Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O PRESIDENTE NÀO OUVE -- 15/07/2000 - 18:54 (Luiz Torres da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PRESIDENTE . . . . não ouve o que eles dizem ! !

Disse o Ministro da Saúde: “ Espero que isso nos ajude “- referindo-se à relação da OMS – publicada no C.B.21/06/00), na qual o Brasil se situa como ante-penúltimo classificado no atendimento à saúde, ficando à frente, apenas , de dois países que não são maiores do que a capital paulista.

O desabafo do Ministro espelhava situação que sua Pasta não pode e não consegue resolver, justificando-se com o registro de falhas do governo, como:

1) Desigualdade da distribuição de rendas – que eleva a margem da pobreza
2) A semi paralisação dos investimentos em saneamento, e
3) A clara insuficiência dos orçamentos da saúde.

Segue seu desabafo com um arrazoado óbvio, dispensável e inalterável no atual governo – mas do qual participa, como titular da Saúde, embora confessando ignorar o que seja vírus, bacilo ou protozoário. Provavelmente o Ministro da Saúde perderia o “vossa excelência” que tanto gosta, após essas declarações. Reconhecer a vexatória posição do Brasil no “ranking” internacional e atestar a ineficiência, a incompetência e o desinteresse do governo com sua política social , noutros tempos já teria ouvido o “ T ê j e n a R u a ” !

Dizer que o S U S é aplaudido por 80 % dos usuários pesquisados nada prova nem impressiona. Ouviram dez enfermos na fila de um hospital público desativado e o resultado não podia ser outro. dois morreram e os restantes, na esperança de serem atendidos, aprovaram tudo que lhes foi insinuado.. Não ouviram os que estiveram na fila há meses porque, por determinação da lei que não permite permanência maior do que vinte minutos em fila para cada paciente, tiveram de sarar de seus males. A saúde no Brasil – graças à conclusão alienígena vai muito bem, se compararmos a Bolívia e o Vanuato O problema é como tronco de árvore daninha: nem S E R R A corta ! !

De outra parte vem um cidadão condecorado por relevantes serviços prestados ao País e, sem cerimônia, diz que o nosso Presidente MENTE atribuindo ao FMI a exigência de cortes nos programas sociais. Mentira, por saber que ”os agentes do órgão são instruídos expressamente para preservar os recursos destinados à proteção social e à criação de empregos”. Dizer isso de um Presidente que somente para pagar ao Fundo desse mesmo senhor Camdessus tirou do “social ”200 bilhões de dólares, em sessenta meses ?. O Fundo não admite réplica !!

Como não diz nada mesmo, não falta quem lhe puxe o tapete em cerimônia oficial para lançar Plano de Segurança Pública, esclarecendo que uma tal de Lei Fiscal não o endossará, por não constar verbas para isso nas dotações vigentes. Também nada dirá, como não disse no “affair ” Markus /Sidam (ou coisa parecida),assim como nada dirá sobre “ seu não” amigo de dezeseis anos de assessoria e principal secretário nesses seis de palácio !! Nada diz por “ Lau'lapso ” de memória.

Também ficará calado, sem reações, sobre os dados publicados por um general sobre a dívida externa e interna de mais de um trilhão de dólares, sendo esta última muitas vezes maior que a primeira; pagamento de juros médios de quase cento e dez bilhões ano e a necessidade de recursos para financiamento da balança de pagamentos elevada de 86 para 286 bilhões em quinze meses ! Teria o que dizer ? Ao general se “reserva”o direito de não ter ouvido !!

Ficar mudo quando seu Adjunto – acumulando o ministério da fazenda, declara que o salário mínimo é razoável porque “dá para comprar uma cesta básica e ainda sobrar vinte reais”, não soa como sarcástica crítica ao próprio chefe ?’Talvez seja mesmo melhor calar-se do que concordar com o Pelé, reconhecendo que o “ Brasil cansou de tanta sujeira ” ! ! Calar-se, por não poder rir pela lei sobre as filas ? E a da segurança pública, acabando com os “escurinhos” tão benquistos e cobiçados pelo povo e pelos “mal intencionados “ ?

Reconheçamos a sabedoria e a precaução de nosso ilustre Presidente: “em boca fechada não entra mosquito “ ! ! !”
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui