÇÃO

Para conseguir um êxito na comunidade dos escritores e na sociedade, o escritor deverá escolher para si algumas normas mínimas de composição. Esss normas começam pelos manuais de redação, passam pelos livros estilística, passam pela leitura de textos dos mestres, pasddam pela gramática e por longos exercícios de experimentação, até chegar a uma certa maturidade. Vamos dizer que um poema se constrói como quem constrói uma vivenda ou como quem faz uma nave para viajar...

A POESIA COMO FORMA LITERÁRIA DE COMUNICAÇÃO

A escrita não é eswencialmente uma forma de expressão, ela tem si, com forma natural a natureza da ciomunicação Colocado entre as formas discursivas letradas, a poesia é ua forma nobre de comunicação. Com sua escrita, o escritor e coordenador zela para que a crítica seja motivada para avaliar os tipos de poesia que se produzem.

A CONSTRUÇÃO POÉTICA, O USO E O ABUSO DA PALAVRA

O Poema tem sua forma espec+ifica de ser construído, mesmo quando não há uma norma específica de escrbver ooesia. Os escritor tem de se esmerar em preprar bem o ambiente e basear-se na escolha dos materiais de construção Em sweguida deve aplicar sua sensibilidadfe, sua personalidade para produzir um texto com beleza e atualidade. O poeta deverá ter senbilidade para sentir a realidade, para combinar a palavra com imagens, e levá-las em ordem à percepção e associaçãode imagens,

O SEGREDO DE CADA POETA É SENTIR O ESTILO LITERÁRIO COMO SEGREDO DE CADA UM

Desde Buffon que ouvimos dizer que o escritor é avaliado por seu estilo. Assim, podemos verificar que o estilo é uma verdade patente nos exemplos literários maiores da literatura universal. Machado de Assis e Eça de Queirós são dois engenheiros da palavra em língua portuguesa. Entender o estilo e programar-se para atingir um autônomo ritmo estilístico, deveria ser a preocupação principal de todos os poetas em sua ascensão para a melhor exprerssão poética.. Não basta ecever. Não basta também acumular palavras ou até associá-las corretamente em termos de escrita gramatical correta. Há que dar-lhe um cunho literário.

ESCREVER É UMA TÉCNICA, UMA ARTE E UM SEGREDO PESSOAL

Para apoiarmos o que estamos afirmando, diremos que escrever é um segredo que como toda a arte exige sensibiliadde e conhecimento. Para se alcançar um bom nível na escrita, tenmos dois caminhos. Ou partimos para a arte da escrita primitivca e ingênua ou vamos aprender bem as regras da arte convencional, erudita e técnica, para procurarmos avançar no aperfeiçoamento da nossa própria escrita. Em relação aos dois caminhos, eu diria que se alguém quisesse seguir o caminho da poesia ingènua só deveria insistir se ele se achasse ou se fosse realmenteb um gênio, capaz de saber condensar em poucas palavras e poucos versos o gêneio inpirado da vade espontânea e conseguisse encantar pela forma genial, acima dos padrões retóricos normais que a escola ensina e impõe.
O escritor comum, inserido numa sociedade integrada, começa a estudar as formas de conhecimento como sócias do conhecimento e uma civilização. A partir daí ele desenvolve seus primeiros ensaios, suas primeiras experimentações, treinamentos e experiências de leitura de outros textos e de iniciação no sistema de criação, divulgação e consumo de seus textos.

O CAMINHO DA ESCRITA ABRE-SE CAMINHANDO

A escrita explica-se melhor em sua genética quando descobrimos que ela nasce do exercício. Ou, como diza um velho guerreiro da vida e da escrita, a escrita aprende-se escrevendo, como o caminho se abre na nossa frente, caminhando. É claro que todo o segredo da escrita estará na sábia manipulação da palavra. Neste processo há coisas aprendidas na escola, outras aprendidas em leitura particular em livros especializados, há coisas colhidas na leitura dos livros dos grandes mestres que são modelos de escrita. Lendo, aprendemos que o jogo da palavra é essencial na escrita. È como se tudo soubéssemos: O léxico, a gramática, a morfologia, a sintaxe, as figuras da linguagem...E quiséssemos treinar e ver onde chegava nossa forma de entender o mundo pela nossa linguagem. As palavras, neste jogo, ora se auto-definem, ora se iluninam, ora se aprersentam como peças de xadrez. A Escrita ´+e todo este segredo de posição, de t+ecnica, de jeitom, de insopiração, de sorte e de ciontextualização Perceber que saber jogar e combinar as opalavras é todo o segredo, quem for na gfrente e entender cinseguir praticar, este é um bom candidato a se consegrar com bvom poeta ou bom escritor. Na poesia, a mensagem e a forma literária, na riqueza e na original forma de combinar as palavras em direção a uma profunda exporesão, será o supremo segredo de uma poesia bem sucedida...

ESPONTANEIDADE, NORMATIZAÇÃO E TALENTO

Fica claro que a escrita não deve ser automatizxada e aprendida de uma forma mecânica. Ela certamente terá de atender a uma certa normatização embora lhe seja indispensável uma enorme dose de criatividade e de transgressões....Tudo isso que transborda da norma chama-se talento...

POESIA É SELEÇÃO, TOQUE, LEVEZA E PROFUNDIDADE

Os poetas jovens pouco a pouco irão entendendo que a poesia não é um simples acúmulo de palavras nem é um simples prosaísmo, mesmo que gramaticalmente correto. Poesia é toque, é seleção, é leveza e profundidade. Perseguir a essência da profundidade humana e conseguir defini-lo e trazê-lo à nosa tela com uma palavra imbuída de arte literária, é todo o objetivo do bom poeta. Saber dizer, saber pintar, saber descrever dentro de uma arquitetura que cria imagens e que consegue produzir com ritmo uma força de emoções...é poesia

LER OS MESTRES DA POESIA É FUNDAMENTAL

É claro que quem escreve poesia é alfabetizado. Além de alfabetizado, o poeta insere-se num contexto de cultura e de tradição literária. Sua inserção no sistema, sua forma de tentar progredir e acessar os processos de composição e de exopressão, obrigam o poeta a se informar dentro do sistema. Ele entenderá que para bem treinar na linguística e na norma brasileira da Língua portuguesa, vai ter de ler os mestres da língua, analisar suas obras, analisar sua linguagem...Terá de estudar as imagens literárias dos textos, a arte combinatória das palavras, os jogos da escritas, as metáforas, as figuras da linguagem
Tudo isto faz parte do equipamento técnico para ser ajuntado ao equipamento genético.

CIRCULOS DE LEITURA E DEBATE

Aprendemos que a evolução na escrita se dá através da frequència do candidato ou aspirante ao domínio da poesia aos textos dos mestres e ao exerfício da escrita. Há uma diferença de poeta para poeta. Nos processos de composição, na linguagem e na intencionalidade estética. O vocabulário ou léxico entra neste estudo. Como dissemos, o segredo da poesia é combinar palavras em alto estilo, é encontrar imagens para metaforizar a realidade que tentamos transmitir através da escrita. O poeta caminha por trilhas de segredo da palavra. Ele vai aprender a encadear versos e estrofes, gêneros e sub-gêneros Nem toda a poesia é romântica. Tenmos além da lírica, a poesia epopeica e a poesia dramática. Escrever poesia é armar uma grande festa. É como preparar uma festa para namorada, com a antecipada ciência de saber como trat´+a-la A palavra tem de ser situad, tratada, colocada num caminho, num sentido, num horizonte, gentil, educada, social. Ela ser´+a doce, meiga, amiga, conselheira, humana...mas poderá mudar de tom se tiver de ser trágica, dramática, epopeica...O poeta fará sua palavra uma palavra lieterária ou artística, uma palavra de compromisso com a vida e com a socieadde.

A POESIA É ESSENCIALMENTE EXPRESSÃO

Esta é uma das novidaedes da midernidade. No mundo classíco tudo era visto pela ordem, pela medida e pela harmonkja....Embora todos gostemos de oparz e tranquiklidade sabemos que escrever poesia hoje significa ter os olhos bem abertos psicanliticamente pela necessidade de o sujeito escritor de poesia ter necessodade de se confrontar ciom a realidade. Neste confronto coma reealiaded, o poeta entebnderá, com sua experiência, que todos os vôos são vãos, se não houver o vôo da lingaugem. A palavra anasceu para exporessar, para dizeer, para significar... Enetão grande segredo de um poeta ao referir-se a uma realidade é obter o n´+ivel de uma expressão artística em níveis que prendam a atenção de seus leitores. Para este nívekl de expressão...vamos maismuma vez conferir como era a poesai de Camões, de Gregóriom de Matos, de Bocage, de Garrett, de Antero de Quental, de Fernando Pessoa, de Mário de Sá-carneiro, de ASlmada Negreiros, de Flobela Espanca, de Drummond, de Vinicius de Moraes...

A POESIA É UMA FORMA DE ACESSO AO MUNDO DA EXPRESSÃO VERBAL E SEMIÓTICA

A Poesia gerará o poeta..educará o Poeta...redimirá o Poeta, se ele, na verdade, for sensível... Aconselha-se a que ninguém corra para fazer um poema...ou para produzir A produção deve ser tranquila. Importante é que alguém pense em produzir com calma uma peça boa, talvez exemplar. É um bom caminho par a um poeta ser considerado um bom poeta. Haverá um tempo em que alguém vai dizer que fulano produziu muitos poemas mas nenhuma poesia...Poesía é apenas uma produção. Antes de ser boa ou má, o poema é produção...Quando descobrimos a qualidade, esse poema passa a ser poesia, que é aquela dimensão literária que faz dela uma linguagem artistica.

UM CÓDIGO RETÓRICO ADEQUADO DÁ SUCESSO EM POESIA

Os antigos chamavam à Retórica 'a arte de bem dizer'. Assim nos lembra o grande poeta romano Cícero. Devenmos lembrar que sendo a poesia apresentada através da palavra e dentro de um código retórico destinado a significar e a dizer, o tom da boa poesia sobe quando a retórica é boa ou impecável... Além do poema, o poeta deve esforçar-se por colocar sempre uma bela poesia online....Quando se sentar para escrever um poema, o Poeta sempre deve lembrar-se que é como se estivesse esperando para tomar um trem...Neste sentido: junto à linha, pára,olha e escuta... a energia propulsora da máquina a vapor anunciava no tempo da Maria Fumaça a solene chegada do trem...Ao escrever o poema, o artista deve colocar todos os seus sentidos alerta...Quando estiver inteiramente alerta, deve concentrar-se e só depois vai tentar escrever com arte a mensagem que lhe irá nascer no espírito.
Escrever poesia é uma arte poética...arte poética porque é uma atividade artística...E a Literatura, também pela poessia, é uma Arte,..


João Ferreira
Brasília 12 de agosto de 2000



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 5265 vezesFale com o autor