Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O livro "Encontro com os Ancestrais" -- 24/04/2000 - 23:29 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCLARECIMENTOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DO LIVRO 'ENCONTRO COM OS ANCESTRAIS'

O termo família, utilizado sem qualquer outra qualificação, designa habitualmente um grupo social que compreende, no mínimo, um homem e uma mulher unidos por laços socialmente reconhecidos e mais ou menos duradouros e um ou vários filhos nascidos desta união ou adotados.

A família pode ser:

a) elementar, nuclear ou restrita - quando formada essencialmente por um homem, sua esposa e seus filhos;

b) extensa - que resulta da extensão, no tempo e por intermédio dos laços da união de um homem e de uma mulher, das relações entre pais e filhos.

O livro 'Encontro com os Ancestrais', que cuida da família extensa, contém todos os elementos obtidos pelo autor em sua pesquisa a propósito da Família Carrano. Nele estão registrados, também, alguns dados disponíveis a respeito de parentes afins - principalmente os que ingressaram no grupo familiar através da união com um de seus membros - e de quatro pessoas ilustres citadas no corpo deste livro ou que se relacionaram, de uma forma ou outra, com membros do Clã (Francisco Buarque de Holanda, Carlos Drummond de Andrade, Milton Soares Campos e João Camilo Pena).

Na ocasião em que o Brasil prepara-se para comemorar o quinto centenário de seu descobrimento, o autor procurou, também, transmitir informações sobre os fatos da história do país que contaram com a participação de membros da Família Carrano ou de seus parentes (principalmente os antepassados).

No registro de quinze gerações do Clã (Capítulo VII), foi adotado o sistema português moderno para descrição de descendentes, recomendado pela ASBRAP- Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (1) e pelo Instituto Genealógico Brasileiro - IGB (2).

Assim, o tronco da Família (Francesco Carrano) tem o parágrafo (§) 1 e o número I (em algarismo romano). Os seus filhos, relacionados em seqüencial, são indicados com o número II (entre parênteses), que revela a geração a que pertencem. O nome de cada filho é precedido, ainda, por número em algarismo arábico que revela, sempre que possível, a sua ordem de nascimento em relação aos irmãos.

Os descendentes são citados no mesmo parágrafo do pai, remetendo-se para outro parágrafo os que possuem filhos. Os enteados também são mencionados, mas sem o registro de sua descendência.

Os nomes do tronco da Família e das pessoas que dele descendem, assim como os de seus cônjuges, são apresentados com letras maiúsculas.

Nas árvores de costado (3) constantes dos Capítulos IX a LI, limitadas em quinze gerações, o nº 1 é atribuído à pessoa em quem se inicia a descrição dos ascendentes. Para descobrir o pai de um dos citados, multiplica-se o seu número por dois, adicionando-se 1 ao produto encontrado com vistas ao conhecimento do nome da mãe. Desta forma, os pais do nº 1 são o nº 2 e o nº 3 e os do nº 3 são o nº 6 e o nº 7.

Quanto às mulheres, foi registrado, sempre que possível, o seu nome de solteira. No caso de registro do nome de casada, o fato é apontado entre parênteses.

Os topônimos e antropônimos são consignados de acordo com a nossa atual ortografia. Exemplos: é encontrado Luís, no lugar de Luiz; Raquel, no lugar de Rachel; Ana, no lugar de Anna; Afonso, no lugar de Affonso; Rafael, no lugar de Raphael; Neto, no lugar de Netto; Rute no lugar de Ruth e Vilela, no lugar de Villela.

Procurou-se, também, uniformizar a grafia dos sobrenomes portugueses. Assim, usamos Rezende (tanto para Resende como para Rezende), Correia (para Corrêa e Correia), Gouveia (para Gouvêa e Gouveia), Sousa (para Souza e Sousa), Menezes (para Meneses e Menezes), Bitencourt (para Betencourt, Bittencourt, Betancourt, Bitencourt, etc.), Cavalcanti (para Cavalcante e Cavalcanti).

No tocante aos nomes próprios estrangeiros, evitou-se o seu aportuguesamento, exceto nos casos em que o titular optou por traduzi-lo quando veio para o Brasil, como ocorreu, por exemplo, com Nicola Carrano (Nicolau Carrano), Carlo Michele Carrano (Carlos Miguel Carrano) e Franz Anthon Reiff (Francisco Antônio Reiff).

O significado de todas as abreviaturas mencionadas no livro está contido no início da obra.

As observações, notas e referências encontram-se no final de cada Capítulo. As expressões e textos em língua estrangeira são assinalados em itálico e acompanhados, quando julgado conveniente, da tradução para o português.

Foram considerados, nesta obra, os dados colhidos junto a fontes idôneas e arquivos públicos e privados, bem como os constantes de documentos oficiais, livros e outras publicações, levando em conta sempre, mesmo no caso de casal que eventualmente tenha registrado como seu um filho de terceiros, as informações encontradas nos cartórios de registro civil.

As fontes arquivísticas e bibliográficas estão contidas no capítulo ou na parte final do livro. Procuramos, assim, seguir a seguinte orientação do Cardeal Gonzales, constante de sua História da Filosofia e transcrita na página 208 do primeiro volume do Anuário Genealógico Brasileiro:

Ninguém pode arrogar-se o direito de ser acreditado sob sua palavra; por isso, nos trabalhos históricos se faz necessária toda sorte de erudição bibliográfica. E não alegar textos e citações, sempre que se possa fazê-lo, é desconhecer a própria condição e natureza daqueles trabalhos e as exigências da crítica contemporânea.

Os índices onomásticos foram elaborados com observância da ordem alfabética (desconsideradas as preposições, artigos, conectivos, etc.), permitindo ao leitor localizar as páginas onde são citados topônimos, antropônimos, órgãos e entidades e dados ou fatos históricos.

Quanto à documentação fotográfica, foram colocadas no livro algumas fotos que o autor tinha à sua disposição. Elas mostram as cidades de Recreio (MG) e Tramútola (Itália) e a loja Carrano de Nova Iorque (U.S.A.) e representantes de seis gerações da Família Carrano, como os irmãos Carlo Michele e Nicola Carrano; José Carrano y Segóvia (filho de Carlo Michele Carrano); José e Antonieta Carrano (filhos de Nicola Carrano); Edson, Otacília, Odívia, Jopson, Eni, Hudson, Neli e Gilson Carrano (filhos de José Carrano); Moacir Carrano Gouveia (filho de Antonieta Carrano); Edson Carrano Filho e Gladston, José Ernane e Marco Aurélio Carrano (filhos de Edson Carrano); José, Luís, Maria Patrocínia, Maria Emília, Paulo, Maurício, Pedro Wilson e Daniel Carrano Albuquerque (filhos de Odívia Carrano), Hudson Carrano Filho e Gláucia, Guilherme, e Maria Luísa Carrano (filhos de Hudson Carrano); Pedro Henrique, Wilson Luís e Ana Lúcia Esteves Albuquerque (filhos de Pedro Wilson Carrano Albuquerque); George Edgar Brown (filho de Gláucia Carrano); Alexandre Melo de Albuquerque (filho de Pedro Henrique Esteves Albuquerque); Luís Guilherme Marques de Albuquerque (filho de Wilson Luís Esteves Albuquerque) e Ana Luísa de Albuquerque Borges (filha de Ana Lúcia Esteves Albuquerque). Também foram incluídas nesta obra fotos de algumas pessoas pertencentes a grupos familiares ligados aos Carranos.

Era idéia do autor registrar as causas conhecidas das mortes de membros da Família, considerando a opinião de respeitados médicos de que tudo o que aconteceu com os antepassados serve de pista concreta para diagnosticar e tratar pacientes. Entretanto, isso não foi feito, considerando a ponderação da Dra. Cinthya Waters, mencionada em artigo publicado na edição da revista Veja de 21 de junho de 1995:

Você e a sua família podem beneficiar-se grandemente das descobertas embutidas na história de saúde de seu clã, mas elas devem ser tratadas como número de seu cartão de crédito, confidencialmente. O potencial discriminatório dessas informações é muito grande. Nenhuma empresa contrataria uma pessoa com grande probabilidade de ter enfarte precoce ou um câncer no cérebro antes dos 55 anos.

A propósito, o jornal Folha de São Paulo, em sua edição de 25 de outubro de 1996, divulga os resultados de pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown e pela Aliança dos Grupos de Apoio Genético - instituições norte americanas -, os quais revelam haver nas empresas de seguro-saúde e de seguro de vida, bem como nos departamentos de pessoal de outros empregadores, discriminação contra as pessoas pertencentes a famílias com risco de doenças genéticas.

Finalmente, vale registrar que o citado trabalho, como as demais publicações sobre Genealogia, deve conter erros e omissões, motivo por que está sujeito a retificações e acréscimos, bem recebidos pelo autor (endereço: SHIS- QI 17- Conjunto 1- Casa 17. Lago Sul. CEP 71645-010. Brasília - DF) com vistas à sua utilização em uma nova obra ou em eventual reedição do 'Encontro com os Ancestrais'. Para isso, nas últimas páginas do livro há formulários que poderão ser xerocopiados e preenchidos pelos leitores.

Eis um resumo do conteúdo do livro:

CAPA

- A capa proposta mostra prédio em Recreio (MG), já demolido, onde residiram representantes de quatro gerações da Família Carrano.

CAPÍTULO I

- Esclarecimentos para melhor compreensão do texto;
- Abrangência do trabalho;
- Metodologia utilizada para confecção e entendimento das árvores genealógicas e de costado;
- Explicações sobre os índices, fontes arquivísticas e bibliográficas, documentação fotográfica, notas explicativas e formulários para preenchimento;
- Motivos por que o autor omitiu as causas conhecidas das mortes dos membros da Família Carrano mencionados na obra;

CAPÍTULO II

- Considerações sobre a Genealogia, inclusive sobre a origem e significado do vocábulo;
- Relacionamento da Genealogia com a Religião (registros bíblicos, relações com o Judaísmo, Catolicismo, Igreja Mórmon, Espiritismo, etc.);
- Importância da Genealogia para o estudo da História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Estatística, Direito, Economia, Biologia (principalmente na área da Genética), Medicina, Política e Literatura;
- A Genealogia como instrumento de fortalecimento da unidade nacional;
- Informações sobre o processo de obtenção de dados genealógicos (pesquisa genealógica);
- A importância que a Genealogia pode ter no dia a dia das pessoas, havendo menção a entrevista do autor ao 'Fantástico', programa da TV Globo, sobre direitos não utilizados de descendentes de súditos do Eixo;
- Comentários sobre a má utilização da Genealogia (privilégios da nobreza, perseguição aos judeus pela inquisição e pelos nazistas, vaidade, etc.);
- Repercussão de notícia publicada na 'GAZETA MERCANTIL' sobre o trabalho ora submetido à essa Produção;
- Depoimentos sobre a Genealogia de diversos historiadores e figuras de relevo na arte, política e ciência, como, por exemplo, Carl Jung, Álvaro Moreira, Carlos Lacerda, Câmara Cascudo, Marguerite Yourcemar, Capistrano de Abreu, Alexandre Herculano, Júlio Dantas, Anatole France, Cecília Meireles, Nelson Werneck Sodré, Goethe, Gilberto Freire, Pedro Calmon, Alfredo Taunay, Winston Churchill, Tancredo Neves, Padre Antônio Vieira, José de Alencar, Américo Jacobina Lacombe, Júlio de Castilho, Camões, Rui Barbosa, Emerson, João Camilo de Oliveira Torres, Camilo Castelo Branco, Alkmim, Pedro Nava e Getúlio Vargas;

CAPÍTULO III

- História da Heráldica;
- Significado dos elementos contidos nos brasões;
- Importância do estudo dos brasões;
- Brasão da Família Carrano;

CAPÍTULO IV

- História dos sobrenomes;
- Origem e significado dos apelidos;
- O antropônimo Carrano;

CAPÍTULO V

- História e Geografia da Itália, o berço da Família Carrano;
- Comentários sobre a comunidade (Tramútola), a Província (Potenza) e a região (Basilicata) da Itália de onde vieram os Carranos;

CAPÍTULO VI

- A imigração italiana no Brasil;
- A vinda dos Carranos para o nosso País;

CAPÍTULO VII

- Árvore genealógica com o registro de quinze gerações da Família Carrano;
- Dados sobre vários membros do Clã, inclusive a respeito do autor (página 121);
- Documentos interessantes para o estudo da Família;

CAPÍTULO VIII

- Informações sobre outros troncos da Família Carrano, no Brasil e no Exterior;
- Árvore genealógica dos Carranos do Paraná;

CAPÍTULO IX

- Árvore de costado de Chico Buarque (parente de membros da Família Carrano);
- Dados sobre os antepassados do compositor, entre os quais se encontram os seguintes:
- o intelectual Sérgio Buarque de Holanda;
- José Cesário de Faria Alvim, o primeiro Governador do Estado de Minas Gerais;
- o Senador (por São Paulo) Álvaro Augusto da Costa Carvalho (genro do Presidente Rodrigues Alves);
- Antônio Januário Carneiro (fundador do Município de Ubá, MG);
- Ana Cabral da Câmara (a primeira mulher a ter o direito de padroado no Reino de Portugal);
- João Maurício Wanderley (colaborou com a repressão ao Quilombo dos Palmares);
- Miguel Moniz Barreto (condenado a 10 anos de degredo em Angola);
- Kaspar von der Ley (mercenário alemão que serviu às tropas holandesas no Brasil, aderindo aos defensores do território brasileiro por simpatizar-se com o movimento de libertação pernambucano);
- Clemente da Rocha Barbosa (que participou da guerra contra os holandeses);
- Rodrigo de Barros Pimentel (que combateu índios e auxiliou Domingos Jorge Velho nos combates contra o Quilombo dos Palmares);
- João Batista Accioli (participou da guerra contra os holandeses e das Batalhas dos Guararapes);
- Jean de Lannes (francês, foi um dos povoadores do Rio de Janeiro, RJ);
- Manoel de Barros Maduro (foi Capitão de Infantaria na guerra contra os holandeses);
- Domingos Velho Cabral (bandeirante);
- Francisco de Abreu da Costa Dória (decapitado por ter ordenado a morte de sua mulher);
- Marcos de Bitencourt (que atuou na defesa dos engenhos ameaçados pelos holandeses);
- João Paes Velho Barreto (considerado, em sua época, o homem mais rico de Pernambuco, prestou relevantes serviços na colonização da Paraíba e do Rio Grande do Norte;
- Duarte de Sá Lima (que viajava na nau Santa Clara, que naufragou junto à costa da Bahia, tendo conseguido sobreviver agarrado a um pedaço de madeira);
- Custódio Nunes (judaizante);
- Bartolomeu de Vasconcelos (chamado de 'o Má Pele' por ter ajudado o pai a matar Francisco de Barbuda);
- Arnal van Holand (holandês que acompanhou Duarte Coelho quando este veio para o Brasil);
- Christoph Linz (alemão, foi o povoador de Porto Calvo, após manter lutas contra os índios potiguares);
- Jerônimo de Albuquerque (que veio para o Brasil com seu cunhado Duarte Coelho; preso pelos tabajaras, livrou-se da morte graças a Muíra Ubi, filha do morubixaba, que teve com Jerônimo 8 filhos e passou a chamar-se Maria do Espírito Santo Arcoverde após ser batizada; teve, pelo menos, 34 filhos com várias mulheres, daí ser denominado 'Adão Pernambucano');
- Manoel da Costa Cabral (parente de Pedro Álvares Cabral);
- Francisco da Costa (muito rico, era sobrinho do Governador Duarte da Costa);
- Mateus Lopes Franco (acusado de heresia, foi preso e remetido a Portugal; perdoado, engajou-se na guerra contra os holandeses);
- Sebastião Cavalo de Carvalho (que foi Ouvidor na cidade da Bahia);
- Filippo Cavalcanti (italiano que fugiu para Portugal, e posteriormente para o Brasil, por ter participado de conspiração frustrada contra o Duque Cosme de Médicis; participou de lutas contra os nativos e foi acusado, junto ao Santo Ofício, de ter cometido o crime de sodomia);
- Brás Barbalho Feio (um dos primeiros povoadores de Pernambuco);
- Cornélio Darsan (teve seus bens confiscados por causa de pena de excomunhão contra ele lançada pelos jesuítas);
- João Rodrigues Palha (um dos primeiros povoadores de Salvador, BA; pai do Frei Vicente de Salvador, o autor da primeira História do Brasil);
- Pedro Nunes (cristão-novo);
- João de Albuquerque, o 'Azeite' (que matou a mulher, tendo sido, em função disso, degolado em praça pública);
- Jorge de Melo (Bispo da Guarda, em Portugal; assistiu, em Roma, o Cardeal Jorge da Costa, conhecido por 'Cardeal Alpedrinha');
- João Gonçalves da Câmara, o Zarco (considerado o descobridor da Ilha da Madeira);
- Martim Fernandes Tenório de Aguilar (que era de linhagem hebréia);
- Froilo de Vasconcelos (bisneto de Bartolomeu Perestrello, sogro de Cristóvão Colombo);
- João de Figueiredo Mascarenhas (guerreou contra os gentios, que o apelidaram de 'o Buatucá', ou cobra caçadora; veio para o Brasil com Tomé de Sousa; foi testamenteiro de Caramuru);
- Lourenço de Figueiredo Magalhães (que fugiu para o Brasil na época da fundação da Bahia, por ter matado um cônego seu parente em Portugal);
- Apolônia Álvares (irmã de Madalena Álvares, a primeira mulher brasileira que aprendeu a ler e a escrever, tendo se empenhado, ainda, na emancipação dos escravos);
- Mécia Lobo de Mendonça Almeida (uma das três irmãs órfãs enviadas ao Brasil por Dona Catarina, Rainha de Portugal, para casamento com pessoas ilustres da terra);
- Diogo Álvares Correia (o lendário Caramuru);
- Uma mulata ou escrava mourisca (avó do Padre Antônio Vieira);
- Cristóvão Vieira Ravasco (pai do Pe. Antônio Vieira).

CAPÍTULO X

- Árvore de costado de Luís Paulo Veloso Lucas (atual Prefeito Municipal de Vitória, ES);
- Dados sobre os antepassados de Luís Paulo, inclusive os seguintes:
- Maria José dos Santos Veloso (atual Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo);
- Luís Manoel Veloso (sogro de Artur Carlos Gerhardt Santos, ex-Governador do Espírito Santo);
- Antônio Luís dos Santos (pai do Conde Correia de Araújo, que foi Presidente da Província de Pernambuco);
- Gervásio Pires Ferreira (participou de forma relevante da Revolução de Pernambuco de 1817, em que foram condenados à morte e executados vários de seus companheiros, entre os quais o Padre Roma e o Frei Miguelinho);

CAPÍTULO XI

- Árvore de costado de Lysâneas Dias Maciel (que foi Constituinte de 1988);
- Dados sobre os antepassados do político, inclusive os seguintes:
- Barão de Araguari (pai de Olegário Maciel, que foi Presidente da Província de Minas Gerais);
- Manoel Francisco da Silva Capanema (ancestral de Gustavo Capanema, que foi Governador de Minas Gerais);
- Gonçalo Pires Bicudo (bandeirante);
- Garcia Rodrigues Velho (tomou parte em várias entradas ao sertão e muito se salientou na luta entre os Pires e Camargos);
- Manoel Pires (participou de entradas em direção ao sul do Brasil e de bandeira de seu genro Antônio Raposo Tavares);
- Geraldo Betting (alemão que construiu engenhos de ferro em São Paulo e participou de várias entradas);
- Antônio Bicudo Carneiro (participou de entradas ao sertão brasileiro);
- Gaspar Fernandes (bandeirante, participou de operações de captura e tráfico de índios);
- Garcia Rodrigues (participou das primeiras lutas contra o gentio hostil no litoral e no interior do País);
- Tibiriçá (cacique guaianá);
- João Pires (povoador de Santo André, SP);

CAPÍTULO XII

- Árvore de costado de Maria Carolina Tavolaro;
- Documentos interessantes sobre o sistema de registro paroquial italiano;
- Informações sobre os Tavolaros de São Sebastião (SP), parentes do Papa Leão XIII;

CAPÍTULO XIII

- Árvore de costado de Maria José Reiff Guimarães, descendente dos primeiros habitantes dos Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais;
- Dados sobre os antepassados de Maria José, inclusive os seguintes:
- Francisco de Paula Guimarães (irmão de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto);
- Franz Anthon Reiff (médico suíço que veio para o Brasil na década de 1820);
- Antônio dos Reis e Silva (em cuja residência D. Pedro I ficou hospedado quando de sua jornada a Minas Gerais em 1822);
- Maria Clara de Rezende (irmã de Estêvão Ribeiro de Rezende, o Marquês de Valença);
- Conrad Riegel (alfaiate alemão que veio para o Brasil em 1824, tendo como destino Nova Friburgo);
- Helena Maria e Júlia Maria da Caridade (duas das famosas três ilhoas, povoadoras de Minas Gerais e ancestrais de tradicionais famílias mineiras);
- Antônio do Vale Ribeiro (tetravô do Presidente Delfim Moreira);
- Josefa Maria de Rezende (irmã de José Rezende Costa, que tomou parte saliente na Inconfidência Mineira);
- Francisco do Rego Barros (um dos primeiros descobridores de ouro em Pitangui, MG);
- Gabriel Antunes de Campos (bandeirante);
- Francisco Cubas de Mendonça (um dos primeiros sertanistas a minerar ouro em Minas Gerais);
- Miguel de Almeida Prado (bandeirante);
- Antônio Furquim da Luz (sertanista que tomou parte nos primeiros descobrimentos de ouro em Minas Gerais);
- Francisco Xavier Pedroso (cognominado 'o Herói de Vila Rica', por ter invadido e assolado esta redução paraguaia em 1676);
- Jean Porrat (imigrante francês);
- Vittore Antonio De Castronuovo (imigrante italiano);
- João Pedroso de Moraes (caçava índios nas regiões do Sul do Brasil; foi cognominado 'Terror dos Índios');
- Gaspar Cubas (testemunhou no processo de canonização do Padre Anchieta);
- Ana Ribeiro (testemunhou no processo de canonização do Padre Anchieta);
- Amador Bueno de Ribeira (aclamado Rei em São Paulo em 1641);
- Henrique da Cunha Gago (participou da bandeira que destruiu missões jesuítas no Rio Grande do Sul);
- Pedro Afonso Duro (foi padrinho de batismo de Domingos Fernandes Calabar);
- Miguel de Almeida de Miranda (bandeirante; tomou o partido dos Pires contra os Camargos nas célebres lutas havidas entre as duas poderosas famílias paulistas);
- Zenóbio Accioli de Vasconcelos (distinguiu-se na guerra contra os holandeses; participou de expedição contra os quilombolas dos Palmares, tendo destruído mocambos e dizimado muitos de seus habitantes);
- Francisco Ribeiro (sertanista, faleceu em bandeira);
- Filippe de Ban der Borg (belga, pertencia à nobreza daquele País);
- Jerônimo Bueno (bandeirante);
- Pedro Álvares Cabral (Governador da Capitania de São Vicente e parente do homônimo que descobriu o Brasil);
- Albert Gerhard Wadda (que passou para o serviço dos pernambucanos após colaborar com os invasores holandeses);
- Jorge Moreira (Governador da Capitania de São Vicente);
- Henrique da Cunha (amigo de Martim Afonso de Sousa);
- Manoel Preto (atacou e arrasou a maioria das reduções jesuíticas do Sul do Brasil, contribuindo, apesar da violenta ação contra os indígenas e jesuítas, para a expansão do território brasileiro);
- Uma mestiça ou mameluca de nome desconhecido, escrava de Brites de Albuquerque;
- Felipe de Moura (participou de forma relevante da conquista de Pernambuco do poder do índio hostil e defesa da Capitania de ataques de piratas estrangeiros; governou Pernambuco de 1584 a 1600);
- Gonçalo Mendes Leitão (irmão do Bispo da Bahia no período de 1559 a 1572; bandeirante, comandou guerra contra índios bravos em Pernambuco);
- Frutuoso Barbosa (1º Governador da Capitania da Paraíba);
- João Ramalho (um dos primeiros povoadores do Brasil);
- Gomes da Rocha (que foi Bispo de Trípoli após sua viuvez);
- Margarida Florentz (irmã de Adriano Florentz Boyer, o Papa Adriano VI);
- Cacique Piquerobi;
- Jorge Ferreira (veio para o Brasil com Martim Afonso de Sousa em 1530; foi, por duas, vezes, Capitão-Mor da Capitania de São Vicente; em 1565, seguiu para o Rio de Janeiro, RJ, em companhia de Estácio de Sá, tomando parte na fundação da cidade; segundo Hans Staden, um de seus filhos, seu homônimo, foi devorado pelos índios tamoios);

CAPÍTULOS XIV E XV

- Árvores de costado de Lucília de Castro Barroso e de Ieda Botelho do Amaral;
- Entre os antepassados estão desbravadores da Zona da Mata Mineira;

CAPÍTULO XVI

- Árvore de costado de Franklin de Albuquerque (que ajudou Silva Jardim, propagandista da República, a escapar de atentado contra a sua vida em Angustura (MG);
- Escritura de venda de uma escrava;
- Processo de promoção a cônego de sacerdote trisavô do autor e bisavô do Dr. Milton Campos, que foi Governador de Minas Gerais;
- Caderneta com compras de José Antônio de Albuquerque, bisavô do autor, feitas no século passado;
- Testamento do Pe. Vicente Ferreira Monteiro de Castro, antepassado do autor e irmão do Barão de Leopoldina;
- Informações sobre os índios Puris (que habitaram a Zona da Mata Mineira);
- Notícias sobre a propaganda republicana em Minas Gerais;
- Dados sobre os antepassados de Franklin de Albuquerque, entre os quais podem ser citados:
- Francisco Ferreira de Sá (graduado em Cânones pela Universidade de Coimbra);
- Manoel José Monteiro de Barros (citado nos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira como Guarda-Mor das Minas de Vila Rica);
- Antônio Álvares de Castro (capturado por um corsário argelino quando vinha de Portugal para o Brasil);
- Alexandre da Cunha Matos (Guarda-Mor das Minas de Vila Rica);
- Gonçalo Lopes (financiou várias entradas ao sertão do Brasil, dentre elas a última de Fernão Dias Paes, o Caçador de Esmeraldas);
- Manoel de Paredes da Costa (de origem judaica, foi condenado a penas espirituais em processo de inquisição);
- João Gonçalves Drummond (Loco-Tenente do Donatário da Capitania de São Jorge do Ilhéus);
- John Drummond (nobre escocês; antepassado de todos os membros da Família Drummond do Brasil);

CAPÍTULO XVII

- Árvore de costado de Maria Cândida de Faria (avó do autor);
- Informações curiosas, como a descoberta do lugar do falecimento de Maria Cândida graças a sonho do autor;
- Há notas sobre antigos inventários, inclusive de Manoel Rodrigues pessoa, com dados sobre 41 escravos, inclusive 4 fugitivos;
- Carta de sesmaria concedida a Antônio de Faria Salgado, ascendente do autor;
- Anúncios de venda e aluguel de escravos e procura de escravos fugitivos publicados em jornais da época;
- Entre os antepassados de Maria Cândida de Faria encontram-se pessoas citadas no Nobiliário de Famílias de Portugal;

CAPÍTULOS XVIII E XIX

- Árvores de costado de José Carvalho de Castro e de Marília de Almeida Nobre, envolvendo famílias dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro;

CAPÍTULO XX

- Árvore de costado de Milton Campos, com dados biográficos sobre o grande político;
- Dados sobre os antepassados do ex-Governador de Minas, entre os quais podemos destacar:
- Francisco de Castro Rodrigues Campos (que foi Presidente do Tribunal de Apelação de Minas Gerais durante vários anos);
- Manoel Olímpio Soares (político mineiro que auxiliou João Pinheiro na propaganda republicana em Minas Gerais);
- Pe. Vicente Ferreira Monteiro de Castro (já referido nesta correspondência);
- Os Drummonds da Escócia;
- Caderneta com as compras de Margarida Eufrásia, avó de Milton Campos, realizadas em 1888;

CAPÍTULOS XXI E XXII

- Árvores de costado de Araci de Andrade e de Rakel Derby Oliveira Dutra. Esta última filha de Orvile Derby Araújo Dutra, que deu nome a rua em Juiz de Fora (MG);

CAPÍTULOS XXIII E XXIV

- Árvores de costado de Cláudia Gargiulo Duarte e de Conceição de Maria Serra de Oliveira;
- Relação dos Carranos com membros de famílias maranhenses;

CAPÍTULO XXV

- Árvore de costado de Antônio Carlos de Oliveira, amigo de Carlos Drummond de Andrade;
- Origens de alguns membros da Família Carrano no Rio Grande do Norte;

CAPÍTULO XXVI

- Árvore de costado do poeta Carlos Drummond de Andrade;
- Notícias sobre antepassados de Carlos Drummond, entre os quais:
- Muitos bandeirantes paulistas, como Manoel Monteiro Chassim, Gaspar de Godói Colaço (que matou Pedro de Camargo quando por ele ameaçado), Gaspar de Godói Moreira, Domingos da Silva Guimarães (primeiro Guarda-Mor das Minas da Sabarabuçu, onde extraiu grande quantidade de ouro), João de Godói Moreira e Baltazar de Godói;
- Dionísio da Costa (Governador da Capitania de Itanhaém);
- Amador Bueno de Ribeira, o Aclamado;
- Simão Machado (um dos primeiros povoadores de São Vicente (SP);
- Martim Afonso de Sousa (Donatário da Capitania de São Vicente e Governador-Mor do Mar da Índia);
- Pedro Colaço (Capitão-Mor e Governador da Capitania de São Vicente);
- Cosme Fernandes (que teria vindo para o Brasil em 1501, fugindo de acusação de crime político, na armada de André Gonçalves e Américo Vespúcio; Cosme seria o bacharel encontrado por Martim Afonso de Sousa em Cananéia, figura muito discutida pelos pesquisadores);
- João Rodrigues de Sá (que teria matado a primeira esposa, sem causa conhecida);

CAPÍTULO XXVII

- Árvore de costado de Ana Cláudia Linhares Rocha Lima;
- Entre os antepassados de Ana Cláudia relacionados encontra-se o nome do Capitão-Mor Dionísio Álvares Linhares, pentavô do Dr. José Linhares, que presidiu o Brasil após a deposição de Getúlio Vargas em 1945;

CAPÍTULOS XXVIII, XXIX, XXX E XXXI

- Árvores de costado de Maria Emília Schettini Carreiro, Sueli Sousa Santos, George Ferreira de Moraes (eleito, em 4.10.1998, Deputado Estadual de Goiás) e Mariana Moulin;

CAPÍTULO XXXII

- Árvore de costado de João Camilo Pena (que foi Ministro da Indústria e do Comércio durante cinco anos e meio);
- Dados sobre os antepassados de João Camilo Pena, a maior parte deles constantes, também, da relação de ancestrais de Chico Buarque;

CAPÍTULO XXXIII

- Árvore de costado de Antônio Lopes Esteves (sogro do autor);
- Alguns antepassados de Antônio Lopes Esteves:
- Catarina de Assunção Xavier (tia materna de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes);
- José Silveira e Sousa (pai da poetisa Bárbara Heliodora);
- Baltazar da Cunha Bueno (bandeirante paulista, esteve na região de Goiás, onde descobriu minas de ouro);
- Amador Bueno da Veiga (Cabo-Mor dos paulistas na Guerra dos Emboabas);
- Bartolomeu da Cunha Gago (participou da expedição de Fernão Dias Paes ao encalço das minas de prata da Sabarabuçu);
- João Franco Viegas (teve, no Rio de Janeiro, RJ, contrato de pesca de baleias);
- Antônio de Oliveira (foi Loco-Tenente do Donatário Martim Afonso de Sousa e Capitão-Mor Governador da Capitania de São Vicente);
- Jerônimo da Veiga (foi um dos maiores sertanistas de seu tempo);
- Amador Bueno (bandeirante que fez diversas entradas ao sertão visando à conquista de índios e pesquisa de minas);
- Antônio da Cunha Gago (pessoa muito poderosa, fez muitas entradas ao sertão);
- João Portes de El-Rei (sertanista, explorou, antes de 1674, grandes trechos do Vale do Rio Paraíba);
- Amador Bueno da Ribeira, o Aclamado;
- José Preto (sertanista que esteve no Guairá em 1628 e em outras entradas);
- Pedro Leme (foi ouvido em 6.4.1622 e em 18-10.1627 em processo de canonização do Pe. Anchieta; antepassado do Marechal Hermes da Fonseca);

CAPÍTULO XXXIV

- Árvore de costado de Nicácio da Costa Matos;
- Dados sobre alguns dos antepassados de Nicácio:
- José Augusto de Matos (teve participação em lutas em defesa da Revolução de 1930);
- Cláudio Antônio do Amaral (Cavaleiro da Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa);
- Antônio José da Costa (um dos fundadores do Município de Mar de Espanha, MG; pai do Barão da Conceição);
- Jorge de Abreu Castelo Branco (pai da famosa Dona Joaquina do Pompéu);
- Francisco Fagundes do Amaral (fundador de Sebolas, atual Inconfidência, RJ);
- Diogo da Costa Tavares (sertanista, acompanhou seu irmão Antônio Raposo Tavares em várias expedições e apoiou Pernambuco em sua luta contra os holandeses);
- João Gago da Cunha (sertanista de São Paulo, tomou parte em várias bandeiras);
- Fernão Vieira Tavares (Capitão-Mor Governador da Capitania de São Vicente);

CAPÍTULO XXXV

- Árvore de costado de Maria Nicolina Matos;
- Dados sobre alguns antepassados de Maria Nicolina:
- Domiciano Cláudio Nogueira (fundador do Distrito de Saudade, MG);
- Tomé Rodrigues Nogueira do Ó (fundador de Baependi, MG; ajudou a defender Parati, RJ, de ataque de invasores franceses);
- Rafael de Oliveira, o Velho (foi sertanista que tomou parte em bandeira do Capitão André Fernandes à procura de índios);

CAPÍTULOS XXXVI E XXXVII

- Árvores de costado de Cláudia de Oliveira Melo e de Rossilany Marques Mota (a ligação dos Carranos com famílias alagoanas e cearenses);

CAPÍTULO XXXVIII

- Árvore de costado de Rogério Ungarelli Borges (com origens em Goiás);
- Antepassados que merecem destaque:
- Dante Ungarelli (um dos primeiros habitantes de Goiânia, GO);
- Luís Alves de Amorim (condecorado com a Ordem de Cristo pelos serviços prestados à causa pública);
- Pedro Vaz de Barros (bandeirante, foi um dos maiores potentados de seu tempo; muito ouro deve ter extraído das minas que encontrou, pois o seu inventário revela que ainda tinha, ao falecer, grande quantidade do metal precioso);
- Manoel Correia Penteado (adquiriu riqueza com a exploração de minas de ouro);
- Francisco Pedroso de Almeida (sertanista; à procura de ouro, fundou a cidade de Araraquara, SP);
- Antônio Rodrigues de Miranda (sertanista);
- Antônio Pedroso de Barros (foi um dos bandeirantes mais ativos; morreu assassinado por um cunhado, que o acusou de adultério com sua mulher, ou em levante de índios por ele administrados);
- Francisco Rodrigues Penteado (era excelente no tanger de viola, tendo freqüentado a Corte de Lisboa);
- Antônio Raposo da Silveira (armado Cavaleiro de São Tiago em 1641, em Goa, pela bravura demonstrada na defesa da Fortaleza de Águeda);
- Luís Castanho de Almeida (bandeirante, participou de várias entradas a Goiás);
- Francisco Bueno Luís da Fonseca (sertanista que muito se distinguiu no Rio das Mortes, em 1709, na Guerra dos Emboabas);
- Antônio Ferraz de Araújo (bandeirante, combateu índios caiapós);
- Pascoal Leite Furtado (fidalgo de linhagem, tomou parte em várias entradas no Brasil);
- Pedro Vaz de Barros (Capitão-Mor Governador da Capitania de São Vicente; foi um dos maiores sertanistas dos primórdios do Século XVII; socorreu os habitantes de Santos, ameaçados por corsários holandeses);
- Pedro Dias Paes Leme (bandeirante; pai de Fernão Dias Paes, o Governador das Esmeraldas);
- Luís Furtado (bandeirante);
- João Raposo Bocarro (bandeirante);
- Luís Castanho de Almeida (foi sertanista e caçador de índios; foi morto por uma frecha em levante de índios sob sua administração);
- Baltazar Gonçalves Malio (participou de diversas bandeiras);
- Salvador Jorge Velho (descobriu em Curitiba, PR, minas de ouro que o deixaram muito rico);
- Antônio Ferraz de Araújo (participou de expedições para captura de índios; morto por soldados espanhóis quando atacava redução jesuíta de Santa Cruz de la Sierra);
- Antônio Raposo (com seus escravos, combateu corsários que ameaçavam o Porto de Santos, SP; sertanista, participou de várias entradas e bandeiras);
- Francisco de Siqueira (bandeirante);
- Amador Bueno de Ribeira, o Aclamado;
- Pascoal Leite Paes (sertanista, acompanhou seu irmão Fernão Dias Paes, o Governador das Esmeraldas, nos ataques a reduções no Rio Grande do Sul; preso pelos espanhóis, foi levado para o Prata, onde permaneceu por alguns anos);
- Bartolomeu Bueno da Silva, o 'Anhanguera' (famoso e lendário bandeirante);
- João Bicudo de Brito (participou de bandeiras nos sertões do sul do Brasil);
- Simão Borges de Cerqueira (tomou parte, em 1628, da expedição de Antônio Raposo Tavares ao Guairá);
- Antônio de Proença (fugiu para o Brasil por ter raptado uma religiosa de mosteiro de Portugal e, em função disso, ter sido mandado para a prisão);
- Matias de Oliveira (sertanista, depôs no processo de canonização do Pe. Anchieta);
- Simão Jorge (sertanista, participou de entrada de Antônio Raposo Tavares);
- Francisco Bueno (foi capitão de bandeira que atacou as reduções jesuíticas de Santa Teresa, no Rio Grande do Sul, tendo falecido durante os embates);
- Domingos Leme da Silva (tomou parte na entrada de Fernão Dias Paes ao sul brasileiro);

CAPÍTULO XXXIX

- Árvore de costado de Waldir Gonçalves de Bitencourt Pereira;
- Dados sobre os antepassados de Waldir, notadamente sobre:
- Waldir de Figueiredo Gonçalves (Secretário da Educação, Secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública, Secretário Geraldo Estado, Chefe de Polícia e Interventor Federal no Estado do Piauí; participou da elaboração das obras 'Primícias Literárias' e 'Zodíaco');
- Cristino Couto Castelo Branco (pai do jornalista Carlos Castelo Branco; professor universitário, Procurador-Geral da Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; presidiu a Federação de Academias de Letras do Brasil; autor de vários livros);
- Deolindo Mendes da Silva Moura (jornalista famoso do Piauí);
- Bento Gonçalves da Silva (participou de forma relevante da Guerra da Cisplatina e da Guerra dos Farrapos);
- Miguel Borges Leal Castelo Branco (primeiro piauiense formado em Direito pela Universidade de Coimbra; Deputado eleito junto às Cortes Constituintes de Lisboa e à Assembléia Constituinte do Brasil);
- Lívio Lopes Castelo Branco (participou da 'Balaiada');
- Leonardo de Nossa Senhora das Dores Castelo Branco (envolveu-se na Confederação do Equador);
- Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos (foi o primeiro a povoar, com a família, as terras hoje ocupadas pela cidade de Porto Alegre, RS);
- Manoel Carvalho de Almeida (participou de guerras contra o gentio bravo e militou nas bandeiras de Bernardo de Carvalho Aguiar);
- Francisco da Cunha Castelo Branco (irmão do Conde de Pombeiro e Visconde de Castelo Branco);
- João do Rego Barros (Governador da Capitania da Paraíba; serviu nas guerras contra os holandeses);
- André Bernardes (bandeirante);
- João do Prado (participou de várias bandeiras escravagistas);
- Antônio Lopes Castelo Branco e Silva (combateu na Guerra do Fidié);

CAPÍTULOS XL E XLI

- Árvores de costado de Ivone Costa Sant Ana e de Cristina Melo Marinho;

CAPÍTULOS XLII E XLIII

- Árvores de costado de Vera Assunção Muylaert (com origens no Estado do Amazonas e na Bélgica) e de George Keith Brown (americano com ascendência na Inglaterra, na Dinamarca, no Canadá e na Suiça);

CAPÍTULOS XLIV, XLV e XLVI

- Árvores de costado de Marta Vânia Rodrigues Lima (com ancestrais oriundos de Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Ceará), de Mário Gouveia (com origens mineiras ou portuguesas) e de Elaine Machado Vasconcelos (Juíza de Trabalho);

CAPÍTULO XLVII

- Árvore de costado de Jorge Martins de Oliveira Horta;
- Dados sobre alguns dos antepassados de Jorge:
- Caetano Alves Rodrigues (sertanista);
- Francisco Paes de Oliveira Horta (genro de Fernão Dias Paes, o Governador das Esmeraldas, enriqueceu-se após ter extraído ouro no sertão dos cataguases);
- Francisco Pires Ribeiro (sobrinho de Fernão Dias Paes; seria o sertanista, e não Bartolomeu Bueno da Silva, que colocou fogo em água ameaçando os índios de fazer o mesmo com os rios da região);
- Fernão Dias Paes (bandeirante que deixou largo renome na história da expansão geográfica brasileira, conhecido como Governador das Esmeraldas);
- Bento Pires Ribeiro (foi Capitão-Mor e fez muitas entradas no sertão, onde conquistou grande número de índios);
- Bartolomeu de Quadros (bandeirante);
- Martin Lem (belga, prestou serviço ao Rei de Portugal na tomada de Arzila e Tanger);
- Violante Cabral (parente de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, e irmã do Frei Gonçalo Velho Cabral de Melo, descobridor e primeiro Capitão Donatário das Ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores);

CAPÍTULO XLVIII

- Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima;
- Dados sobre alguns antepassados de Hercília:
- José Gaspar dos Santos Lima (Juiz de Direito em Cruz Alta e São Borja, RS, e em Taubaté e Campinas, SP);
- José dos Santos Pacheco Lima (preso por não ter obedecido ordem do Governador de São Paulo);
- João Pereira Braga (vulto de destaque no Paraná);

CAPÍTULO XLIX

- Árvore de costado de Teresa de Lacerda Braga;
- Alguns antepassados de Teresa:
- Manoel Antônio da Cunha (Prefeito da Lapa, PR);
- Joaquim Antônio Guimarães (pai do Visconde de Nacar);
- Manoel Gonçalves Guimarães (um dos signatários do auto de ereção da Vila de Castro, PR);
- João Rodrigues de França (foi Capitão-Mor de Paranaguá, PR);

CAPÍTULO L

- Árvore de costado do General Nicanor Porto Virmond;
- Dados sobre alguns antepassados do General Virmond:
- Francisco Terésio Porto (Deputado na Assembléia Provincial);
- Friedrich Leonhard Virmond (imigrante alemão, combateu em Waterloo, em 1825, contra as tropas de Napoleão);
- Inácio Lustosa de Andrade (foi um dos mais fortes propagandistas da emancipação política e administrativa do Paraná);
- Manoel Nunes de Lima (Capitão-Mor de Paranaguá, PR);
- Antônio Martins Lustosa (sertanista que andou nas Minas Gerais e no Paraná em diligências visando ao descobrimento de ouro);
- Francisco de Paula Xavier Bueno (acompanhou as forças curitibanas que marcharam em defesa de Santa Catarina, cujos portos haviam sido tomados pelos espanhóis);
- Francisco Gonçalves da Silva (morreu assassinado em pleno dia, na Lapa, PR, por Antônio Gomes de Escobar);
- Sargento-Mor Domingos Cardoso de Lima (vulto de destaque social e político no Paraná, era possuidor de abundantes minas de ouro em Morretes e Anhaia);
- Guarda-Mor Francisco Martins Lustosa (sertanista, foi o comandante de expedição destinada a descobrir os campos de Guarapuava e as minas de Tibagi; em 1745 descobriu as minas de Ouro Fino e Sant Ana do Sapucaí);
- Sargento-Mor Francisco Xavier Pinto (fez parte saliente da expedição a Guarapuava e Tibagi, que relevantes serviços prestou no desbravamento do Paraná na segunda metade do Século XVIII);
- João Ribeiro do Vale (foi um dos primeiros moradores de Curitiba, PR, e, talvez, um de seus fundadores e povoadores);
- Sargento-Mor Miguel Gonçalves de Lima (foi homem abastado e de grande valor, tendo pertencido à governança de Curitiba, PR; um de seus filhos, o Padre João Gonçalves de Lima, foi vulto de notável valor na política nacional, tendo tomado sob sua responsabilidade a criação do Padre Diogo Antônio Feijó, futuro Regente do Império do Brasil);
- Capitão João Rodrigues Seixas (como sertanista, chegou até Curitiba, onde se fixou, tendo sido um dos primeiros povoadores da localidade);
- Manoel de Lemos Conde (bandeirante, foi Capitão-Mor da gente encarregada de diligência com vistas ao descobrimento de minas de ouro e prata em Paranaguá, PR; suicidou-se na prisão em 1681);
- Baltazar Carrasco dos reis (um dos fundadores de Curitiba, PR; participou de entradas no sertão, quando aprisionou muitos índios que ficaram sob sua administração);
- Miguel Garcia Carrasco (sertanista, tomou parte em lutas contra os tamoios e tupiniquins e esteve na invasão do Guairá em 1628; foi um dos signatários da aclamação de Amador Bueno de Ribeira);
- Manoel Monteiro Coelho (célebre bandeirante);
- Diogo Pinto do Rego (esteve na Batalha de Montes Claros e em outras da Galiza, durante a Guerra com Castela; no Brasil, recebeu, em 1677, a patente de Capitão-Mor Governador da Capitania de São Vicente);
- Capitão Domingos de Brito Peixoto (sertanista, procurou prata em povoação na região de Laguna, por ele fundada);
- Francisco Rodrigues da Guerra (sertanista que figurou na entrada de Antônio Pedroso de Alvarenga, ao Paraúpava, em 1615);


CAPÍTULO LI

- Árvore de costado de Iolanda Supplicy, descendente de povoadores do Paraná;

CAPÍTULO LII

- Dados sobre a cidade natal do autor (Recreio, MG), com o registro de lembranças da infância;

CAPÍTULO LIII

- Informações sobre o pai do autor, que se encontrava na Escola de Aviação Naval na década de 1920, quando eclodiu o movimento denominado 'Tenentismo';

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

- Fotografias de representantes de seis gerações da Família Carrano, além de outros antepassados de alguns membros do Clã;

FORMULÁRIOS PARA COMPLEMENTAÇÃO OU CORREÇÃO DE DADOS

- Alguns formulários para preenchimento pelos leitores para inclusão ou correção de dados constantes do livro;

FONTES ARQUIVÍSTICAS

- Relação das fontes arquivísticas utilizadas pelo autor para a elaboração do trabalho;

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

- Relação dos livros e outros impressos consultados pelo autor com vistas à elaboração do livro;

ÍNDICE ONOMÁSTICO

- Rol de todos os antropônimos citados no trabalho;

Relação dos fatos, personagens e outros dados históricos citados na obra:

Abdicação de D. Pedro I -
Abolição da escravatura negra no Brasil -
Academias brasileiras:
- Academia Brasileira de Filologia -
- Academia Brasileira de Letras -
- Academia Cearense de Letras -
- Academia de Letras do Vale do Longá -
- Academia Mafrensina de Letras -
- Academia Mineira de Letras -
- Academia Patense de Letras -
- Academia Paulista de Letras -
- Academia Piauiense de Letras -
- Federação de Academias de Letras do Brasil -
Academias estrangeiras:
- Academia de Ciências de Lisboa -
- Academia Francesa -
Aclamação de Amador Bueno de Ribeira -
Aclamação de Bento Gonçalves como Presidente da República Rio-Grandense -
Acusações:
- adultério -
- conspiração -
- desvio de quintos de ouro -
- desvirginamento -
- falso testemunho -
- heresia -
- peculato -
- sodomia -
Administração de aldeias indígenas pelos jesuítas -
Afastamento de D. Pedro II do Brasil -
Almanaques:
- Almanaque Abril -
- Almanaque Civil e Administrativo da Província de Minas -
- Almanaque Laemmert -
- Almanaque do Pessoal do Banco do Brasil -
- Almanaque da Província de Goiás -
Aluguel de escravos -
Anistias -
Antepassada mulata ou mameluca do Padre Antônio Vieira e de Chico Buarque -
Antropologia -
Antropólogos:
- Ellen Fensterseifer Woortmann -
- Ralph Linton -
- Rute Cardoso (Rute Correia Leite) -
Antropônimos (formação, uso e significado) -
Apontou o coração para o pelotão de fuzilamento -
Arqueologia -
Artistas plásticos:
- Botticelli -
- Giovanni de Dolci -
- Michelangelo -
- Perugino -
Árvores genealógicas (métodos de elaboração) -
Assalto ao Colégio dos Jesuítas de Barueri (SP) -
Assassinatos -
Atividades dos escravos -
Atores, teatrólogos e apresentadores de rádio e televisão:
- Abigail Maia -
- Austragésilo Carrano -
- Miguel Carrano -
- Rose Míriam Ferreira -
Autor da primeira História do Brasil -
Autores de livros religiosos:
- Antônio Pereira de Figueiredo -
- Chico Xavier -
- Esdras -
- Luís Gonzaga Lira (Monsenhor) -
- Mateus (evangelista) -
- Paulo (apóstolo) -
Autos de Devassa da Inconfidência Mineira -
Aviação Naval -
Bacharel de Cananéia -
Balaiada -
Bandeiras e entradas:
- A Ibitirapoa (1595) -
- À procura dos tesouros de Potosi (1648) -
- Ao Itatim (1633) -
- Ao Rio Grande, Minas Gerais (1720) -
- Ao Sertão de Jeticaí (1598) -
- Ao Sertão do Paraúpava (1615) -
- Ao sul do Brasil (1636) -
- Ao Tape (1637 a 1639) -
- Contra as reduções jesuíticas espanholas (1637) -
- De André Fernandes ao Paraúpava (1613) -
- De Antônio Pedroso de Alvarenga ao Sertão do Paraúpava (1615) -
- De Antônio Raposo Tavares ao Guairá (1628) -
- De Belquior Dias Carneiro à procura de índios caiapós (1607) -
- De Fernão Dias Paes às minas de prata da Sabarabuçu (1674) -
- De Francisco Bueno ao Rio Grande do Sul (1637) -
- De Henrique da Cunha Gago ao Guairá (1623) -
- De Henrique da Cunha Lobo aos sertões de Minas Gerais (1662) -
- De Jerônimo Leitão a Paranaguá (1585) -
- De Jerônimo Leitão contra os tupiniquins (1590) -
- De Jerônimo Pedroso de Barros ao Rio Grande do Sul (1641) -
- De João Pereira contra os índios guarulhos (1643) -
- De João Pereira de Sousa Botafogo ao Sapucaí (1596) -
- De Lázaro da Costa a Santa Catarina (1615) -
- De Luís Castanho de Almeida a Goiás (1671) -
- De Luís Castanho de Almeida aos guaianás (1645) -
- De Luís Pedroso de Barros às terras do Peru (1656) -
- De Nicolau Barreto ao Guairá (1602) -
- De Sebastião Preto ao Guairá (1623) -
- Que desceu o Anhembi para combater os bilreiros (1608) -
- Que foi destroçada em Mbororé, no Sul do País (1641) -
Bandeirantes e sertanistas:
- Afonso Botelho de Sampaio e Sousa -
- Afonso Sardinha, o Moço -
- Amador Bueno -
- André Bernardes -
- André Fernandes -
- Antônio Antunes Maciel -
- Antônio Bicudo Carneiro -
- Antônio Castanho da Silva -
- Antônio da Cunha Gago -
- Antônio da Cunha Souto Maior -
- Antônio Ferraz de Araújo (filho) -
- Antônio Ferraz de Araújo (pai) -
- Antônio Furquim da Luz -
- Antônio Pedroso de Alvarenga -
- Antônio Pedroso de Barros -
- Antônio Preto -
- Antônio de Proença -
- Antônio Raposo -
- Antônio Raposo Tavares -
- Antônio Rodrigues de Miranda -
- Baltazar Carrasco dos Reis -
- Baltazar de Godói -
- Baltazar Gonçalves Malio -
- Bartolomeu Bueno da Silva (o filho) -
- Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera (o pai) -
- Bartolomeu da Cunha Gago -
- Bartolomeu de Quadros -
- Belquior Dias Carneiro -
- Bento Pires Ribeiro -
- Bernardo de Carvalho Aguiar -
- Bernardo da Mota -
- Caetano Alves Rodrigues -
- Diogo da Costa Tavares -
- Domingos de Brito Peixoto -
- Domingos Dias -
- Domingos Jorge Velho -
- Domingos Leme da Silva -
- Domingos Luís Grou -
- Domingos Rodrigues -
- Domingos Velho Cabral -
- Fernão Dias Paes -
- Francisco Bueno -
- Francisco Bueno Feio -
- Francisco Bueno Luís da Fonseca -
- Francisco da Costa Lage -
- Francisco Cubas de Mendonça -
- Francisco Lopes Benevides -
- Francisco Martins Lustosa -
- Francisco Paes de Oliveira Horta -
- Francisco Pedroso de Almeida -
- Francisco Pires Ribeiro -
- Francisco do Rego Barros -
- Francisco Ribeiro -
- Francisco Ribeiro de Moraes -
- Francisco Rodrigues da Guerra -
- Francisco de Siqueira -
- Francisco Xavier Pedroso -
- Francisco Xavier Pinto -
- Gabriel Antunes de Campos -
- Garcia Rodrigues -
- Garcia Rodrigues Velho (filho) -
- Garcia Rodrigues Velho (pai) -
- Gaspar de Godói Moreira -
- Gaspar Fernandes -
- Gaspar Fernandes Preto -
- Gaspar de Godói Colaço -
- Gaspar Vaz Guedes -
- Geraldo Betting -
- Gonçalo Camacho -
- Gonçalo Pires Bicudo -
- Henrique da Cunha Gago, o Moço -
- Henrique da Cunha Gago, o Velho -
- Henrique da Cunha Lobo -
- Inocêncio Fernandes Preto -
- Inocêncio Preto -
- Jerônimo Bueno -
- Jerônimo Pedroso de Barros -
- Jerônimo da Veiga -
- João Bicudo de Brito -
- João Francisco de Andrade -
- João Gago da Cunha -
- João de Godói Moreira -
- João Pedroso de Moraes -
- João Pereira de Sousa Botafogo -
- João do Prado -
- João Raposo Bocarro -
- Jorge Moreira -
- José Ortiz de Camargo -
- Lázaro da Costa -
- Luís Castanho de Almeida -
- Luís Furtado -
- Luís Pedroso de Barros -
- Manoel de Campos Bicudo -
- Manoel Carvalho de Almeida -
- Manoel Fernandes Ramos -
- Manoel de Lemos Conde -
- Manoel Mourato Coelho -
- Manoel Pires -
- Manoel Preto -
- Martim Fernandes Tenório de Aguilar -
- Mateus Luís Grou -
- Matias Cardoso de Almeida -
- Matias de Oliveira -
- Miguel de Almeida de Miranda -
- Miguel de Almeida Prado -
- Miguel Garcia Carrasco -
- Nicolau Barreto -
- Pascoal Leite Furtado -
- Pascoal Leite Paes -
- Pedro Vaz de Barros -
- Rafael de Oliveira, o Velho -
- Salvador Jorge Bueno -
- Salvador Jorge Velho -
- Salvador Pires -
- Sebastião Preto -
- Simão Borges de Cerqueira -
- Simão Machado -
Batalha de Waterloo -
Batalhas de Guararapes -
Batalhas brasileiras -
Beneditinos -
Brasil Colônia -
Brasões -
Bravura na defesa de baluarte da Fortaleza de Águeda -
Budismo -
Caciques indígenas:
- Tibiriçá -
Calçados Carrano -
Caminho Novo (Zona da Mata Mineira) -
Campanha de Canudos -
Candidatos a Presidente da República (não eleitos):
- Rui Barbosa -
Candidatos a Vice-Presidente da República (não eleitos):
- Milton Soares Campos (MG) -
Canibalismo ou antropofagia -
Canonização do Padre José de Anchieta -
Cantores:
- Francisco Buarque de Holanda -
- Luciano Pavarotti -
Capão da Traição -
Capitanias hereditárias -
Captura por corsário argelino em viagem para o Brasil -
Carbonários -
Cardeais, arcebispos e bispos da Igreja Católica Romana:
- Francesco Paolo Carrano (Arcebispo) -
- Gomes da Rocha (Bispo) -
- Jorge da Costa (Cardeal) -
- Jorge de Melo (Bispo) -
- José Antônio dos Reis (Bispo) -
- José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho (Bispo) -
- Pedro Leitão (Bispo) -
- Pero Fernandes Sardinha (Bispo) -
- Sebastião Leme (Cardeal) -
Carta do jesuíta Manoel de Nóbrega sobre João Ramalho -
Carta de sesmaria doada a Antônio de Faria Salgado -
Casa de Aragão -
Casamento de jesuíta com índia brasileira -
Censos demográficos -
Cigarros 'Yolanda' -
Ciclo do Açúcar -
Ciclo do Café -
Ciclo do Ouro -
Cientistas:
- Carl Gustav Jung -
- Charles Robert Darwin -
- Francis Galton -
- Gregor Mendel -
- Sigmund Freud -
Combate contra dois galeões de guerra ingleses -
Combate Naval do Riachuelo -
Companhia de Jesus -
Companhia Sousa Cruz -
Compositores de músicas populares:
- Francisco Buarque de Holanda -
- Luís Moreira -
Compra e venda de escravos -
Compras a prazo no Século XIX -
Comunismo no Brasil -
Comutação de pena de morte -
Concílios da Igreja Católica Apostólica Romana:
- Concílio de Clermont -
- Concílio de Trento (ou Tridentino) -
- Concílio Vaticano -
Concubinato ou inobservância do voto de castidade no clero brasileiro -
Concursos de beleza no Brasil -
Condenados à morte:
- Domingos Fernandes Calabar -
- Domingos José Martins -
- Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa -
- Francisco de Abreu da Costa Dória -
- Jerônimo de Albuquerque -
- Jesus Cristo -
- Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca (Frei Caneca) -
- Joaquim José da Silva Xavier -
- José de Barros Lima -
- José Dias Paes -
- José Inácio Ribeiro e Abreu e Lima (Padre Roma) -
- José Luís de Mendonça -
- José de Rezende Costa (filho) -
- José de Rezende Costa (pai) -
- Miguel Joaquim de Almeida Castro (Padre Miguelinho) -
- Paulo Carvalhal de Oliveira -
- Rui Martins Raposo -
- Sócrates -
Confederação do Equador -
Conferência de Haia -
Confisco de bens de súditos do Eixo -
Confucionismo -
Conjuração Baiana -
Conjuração contra o Duque Cosme de Médicis -
Conquista e colonização:
- Califórnia -
- Canadá -
- Ilhas Canárias -
Conquista do Sul -
Conselho de Estado (Brasil) -
Conselho Ultramarino (Portugal) -
Conspiração Protógenes Guimarães -
Constituições brasileiras:
- De 1824 -
- De 1891 -
- De 1934 -
- De 1946 -
- De 1988 -
Construção de estradas no Brasil -
Contra-revolução de Lisboa (1823) -
Conversão de índios à fé católica -
Copas do Mundo -
Coroa Imperial Brasileira -
Corsários e piratas -
Criação da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro -
Cristianismo -
Crucificação -
Cruzadas -
Decapitação ou degolação -
Defesa de Santa Catarina contra ataque dos espanhóis -
Defesa de Santos contra ataque de corsários holandeses -
Defesa de São Paulo contra ataque dos índios -
Degredos e exílios -
Denunciações do Santo Ofício -
Denunciados nas inquisições:
- Diogo d Albuquerque -
Depressão após o parto -
Deputados brasileiros (federais ou estaduais:
- Afonso Arinos -
- Barão de Cocaes -
- Bento Gonçalves da Silva -
- Carlos Coimbra da Luz -
- Carlos Frederico Werneck de Lacerda (GB) -
- Gervásio Pires Ferreira -
- Gustavo Capanema -
- Joaquim Correia de Araújo -
- José Martiniano de Alencar Júnior -
- José Martiniano de Alencar,
- Lysâneas Dias Maciel -
= Olegário Dias Maciel -
- Pedro Calmon -
- Pedro Maciel Vidigal -
- Rui Barbosa -
- Tancredo de Almeida Neves -
- Virgílio Alvim de Melo Franco -
- Visconde de Taunay -
Derrubada da Monarquia:
- Brasil -
- França -
- Inglaterra -
Descobrimento da América -
Descobrimento do Brasil -
Descobrimento do Canadá -
Descobrimento da Ilha da Madeira -
Deserções -
Desfile de escolas de samba -
Destruição de documentos históricos:
- documentação sobre a escravidão negra -
- processos judiciais encerrados há mais de cinco anos -
Destruição das reduções jesuíticas espanholas -
Detentores de títulos de nobreza estrangeiros:
- Arquiduquesa da Áustria -
- Barão Carlos Roberto Edler von der Planitz -
- Barão de Rhenoburg -
- Barão de Taunay -
- Cesare Carrano -
- Conde de Arcos -
- Conde de Assumar -
- Conde de Benavente -
- Conde de Bobadela -
- Conde de Cantanhede (1º) -
- Conde de Cavour -
- Conde Correia de Araújo -
- Conde d Eu -
- Conde Francesco Matarazzo -
- Conde D. Henrique -
- Conde Hugo de Montfort -
- Conde Johann Ludwing zu Nassau-Saarbrücken -
- Conde João Maurício de Nassau -
- Conde D. Mendo -
- Conde de Monsanto -
- Conde de Palma -
- Conde de Pombeiro -
- Duque de Bragança -
- Duque Cosmo de Médicis -
- Duque da Guarda -
- Duque de Lerma -
- Duque de Wellington -
- Francesco Carrano -
- Lorde Alexandre Tomas Cochrane -
- Luigi Carrano -
- Marquês de Cascais -
- Marquês de Pombal -
- Marquês de Santa Cruz -
- Príncipe Carano -
- Visconde de Castelo Branco -
- Visconde de Sanches de Baêna -
Dez Mandamentos -
Dicionaristas e filólogos:
- Andrew Chester -
- Antônio Sampaio de Andrade -
- Aurélio Buarque de Holanda Ferreira -
- Ciro Mioranza -
- Cláudio de Albuquerque Bastos -
- Emidio De Felice -
- Eugênio Egas -
- Francisco de Assis Carvalho Franco -
- Francisco de Jesus Maria Sarmento (Pe.) -
- Guilherme Studart -
- H. Amada Robb -
- José Teixeira de Oliveira -
- Norma de Góes Monteiro -
- Pelicano Frade -
- Rosário Farâni Mansur Guérios -
- Waldemar de Almeida Barbosa -
Dinastias:
- Angevina -
- Argiana -
- Bourbon -
- Heráclidas -
Direito de padroado -
Dispensa de votos sacerdotais -
Divisão da Península Itálica em Ducados -
Divisão territorial da Itália -
Donatários:
- Álvaro da Costa (Recôncavo da Bahia) -
- Duarte Coelho (Pernambuco) -
- João de Barros (Rio Grande) -
- Lopo de Sousa (São Vicente) -
- Martim Afonso de Sousa (São Vicente) -
- Pero do Campo Tourinho (Porto Seguro) -
- Pero Lopes de Sousa (São Vicente e Itamaracá, Santo Amaro e Santana) -
Edito de Nantes -
Egito Antigo -
Eleições no Brasil -
Emancipação do Paraná -
Encíclicas papais:
- 'Rerum Novarum' -
Encilhamento -
Enforcamentos -
Entidades que se dedicam à História, à Heráldica ou à Genealogia:
- Arquivo Nacional do Rio de Janeiro -
- Arquivo Público Mineiro -
- Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia - ASBRAP -
- Colégio de Armas -
- Colégio Brasileiro de Genealogia - CBG -
- Colégio Dom Pedro II -
- Corte de Lorde Lyon -
- Fundação Pró-Memória -
- Instituto do Ceará -
- Instituto de Estudos Genealógicos -
- Instituto Genealógico Brasileiro - IGB -
- Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica -
- Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro -
- Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal -
- Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora -
- Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais -
- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul -
- Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo -
- Istituto Araldico Coccia -
- Museu da Inconfidência de Ouro Preto (MG) -
Entrada no Sertão dos Caiapós de 1612 -
Entradas de Afonso Sardinha, o Moço, ao Sertão do Jeticaí (1593) -
Entradas de Antônio Raposo Tavares -
Entradas ao Araçoiaba, Jaraguá e Ibituruna -
Entradas e Bandeiras -
Erário e Alfândega -
Escola da Aviação Naval -
Escola Romântica da Literatura Brasileira -
Escravidão de asiáticos e europeus -
Escravidão de indígenas no Brasil -
Escravidão negra no Brasil -
Escritores brasileiros:
- Alfredo d Escragnolle Taunay -
- Álvaro Moreira -
- Antônio da Silva Jardim -
- Gilberto Freire -
- João Camilo de Oliveira Torres -
- Joaquim Nabuco de Araújo -
- José de Alencar -
- Luís da Câmara Cascudo -
- Pedro Calmon -
- Pedro da Silva Nava -
- Raquel de Queiroz -
- Rui Barbosa -
- Sérgio Buarque de Holanda -
Escritores estrangeiros:
- Alex Haley -
- Alexandre Herculano -
- Anatole France -
- Antônio Vieira -
- Camilo Castelo Branco -
- Daniel Goleman -
- Heinrich Mann -
- João de Barros -
- Johann Wolfgang von Goethe -
- Júlio de Castilho -
- Júlio Dantas -
- Manuel Mujica Lainez -
- Marguerite Yourcemar -
- René Marital -
- Thomas Mann -
Escritura de compra e venda de escrava -
Espiritismo no Brasil -
Estações de televisão:
- CNT -
- Globo -
Estadistas estrangeiros:
- Benito Mussolini -
- Francisco Solano Lopez -
- Hans Staden -
- Joaquim Murat -
- Júlio César -
- Mário Soares -
- Napoleão Bonaparte -
- Oliver Cromwell -
- Winston Churchill -
Estranhas coincidências:
- Centenário do avô, nascimento do filho -
- Encontro do óbito da tetravó, estranha coincidência -
- Sonho elucidativo -
Exército mercenário da Cia. das Índias Ocidentais -
Expansão territorial do Brasil -
Expedição ao Guairá (1602) -
Expedição ao Guairá (1628) -
Expulsão dos franceses do Rio de Janeiro -
Família (conceito e classificação) -
Faraós do Egito:
- Amenófis -
Festas religiosas em Tramútola (Itália) -
Fidalgos e Cavaleiros -
Filhos ilustres de sacerdotes católicos:
- José de Alencar -
- José do Patrocínio -
Filosofia -
Filósofos:
- Aristóteles -
- Platão -
- Ralph Waldo Emerson -
- Sócrates -
- Xenofonte -
Financiamento de entradas ao sertão -
Folclore -
Fontes da pesquisa genealógica -
Fuga de escravos -
Funções do Guarda-Mor -
Fundação do Asilo Pinheiro, em Piraí (RJ) -
Fundação de Baependi (MG) -
Fundação da Casa de Caridade de Piraí (RJ) -
Fundação de Cataguases (MG) -
Fundação da Cidade do Rio de Janeiro -
Fundação do Distrito de Saudade (MG) -
Fundação de Inconfidência (RJ) -
Fundação de Itu (SP) -
Fundação de Mar de Espanha -
Fundação de Mogi das Cruzes (SP) -
Fundação do Município de Mariana (MG) -
Fundação do Município de Ouro Preto (MG) -
Fundação do Município de Recreio (MG) -
Fundação do Município de Sabará (MG) -
Fundação de Ubá (MG) -
Fundação de Santana do Parnaíba (SP) -
Fundação de Santos (SP) -
Fundação de São Paulo (SP) -
Fundação de São Vicente (SP) -
Fundador da Drogaria Pacheco -
Fuzilamentos -
Ganhadores do Prêmio Nobel:
- Anatole France -
- Thomas Mann -
Genealogia (conceito) -
Genealogia e a Antropologia -
Genealogia e as Biografias -
Genealogia e a Biologia -
Genealogia e o Direito -
Genealogia e a Economia -
Genealogia e o escravo africano -
Genealogia e a Estatística -
Genealogia da Família Carrano -
Genealogia e a Genética -
Genealogia e a Geografia -
Genealogia e a História -
Genealogia e o índio -
Genealogia e a Inquisição -
Genealogia e a Literatura -
Genealogia e a Medicina -
Genealogia e a Monarquia -
Genealogia e o Nazismo -
Genealogia e a Nobiliarquia -
Genealogia como passatempo -
Genealogia e a Poesia -
Genealogia e a Política -
Genealogia e o Povoamento do Brasil -
Genealogia e a Psicologia -
Genealogia e a Psiquiatria -
Genealogia e as Relações Humanas -
Genealogia e a Religião -
Genealogia e a Sociologia -
Genealogia e a Terra -
Genealogia e a Unidade Nacional -
Genealogia e a vaidade -
Golpe de 11 de novembro de 1955 -
Golpe de 31 de março de 1964 -
Governadores ou Capitães-Mores de Capitanias:
- Álvaro Luís do Vale (São Vicente) -
- André de Albuquerque Maranhão (Paraíba) -
- Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho (Rio de Janeiro) -
- Antônio de Oliveira (São Vicente) -
- Antônio Pedroso de Barros -
- Antônio Ribeiro de Moraes (São Vicente) -
- Brás Cubas (São Vicente) -
- Cristóvão de Aguiar Daltro (São Vicente) -
- Diogo Pinto do Rego (São Vicente) -
- Dionísio da Costa (Itanhaém) -
- Fernão Vieira Tavares (São Vicente) -
- Frutuoso Barbosa (Paraíba) -
- Gonçalo Monteiro (São Vicente) -
- Jerônimo Correia Souto Maior (São Vicente) -
- Jerônimo Leitão (São Vicente) -
- João Pereira de Sousa Botafogo (São Vicente) -
- João do Rego Barros (Paraíba) -
- João Tavares (Paraíba) -
- Jorge Correia (São Vicente) -
- Jorge Ferreira (Santo Amaro e São Vicente) -
- Jorge Moreira (São Vicente) -
- José César de Menezes (Pernambuco) -
- Martim Correia de Sá (São Vicente) -
- Pedro Álvares Cabral (São Vicente) -
- Pedro Colaço (São Vicente) -
- Pedro Vaz de Barros (São Vicente) -
- Tomás Fernandes de Oliveira (São Vicente) -
Governadores de Estados e Presidentes de Províncias:
- Alfredo d Escragnolle Taunay (PR e SC) -
- André Franco Montoro (SP) -
- Artur Carlos Gerhardt Santos (ES) -
- Artur da Silva Bernardes (MG) -
- Benedito Valadares Ribeiro (MG) -
- Caetano Pinto de Miranda Montenegro (PE) -
- Carlos Coimbra da Luz (MG) -
- Carlos Frederico Werneck de Lacerda (GB) -
- Delfim Moreira da Costa Ribeiro (MG) -
- Francisco de Paula Rodrigues Alves (SP) -
- Gervásio Pires Ferreira -
- Getúlio Dornelles Vargas (RS) -
- Gustavo Xavier da Silva Capanema Filho (MG) -
- Israel Pinheiro da Silva (MG) -
- Jânio da Silva Quadros (SP) -
- João Pinheiro da Silva (MG) -
- Joaquim Correia de Araújo (PE) -
- Joaquim Delfino Ribeiro da Luz (MG) -
- Joaquim Maurício de Abreu (RJ) -
- José César de Menezes (PE) -
- José Cesário de Faria Alvim (MG e RJ) -
- José Martiniano de Alencar (CE) -
- Juscelino Kubitschek de Oliveira (MG) -
- Lucas Antônio Monteiro de Barros (SP) -
- Manoel Ferraz de Campos Sales (SP) -
- Milton Soares Campos (MG) -
- Olegário Dias Maciel (MG) -
- Protógenes Pereira Guimarães (RJ) -
- Prudente José de Moraes e Barros (SP) -
- Quintino Antônio Ferreira de Sousa, ou Quintino Bocaiúva (RJ) -
- Raul Soares de Moura (MG) -
- Romualdo José Monteiro de Barros (MG) -
- Tancredo de Almeida Neves (MG) -
- Waldir de Figueiredo Gonçalves (PI) -
- Washington Luís Pereira de Sousa (SP) -
- Wenceslau Braz Pereira Gomes (MG) -
Governadores holandeses no Brasil:
- João Maurício de Nassau -
Governadores e Vice-Reis do Brasil:
- Diogo de Mendonça Furtado -
- Diogo Luís de Oliveira -
- Duarte da Costa -
- Fernando de Mascarenhas -
- Francisco de Sousa -
- Luís de Brito e Almeida -
- Marcos de Noronha -
- Mem de Sá -
- Tomé de Sousa -
Grécia Antiga -
Grumetes evadidos da frota que descobriu o Brasil -
Guarda Nacional -
Guelfos e gibelinos -
Guerra Cisplatina -
Guerra dos Emboabas -
Guerra dos Farrapos -
Guerra do Fidié -
Guerra da Independência -
Guerra do Paraguai -
Guerra Social contra Roma -
Guerra da Tríplice Aliança -
Guerras contra Castela -
Guerras napoleônicas -
Guerras de Pirro -
Heráldica -
Herói de Vila Rica -
Hierarquia no Exército do Brasil Colonial e Imperial -
Hinduísmo -
História da Bahia -
História do Banco do Brasil -
História de Basilicata (Itália) -
História do Colégio Dom Pedro II -
História da Imprensa no Brasil -
História da Inglaterra -
História da Itália -
História da Justiça no Brasil -
História de Minas Gerais -
História do Município de Recreio (MG) -
História da Paraíba -
História Política do Brasil -
História de Portugal -
História da Província de Potenza (Itália) -
História do Registro Civil no Brasil -
História do Rio de Janeiro -
História Sagrada -
História de Tramútola (Itália) -
Historiadores, biógrafos, folcloristas, heraldistas, memorialistas e genealogistas brasileiros:
- Acácio Ferreira Dias -
- Adelar Primo Rigo -
- Adriano Campanhole -
- Afonso d Escragnolle Taunay -
- Agostinho Teixeira Cortes -
- Alberto Dines -
- Alfredo d Escragnolle Taunay -
- Américo Jacobina Lacombe -
- Américo de Moura -
- Anselmo S. Amaral -
- Antônio Augusto de Menezes Drummond -
- Antônio Barreto do Amaral -
- Antônio Joaquim de Macedo Soares
- Antônio José Vitoriano Borges da Fonseca -
- Antônio Paes Cintra -
- Antônio de Santa Maria Jaboatão -
- Armando Vidal Leite Ribeiro -
- Artur Vieira de Rezende e Silva -
- Aureliano Leite -
- Barão de Mearim -
- Caio Prado Júnior -
- Carlos Eduardo de Almeida Barata -
- Carlos Eugênio Marcondes de Moura -
- Carlos Frederico Werneck de Lacerda -
- Carlos Grandmasson Rheingantz -
- Carlos Pereira Filho -
- Carlos Roberto Edler von der Planitz -
- Carlos da Silveira -
- Carlos Xavier Paes Barreto -
- Carmen Coelho de Miranda Freire -
- Celso Castro -
- Celso Falabella de Figueiredo Castro -
- Celso Pinheiro Filho -
- Cláudio de Albuquerque Bastos -
- Clélio Erthal -
- Coriolano Luís Tenan -
- Coriolano Pinto Ribeiro -
- D. L. de Macedo -
- Dante Ungarelli -
- Dario Cardoso Vale -
- Dilma Moraes -
- Douglas Fazolatto -
- Edgard Carone -
- Edgardo Pires Ferreira -
- Edite Porchat -
- Edmur de Aguiar Whitaker -
- Eduardo Canabrava Barreiros -
- Egon Wolf -
- Enrico Schaeffer -
- Eugênio de Castro -
- Eugênio Pacheco de Castro -
- Francisco Antônio Dória -
- Francisco de Assis Carvalho Franco -
- Francisco de Carvalho Soares Brandão Neto -
- Francisco Negrão -
- Francisco Sadoc de Araújo -
- Francisco da Silveira Bueno -
- Frederico de Assis Pacheco Borba -
- Frederico de Barros Brotero -
- Frieda Wolf -
- Gaspar da Madre de Deus (Frei) -
- Gentil Costella -
- Gilson Nazaré -
- Guilherme Auler -
- Heitor de Bustamante -
- Henrique Oscar Wiederspahn -
- Humberto Crispim Borges -
- Iran Correia -
- Jacinto Guimarães -
- Jarbas Cavalcanti Aragão -
- Jarbas Jayme -
- Jenny Dreyfus -
- João Batista Vieira Vidal -
- João Borges Fortes -
- João Camilo de Oliveira Torres -
- João Capistrano de Abreu -
- João Gabriel Sant Ana -
- João Mendes de Almeida -
- João da Silva Campos -
- Joaquim Amarante Cosendey -
- Joaquim ribeiro Costa -
- Jorge Caldeira -
- Jorge Godofredo Felizardo -
- José de Araújo Fabrício -
- José Bento Teixeira de Sales -
- José Botelho de Ataíde -
- José Caminha Alencar Araripe -
- José Cortes Sigaud -
- José Francisco de Assunção Santos -
- José da Frota Gentil -
- José Gomide Borges -
- José Gonçalves Salvador -
- José Guimarães -
- José Leão -
- José do Patrocínio Lefort -
- José Procópio Teixeira Filho -
- José Ribeiro do Vale -
- José Sisenando Jaime -
- José Tavares Drummond -
- José Teodoro Correia de Azevedo Coutinho -
- José Tupinambá da Frota -
- Judith de Moraes Veiga -
- Justiniano José da Rocha -
- Laerte M. Magno Ribeiro -
- Leal Vital Brazil -
- Lécio Augusto Ramos -
- Levi Simões da Costa -
- Luís da Câmara Cascudo -
- Luís Coriolano Tenan -
- Luís Eugênio Botelho -
- Luís Felipe de Alencastro -
- Luís Ferreira -
- Luís Gonzaga da Silva Leme -
- Luís Palmier -
- Luís Wilson -
- Lutero Sarmanho Vargas -
- Manoel Valente Barbas -
- Marco Polo Teixeira Dutra Phenee Silva -
- Maria Celina d Araújo -
- Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick -
- Mário Aloísio Cardoso de Miranda -
- Mário Leite -
- Mário Linhares -
- Marta Amato -
- Marta de Sousa Lobo -
- Maurício Leite de Magalhães Pinto -
- Mauro de Almeida Pereira -
- Moacir Sipaúba da Rocha -
- Murilo Badaró -
- Nelson Barbalho -
- Nelson Werneck Sodré -
- Nicanor Porto Virmond -
- Noêmia Paes Barreto Brandão -
- Norma de Góes Monteiro -
- Oiliam José -
- Oliveira Melo -
- Ormi Andrade Silva -
- Paulo de Albuquerque Lacerda -
- Paulo Paranhos -
- Paulo Roberto Capriotti Rubio -
- Pedro Calmon -
- Pedro Gomes da Silva -
- Pedro Maciel Vidigal -
- Pedro da Silva Nava -
- Pedro Taques de Almeida Paes Leme -
- Pedro Wilson Carrano Albuquerque -
- Raimundo da Fonseca -
- Raimundo Otávio da Trindade -
- Renato Castelo Branco -
- Renato Otávio Carrazedo -
- Reynato Frazão de Sousa Breves Filho -
- Ricardo Gumbleton Daunt -
- Roberto Menezes de Moraes -
- Ronaldo Vainfas -
- Roque Luís de Macedo Paes Leme da Câmara -
- Rubem de Almeida Nobre -
- Rubens d Almada Horta Porto -
- Salvador de Moya -
- Sebastião da Rocha Pita -
- Tales Ribeiro Magalhães -
- Vera Lúcia Bottrel Tostes -
- Vitorino Coutinho Chermont de Miranda -
- Vivaldi Moreira -
- Waldemar de Almeida Barbosa -
- Waldemar Rodrigues de Oliveira Leal -
- Walter Wanderley -
- Washington Luís -
- Wilson de Lima Bastos -
- Wladimir Araújo -
Historiadores, biógrafos, heraldistas e genealogistas estrangeiros:
- Afonso Eduardo Martins Züquete -
- Albino da Silveira Pinto -
- Alexandre Herculano -
- Antônio Caetano de Sousa -
- Armando de Matos -
- Augusto Mascarenhas Barreto -
- Carlo Padiglione -
- Cristóvão Alão de Moraes -
- George Fenwick Jones -
- George Way of Plean -
- Henrique Henriques de Noronha -
- José Timóteo Montalvão Machado -
- Linda Lewin -
- Manoel José da Costa Felgueiras Gaio -
- Marc Antonio Ginanni -
- Marianne Krüll -
- Romilly Squire -
- Ruud J. Lem -
- Terrick V. H. Fitzhugh -
- Trafford R. Cole -
- Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio -
- Wil F. Th. Lem -
Homo sapiens -
Hotéis de imigrantes -
Idade de Bronze -
Idade de Ferro -
Idade Média -
Igreja Católica Apostólica Romana -
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -
Igreja Presbiteriana -
Imigração no Brasil -
Imigração e colonização alemã -
Imigração italiana -
Imigração suíça -
Imigrantes ou povoadores do Brasil:
- Agostinho Dias dos Santos (Portugal) -
- Agostinho de Paredes (Portugal) -
- Alexandre da Cunha Matos (Portugal) -
- Amélia Pecci (Itália) -
- André Cursino de Matos (Portugal) -
- Anibale Meliande (Itália) -
- Antônia da Graça (Portugal) -
- Antônio Álvares de Castro (Portugal) -
- Antônio Álvares Ferreira (Portugal) -
- Antônio Antunes (Portugal) -
- Antônio Bernardo de Moraes (Portugal) -
- Antônio Carneiro Flores (Portugal) -
- Antonio Carrano (Itália) -
- Antônio Castanho da Silva (Portugal) -
- Antônio da Costa Grilo (Portugal) -
- Antônio de Faria Salgado (Portugal) -
- Antônio Fernandes (Portugal) -
- Antônio Gonçalves da Silva (Portugal) -
- Antônio Jacinto Travassos (Portugal) -
- Antônio José dos Campos (Portugal) -
- Antônio José Dias Coelho (Portugal) -
- Antônio Medeiros Andrade (Portugal) -
- Antônio Moniz (Portugal) -
- Antônio Nunes (Portugal) -
- Antônio de Oliveira (Portugal) -
- Antônio Oliveira de Carvalhal (Portugal) -
- Antônio de Oliveira Gago (Portugal) -
- Antônio Preto (Portugal) -
- Antônio de Proença (Portugal)
- Antônio Raposo (Portugal) -
- Antônio Rodrigues (Portugal) -
- Antônio Rodrigues Chaveiro (Portugal) -
- Antônio Rodrigues de Miranda (Portugal) -
- Antônio dos Santos Pinheiro (Portugal) -
- Antônio Vieira Dourado (Portugal) -
- Arnal van Holand (Holanda) -
- Augusto Carrano (Itália) -
- Baltazar de Almeida Botelho (Portugal) -
- Baltazar de Godói (Castela) -
- Baltazar de Moraes de Antas (Portugal) -
- Basílio José da Costa (Portugal) -
- Bento Pinto (Portugal) -
- Bento Pinto de Magalhães (Portugal) -
- Bento Ribeiro Salgado (Portugal) -
- Bernardo de Quadros (Portugal) -
- Bernardo Rodrigues Dantas (Portugal) -
- Brás Cantesani (Itália) -
- Brites Mendes de Vasconcelos (Portugal) -
- Caetana Improta (Itália) -
- Caetano Carrano (Itália) -
- Carlo Michele Carrano (Itália) -
- Carlos Araus Bennega (Bolívia) -
- Carolina Bacca (Itália) -
- Carolina Laviano (Itália) -
- Catarina de Figueiredo D Horta -
- Catarina Lobo Barbosa de Almeida (Portugal) -
- Cecilia Carrano (Itália) -
- Cecília Ribeiro (Portugal) -
- Celestina Carrano (Itália) -
- Cláudio Furquim Francês (França) -
- Clemente da Costa e Abreu (Portugal) -
- Clemente da Rocha Barbosa (Portugal) -
- Christoph Linz (Alemanha) -
- Conrad Riegel (Alemanha) -
- Cornélio Darsan (Bélgica) -
- Cristóvão da Costa Dória (Portugal) -
- Diogo da Costa Tavares (Portugal) -
- Diogo Garcia (Portugal) -
- Diogo de Lara (Espanha) -
- Diogo Pinto do Rego (Portugal) -
- Diogo de Sousa Lima (Portugal) -
- Dionísio Carrano (Itália) -
- Domenico Antonio Tavolaro (Itália) -
- Domenico Carrano (Itália) -
- Domingos Cardoso de Lima (Portugal) -
- Domingos da Costa Guimarães (Portugal) -
- Domingos Ferreira da Silva Guimarães (Portugal) -
- Domingos Luís, o Carvoeiro (Portugal) -
- Domingos dos Reis e Silva (Portugal) -
- Domingos Rodrigues de Mesquita (Portugal) -
- Domingos da Silva Guimarães (Portugal) -
- Duarte de Albuquerque da Silva (Portugal) -
- Duarte de Sá Lima (Portugal) -
- Egas Moniz Barreto (Portugal) -
- Elisabetha Catharina Schmidlein (Alemanha) -
- Estêvão Furquim (França) -
- Estêvão Ribeiro Baião Parente (Portugal) -
- Eugen Westphalen (Alemanha) -
- Feliciano de Melo da Silva (Portugal) -
- Felipa Vicente (Portugal) -
- Felipe de Campos Banderborg (Portugal) -
- Felipe de Moura (Portugal) -
- Félix Emílio Taunay (França) -
- Ferdinando Carrano (Itália) -
- Fernão Vaz da Costa (Portugal) -
- Fernão Vieira Tavares (Portugal) -
- Filippo Cavalcanti (Itália) -
- Francesca Brandi (Itália) -
- Francesco Carrano (Itália) -
- Francesco Matarazzo (Itália) -
- Francisca Penedo (Espanha) -
- Francisco Antônio de Lima (Portugal) -
- Francisco de Arruda e Sá (Portugal) -
- Francisco Barbosa Rebelo (Portugal) -
- Francisco da Cunha Castelo Branco (Portugal) -
- Francisco de Faria e Silva (Portugal) -
- Francisco Gonçalves da Costa (Portugal) -
- Francisco Leite de Brito (Portugal) -
- Francisco Martins Lustosa (Portugal) -
- Francisco Rodrigues da Guerra (Portugal) -
- Francisco de Siqueira (Portugal) -
- Francisco Xavier Pinto (Portugal) -
- François Lefort (França) -
- Franz Anthon Reiff (Suiça) -
- Friedrich Leonhard Virmond (Alemanha) -
- Gaetano Carrano (Itália) -
- Gaspar Accioli de Vasconcelos (Portugal) -
- Genebra Leitão de Vasconcelos (Portugal) -
- Giuseppantonio Carrano (Itália) -
- Giuseppe Carrano (Itália) -
- Gonçalo Lopes (Portugal) -
- Gonçalo Madeira (Portugal) -
- Gonçalo Simões Chassim (Portugal) -
- Guido Anselmo Francesco Ungarelli (Itália) -
- Helena Maria (Portugal) -
- Hermenegildo Carrano (Itália) -
- Inácio da Costa Ferreira (Portugal) -
- Inocêncio Preto (Portugal) -
- Jacinto de Freitas da Silva (Portugal) -
- Jacob Dias de Carvalho (Paraguai) -
- Jean François Etienne Victor Maria de Supplicy (França) -
- Jean de Lannes (França) -
- Jean Porrat (França) -
- Jerônimo de Albuquerque (Portugal) -
- Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos (Portugal) -
- Jesus Carrano y Segóvia (Espanha) -
- Joane Anes Sobrinho (Portugal) -
- João de Almeida Silva (Portugal) -
- João Batista de Nolla (Itália) -
- João Borges Leal (Portugal) -
- João Ferreira de Oliveira (Portugal) -
- João Ferreira Pimentel de Távora (Portugal) -
- João de Figueiredo Mascarenhas (Portugal) -
- João Franco Viegas (Portugal) -
- João Gomes de Gouveia (Portugal) -
- João Gonçalves Drummond (Portugal) -
- João Maciel (Portugal) -
- João Missel Gigante (Itália) -
- João Paes Velho Barreto (Portugal) -
- João Pereira Braga (Portugal) -
- João Pires Cubas (Portugal) -
- João Portes de El-Rei (Portugal0 -
- João do Prado (Portugal) -
- João Ramalho (Portugal) -
- João de Rezende Costa (Portugal) -
- João Ribeiro do Vale (Portugal) -
- João Rodrigues Palha (Portugal) -
- João Rodrigues Seixas (Portugal) -
- João Rodrigues Vale (Portugal) -
- João dos Santos Pacheco Lima (Portugal) -
- Jorge de Abreu Castelo Branco (Portugal) -
- Jorge Ferreira (Portugal) -
- Jorge Moreira (Portugal) -
- José Antônio de Albuquerque (Portugal) -
- José Carrano y Segóvia (Espanha) -
- José da Costa Fialho (Portugal) -
- José Gomes Curado (Portugal0 -
- José Gonçalves Montes -
- José Joaquim de Sousa (Portugal) -
- José Monteiro de Matos (Portugal) -
- José de Oliveira Lopes (Portugal) -
- José Ragoni (Itália) -
- Josefa Gonçalves da Silva (Portugal) -
- Josefa Maria Cláudia dos Serafins (Portugal) -
- Júlia Maria da Caridade (Portugal) -
- Juliana de Oliveira (Portugal) -
- Jusepe de Camargo (Espanha) -
- Kaspar von der Ley (Alemanha) -
- Lorenzo Carrano (Itália) -
- Lourenço de Andrade (Portugal) -
- Lourenço de Araújo Ferraz (Portugal) -
- Lourenço de Figueiredo Magalhães (Portugal) -
- Luís Alves de Amorim (Portugal) -
- Luís Furtado (Portugal) -
- Luís Gomes da Silva (Portugal) -
- Luís Tedesco (Itália) -
- Luzia de Melo de Vasconcelos (Portugal) -
- Madalena Fernandes Feijó Madureira (Portugal) -
- Manoel de Barros Maduro (Portugal) -
- Manoel Carvalho de Almeida (Portugal) -
- Manoel Correia de Lacerda (Portugal) -
- Manoel da Cunha (Portugal) -
- Manoel Ferreira de Andrade (Portugal) -
- Manoel Francisco Pinto (Portugal) -
- Manoel Gonçalves Guimarães (Portugal) -
- Manoel Gonçalves Meireles (Portugal) -
- Manoel José Correia de Lacerda (Portugal) -
- Manoel José Monteiro de Barros (Portugal) -
- Manoel de Lemos Conde (Portugal) -
- Manoel Nunes de Lima (Portugal) -
- Manoel de Oliveira Gago (Portugal) -
- Manoel de Paredes da Costa (Portugal) -
- Manoel Pinheiro de Carvalho (Portugal) -
- Manoel Pereira do Amaral (Portugal) -
- Manoel Preto (Portugal) -
- Manoel Soares (Portugal) -
- Maria Carolina Tavolaro (Itália) -
- Maria Castanho (Portugal) -
- Maria Isabel Quadros de Andrade (Portugal) -
- Maria Isabel Riegel (Alemanha) -
- Maria Joaquina de Jesus (Portugal) -
- Maria Maciel (Portugal) -
- Maria Maciel Barbosa (Portugal) -
- Maria Nunes (Portugal) -
- Maria de Sousa Delgada (Portugal) -
- Mariana Leitão de Vasconcelos (Portugal) -
- Matias Cardoso de Almeida (Portugal) -
- Michele Carrano (Itália) -
- Miguel de Almeida de Miranda (Portugal) -
- Miguel Garcia Carrasco (Portugal) -
- Miguel Gonçalves de Lima (Portugal) -
- Miguel de Rebelo Alvim (Portugal) -
- Nicola Carrano (Itália) -
- Nicolau Pinto Rebelo (Portugal) -
- Pantaleão Pedroso Baião Parente (Portugal) -
- Paolo Salvatore Carrano (Itália) -
- Pascoal Fernandes (Gênova) -
- Pascoal Leite Furtado (Portugal) -
- Pasquale Bacca (Itália) -
- Pasquale Ciorciari (Itália) -
- Paula Camacho (Portugal) -
- Pedro Colaço (Portugal) -
- Pedro Dias (Portugal) -
- Pedro Vaz de Barros (Portugal) -
- Rafael de Oliveira, o Velho -
- Richard Gumbleton Daunt (Irlanda) -
- Rosa Maria de Jesus (Portugal) -
- Rosa Tavolaro (Itália) -
- Rui Carvalho Pinheiro (Portugal) -
- Sebastiano Carrano (Itália) -
- Sebastião Fernandes Correia (Portugal) -
- Sebastião de Freitas (Portugal) -
- Sebastião dos Santos Pereira (Portugal) -
- Severino Ribeiro (Portugal) -
- Simão Borges de Cerqueira (Portugal) -
- Simão Machado (Portugal) -
- Teodosio Carrano (Itália) -
- Tomé Rodrigues Nogueira do Ó (Portugal) -
- Tristão de Oliveira (Portugal) -
- Valentim Cordeiro (Portugal) -
- Vincenzo Meliande (Itália) -
- Vittore Antonio De Castronuovo (Itália) -
Imperadores brasileiros:
- Pedro I -
- Pedro II -
Imperadores franceses:
- Napoleão I (Napoleão Bonaparte) -
Imperadores romanos:
- Adriano -
- Augusto -
- Flávio Teodósio -
Imperadores romanos do Oriente:
- Justiniano -
Império Bizantino -
Império Otomano -
Império Romano -
Império Visigótico -
Incineração de documentos sobre a escravidão negra no Brasil -
Inconfidência Mineira -
Inconfidentes mineiros:
- Joaquim José da Silva Xavier -
- José Aires Gomes -
- José de Rezende Costa (filho) -
- José de Rezende Costa (pai) -
Independência da Argélia -
Independência do Brasil -
Independência da Eslovênia -
Independência dos Estados Unidos da América -
Indígenas brasileiros -
Informações sobre localidades brasileiras:
- Além Paraíba (MG) -
- Angustura (Além Paraíba, MG) -
- Barra Mansa (RJ) -
- Campo Grande (MG) -
- Congonhas (MG) -
- Espírito Santo (Estado) -
- Itapiruçu (Palma, MG) -
- Mar de Espanha (MG) -
- Ouro Preto (MG) -
- Piraí (RJ) -
- Recreio (MG) -
- Rio de Janeiro (RJ) -
- Zona da Mata Mineira -
Informações sobre localidades estrangeiras:
- Agrigento (Sicília, Itália) -
- Apúlia (Itália) -
- Argélia -
- Basilicata (Itália) -
- Bizâncio (atual Istambul, Grécia) -
- Brasil -
- Calábria (Itália) -
- Canaã -
- Cava dei Tirreni (Salerno, Itália) -
- Ceuta -
- Cumas (Itália) -
- Duas Sicílias -
- Eslovênia -
- Florença -
- Gênova (Itália) -
- Grumento (Potenza, Basilicata, Itália) -
- Heracléia -
- Ilha Capri -
- Ilha Ischia -
- Império Otomano -
- Itália -
- Lácio (Itália) -
- Lisboa (Portugal) -
- Lombardia (Itália) -
- Luca (Itália) -
- Macedônia -
- Marselha -
- Matera (Basilicata, Itália) -
- Milão (Itália) -
- Módena (Emília-Romanha, Itália) -
- Nápoles (Itália) -
- Parma (Emília-Romanha, Itália) -
- Pavia (Lombardia, Itália) -
- Piemonte (Itália) -
- Pisa (Itália) -
- Planície do Pó -
- Potenza (Basilicata, Itália) -
- Ravena (Emília-Romanha, Itália) -
- República Cisalpina -
- Salerno (Itália) -
- Salt Lake City (Utah, U.S.A.) -
- San Marino -
- Sardenha (Itália) -
- Savóia -
- Síbaris (Itália) -
- Sicília (Itália) -
- Taranto (Apúlia, Itália) -
- Tirreno -
- Toscana (Itália) -
- Tramútola (Potenza, Itália) -
- Vaticano -
- Venécia (Itália) -
- Veneza (Itália) -
Inquisição no Brasil e em Portugal -
Interferência do Governo Imperial na Igreja Católica do Brasil -
Invasão dos Bárbaros -
Invasão do Colégio dos Jesuítas, em São Paulo -
Invasão francesa no Brasil -
Invasão holandesa no Brasil -
Invasão paraguaia no Brasil -
Invasão de Pernambuco pelos holandeses -
Invasão de Portugal pela França (1807) -
Invasão de São Paulo pelos índios -
Inventários e testamentos -
Jesuítas no Brasil:
- Antônio Vieira -
- José de Anchieta -
- Leonardo Nunes -
- Luís da Grã -
- Manoel da Nóbrega -
- Pedro Dias -
Jornada de D. Pedro I a Minas Gerais -
Jornada de D. Pedro II a Minas Gerais -
Jornais brasileiros:
- A Noite -
- Folha de São Paulo -
- Gazeta Mercantil -
- Jornal do Brasil -
- Jornal da Cidade (Barra do Piraí) -
- O Estado de São Paulo -
Jornalistas:
- Austregésilo de Ataíde -
- Carlos Frederico Werneck de Lacerda -
- Eurípedes Alcântara -
- Maurício Correia -
- Rogério C. de Cerqueira Leite -
Judaísmo, judeus e cristãos-novos -
Justiça no Brasil -
Legislação brasileira -
Legislação portuguesa -
Legislativo Brasileiro -
Lei Áurea -
Lei Eusébio de Queiroz -
Lei do Ventre Livre -
Línguas indígenas -
Literatura brasileira -
Literatura estrangeira -
Luta contra os espanhóis -
Luta entre as Famílias Pires e Camargo -
Lutas contra escravos refugiados no Quilombo dos Palmares -
Lutas contra os franceses -
Lutas contra os holandeses -
Lutas contra os indígenas no Brasil -
Maior e mais ativa organização genealógica do mundo -
Maioridade de D. Pedro II -
Manifesto dos Mineiros -
Mapas populacionais -
Marcha para a morte cantando o 'Miserere' -
Marinha do Brasil -
Matrimônio (civil e religioso) -
Membros da Academia Brasileira de Letras:
- Afonso Arinos de Melo Franco -
- Alfredo d Escragnolle Taunay -
- Américo Jacobina Lacombe -
- Aurélio Buarque de Holanda -
- Austregésilo de Ataíde -
- Carlos Castelo Branco -
- Deolindo Couto -
- Getúlio Dornelles Vargas -
- Pedro Calmon -
Membros da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira (exclusive os reis e imperadores):
- Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Leuchtenberg - 59
- Carlota Joaquina de Bourbon -
- Conde d Eu -
- Isabel de Bragança -
- Maria Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria -
- Teresa Cristina Maria -
Milagres do Padre José de Anchieta -
Ministro da Indústria e do Comércio que, durante a República, mais tempo ficou à frente da Pasta -
Ministros do Império e da República do Brasil:
- Alexandrino Faria de Alencar -
- Aristides da Silveira Lobo -
- Carlos Coimbra da Luz -
- Fernando Henrique Cardoso -
- Floriano Vieira Peixoto -
- Gustavo Capanema -
- João Belquior Marques Goulart -
- João Camilo Pena -
- José de Alencar -
- José Cesário de Faria Alvim -
- José Hugo Castelo Branco -
- José Maria de Alkmim -
- Manoel Ferraz de Campos Sales -
- Mauro César Rodrigues Pereira -
- Murilo Paulino Badaró -
- Milton Soares Campos (MG) -
- Pedro Calmon Moniz de Bitencourt -
- Protógenes Pereira Guimarães -
- Quintino Bocaiúva -
- Raul Soares de Moura -
- Roberto Herbster Gusmão -
- Rui Barbosa -
- Tancredo de Almeida Neves -
Ministros do Supremo Tribunal Federal:
- Francisco de Paula Ferreira de Rezende -
- José Linhares -
Miss Brasil -
Miss Barra do Piraí -
Mitologia grega -
Mobilidade social -
Monarquia -
Morte em ensaio da ópera 'O Guarani' -
Morte de escravo índio com açoites -
Morte em fogueira -
Movimento modernista no Brasil -
Movimento da libertação pernambucana (1645) -
Movimentos migratórios no Brasil -
Mudança da capital de Minas Gerais -
Música e poesia no Brasil -
Nacionalidade e naturalização -
Naufrágios -
Nazismo e fascismo -
Neolítico -
Nobres do Reino de Nápoles e das Duas Sicílias:
- Cesare Carrano -
- Francesco Carrano -
- Luigi Carrano -
Nobreza brasileira -
Ocupação holandesa no Rio Grande do Norte -
Oligarquias na política -
Oratória na História do Brasil -
Ordem dos Beneditinos -
Ordenações do Reino:
- Ordenações Afonsinas -
- Ordenações Filipinas -
- Ordenações Manuelinas -
Ordens honoríficas -
Origem e significado de sobrenomes:
- Albuquerque -
- Almeida -
- Amaral -
- Andrade -
- Assunção -
- Barroso -
- Bitencourt -
- Borges -
- Botelho -
- Braga -
- Brown -
- Buarque -
- Bueno -
- Campos -
- Carrano -
- Carreiro -
- Carvalho -
- Castro -
- Costa -
- Dias -
- Drummond -
- Duarte -
- Dutra -
- Esteves -
- Faria -
- Ferreira -
- Gargiulo -
- Gonçalves -
- Gouveia -
- Holanda -
- Horta -
- Keith -
- Lacerda -
- Lima -
- Linhares -
- Lopes -
- Lucas -
- Maciel -
- Marinho -
- Marques -
- Matos -
- Melo -
- Moraes -
- Mota -
- Moulin -
- Muylaert -
- Nobre -
- Oliveira -
- Pena -
- Pereira -
- Porto -
- Reiff -
- Rocha -
- Rodrigues -
- Sant Ana -
- Santos -
- Schettini -
- Soares -
- Sousa -
- Supplicy -
- Tavolaro -
- Ungarelli -
- Veloso -
- Virmond -
- Zapelli -
Pacificação dos índios morubixabas -
Paleolítico -
Parlamentarismo no Brasil -
Participação em duelos -
Participantes da Guerra contra os Holandeses:
- João Batista Accioli -
- Kaspar von der Ley -
- Manoel de Barros Maduro -
- Marcos de Bitencourt -
- Mateus Lopes Franco -
- Zenóbio Accioli de Vasconcelos -
Participantes da repressão ao Quilombo dos Palmares:
- Clemente da Rocha Barbosa -
- Domingos Jorge Velho -
- João Maurício Wanderley -
- Rodrigo de Barros Pimentel -
- Zenóbio Accioli de Vasconcelos -
Partido Fascista Italiano -
Partidos políticos brasileiros:
- Partido Democrático Trabalhista (PDT) -
- Partido Liberal (PF) -
- Partido Republicano (PR) -
- Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) -
- União Democrática Nacional (UDN) -
Patente de capitão recebida do povo -
Pena de excomunhão -
Pena de morte no Brasil -
Periódicos de interesse histórico ou genealógico:
- Anuário Genealógico Brasileiro -
- Carta Mensal do Colégio Brasileiro de Genealogia -
- Almanaque Laemmert -
- Boletim da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil -
- Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais -
- Revista do Instituto Heráldico-Genealógico -
- Revista da História -
Personagens da Bíblia Sagrada:
- Aarão -
- Amenófis -
- Amram -
- Artaxerxes Longimano -
- Davi -
- Esdras -
- Jesus Cristo -
- Jocabed -
- Levi -
- Lucas -
- Maria -
- Mateus -
- Moisés -
- Paulo -
- Saraias -
- Termutis -
- Timóteo -
Personagens da História do Brasil:
- Afonso Sardinha, o Moço -
- Alexandre Tomas Cochrane -
- Álvaro da Costa (Recôncavo da Bahia) -
- Amador Bueno -
- Amador Bueno da Ribeira (o Aclamado) -
- Amador Bueno da Veiga -
- Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Leuchtenberg -
- Anita Garibaldi -
- Antônio Antunes Maciel -
- Antônio Bicudo Carneiro -
- Antônio da Cunha Gago -
- Antônio Furquim da Luz -
- Antônio Pedroso de Barros -
- Antônio Preto -
- Antônio Raposo Tavares -
- Antônio da Silva Jardim -
- Antônio Vieira -
- Artur da Silva Bernardes -
- Artur da Costa e Silva -
- Artur da Silva Bernardes -
- Baltazar de Godói -
- Barão de Além Paraíba -
- Barão de Antonina -
- Barão de Araguari (2º) -
- Barão da Conceição -
- Barão de Cocaes -
- Barão de Dourado -
- Barão de Duas Barras -
- Barão de Leopoldina (1º) -
- Barão de Mearim -
- Barão de Monte Santo (1º) -
- Barão de Paraopeba -
- Barão de Pontal -
- Barão de São Geraldo -
- Bárbara Heliodora -
- Bartolomeu Bueno da Silva (o filho) -
- Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera (o pai) -
- Bartolomeu da Cunha Gago -
- Benedito Valadares Ribeiro -
- Bento do Amaral Coutinho -
- Bento Gonçalves da Silva -
- Bernardo da Mota -
- Caramuru -
- Carlos Coimbra da Luz -
- Carlos Frederico Werneck de Lacerda (GB) -
- Carlota Joaquina de Bourbon -
- Clemente da Rocha Barbosa -
- Conde d Eu -
- Cosme Fernandes -
- Delfim Moreira da Costa Ribeiro -
- Diogo Álvares Correia (Caramuru) -
- Diogo Antônio Feijó -
- Diogo da Costa Tavares -
- Diogo Luís de Oliveira -
- Diogo de Mendonça Furtado -
- Dom João VI -
- Dom Pedro I -
- Dom Pedro II -
- Domingos Dias -
- Domingos Fernandes Calabar -
- Domingos Jorge Velho -
- Domingos José Martins -
- Domingos Luís Grou -
- Domingos Rodrigues -
- Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa -
- Domingos Velho Cabral -
- Duarte Coelho (Pernambuco) -
- Duarte da Costa -
- Duque de Caxias -
- Epitácio da Silva Pessoa -
- Ernesto Geisel -
- Estácio de Sá -
- Felipe de Moura -
- Fernando Henrique Cardoso -
- Fernando de Mascarenhas -
- Fernando do Rego Barros -
- Fernão Dias Paes -
- Floriano Vieira Peixoto -
- Francisco Bueno Feio -
- Francisco Cubas de Mendonça -
- Francisco de Lima e Silva -
- Francisco de Paula Rodrigues Alves -
- Francisco de Sousa -
- Francisco Xavier Pedroso -
- Gabriel Antunes de Campos -
- Garcia Rodrigues -
- Garcia Rodrigues Velho -
- Gaspar Fernandes -
- Gaspar Fernandes Preto -
- Gaspar de Godói Colaço -
- Gaspar de Godói Moreira -
- Gaspar Vaz Guedes -
- Geraldo Betting -
- Gervásio Pires Ferreira -
- Getúlio Dornelles Vargas -
- Giuseppe Garibaldi -
- Gonçalo Camacho -
- Gonçalo Pires Bicudo -
- Gustavo Xavier da Silva Capanema Filho -
- Guy Thomas Marlière -
- Henrique da Cunha Gago, o Moço -
- Henrique da Cunha Gago, o Velho -
- Hermes Rodrigues da Fonseca -
- Humberto de Alencar Castelo Branco -
- Inácio José de Alvarenga Peixoto -
- Inocêncio Fernandes Preto -
- Israel Pinheiro da Silva -
- Isabel de Bragança -
- Jânio da Silva Quadros -
- Jerônimo Bueno -
- Jerônimo Pedroso de Barros -
- Jerônimo da Veiga -
- João de Barros -
- João Batista Accioli -
- João Belquior Marques Goulart -
- João de Deus Pires Ferreira -
- João Gago da Cunha -
- João Maurício de Nassau -
- João Maurício Wanderley -
- João Pedroso de Moraes -
- João Pinheiro da Silva -
- João do Prado -
- João Ramalho -
- João de Sousa Botafogo -
- Joaquim do Amor Divino Rabelo (Frei Caneca) -
- Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes) -
- Joaquim Nabuco de Araújo -
- Joaquim Pires Ferreira -
- Joaquina do Pompéu -
- Jorge Ferreira -
- Jorge Moreira -
- José Aires Gomes -
- José de Alencar -
- José de Anchieta -
- José de Barros Lima -
- José Cesário de Faria Alvim -
- José da Costa Carvalho -
- José Inácio Ribeiro e Abreu e Lima (Padre Roma) -
- José Linhares -
- José Luís de Mendonça -
- José Maria de Alkmim -
- José Ortiz de Camargo -
- José de Rezende Costa (filho) -
- José de Rezende Costa (pai) -
- Juscelino Kubitschek de Oliveira -
- Kaspar von der Ley -
- Leonardo de Nossa Senhora das Dores Castelo Branco -
- Lívio Lopes Castelo Branco e Silva -
- Luís de Brito e Almeida -
- Luís da Grã -
- Manoel de Barros Maduro -
- Manoel de Borba Gato -
- Manoel de Campos Bicudo -
- Manoel de Carvalho Paes de Andrade -
- Manoel Deodoro da Fonseca -
- Manoel Fernandes Ramos -
- Manoel Ferraz de Campos Sales -
- Manoel Francisco dos Anjos Ferreira (Balaio) -
- Manoel da Nóbrega -
- Manoel Pires -
- Manoel Preto -
- Marcos de Bitencourt -
- Marcos de Noronha -
- Maria Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria -
- Marquês de Monte Alegre -
- Marquês de Valença -
- Martim Afonso de Sousa -
- Martim Fernandes Tenório de Aguilar -
- Mateus Lopes Franco -
- Mem de Sá -
- Miguel de Almeida de Miranda -
- Miguel de Almeida Prado -
- Miguel Joaquim de Almeida Castro -
- Milton Soares Campos -
- Nicolau Barreto -
- Olegário Dias Maciel (MG) -
- Pero do Campo Tourinho -
- Pero Fernandes Sardinha -
- Pero Lopes de Sousa -
- Piquerobi -
- Protógenes Pereira Guimarães -
- Prudente José de Moraes e Barros -
- Quintino Antônio Ferreira de Sousa (Quintino Bocaiúva) -
- Raimundo Gomes Vieira Jutaí (Cara Preta) -
- Raul Soares de Moura (MG) -
- Rodrigo de Barros Pimentel -
- Romualdo José Monteiro de Barros (MG) -
- Rui Barbosa -
- Salvador Pires -
- Simão Machado -
- Tancredo de Almeida Neves (MG) -
- Teresa Cristina Maria -
- Tomé Rodrigues Nogueira do Ó -
- Tomé de Sousa -
- Tristão de Alencar Araripe -
- Valentim Pedroso de Barros -
- Visconde de Caeté -
- Visconde de Castilho (2º) -
- Visconde de Congonhas de Campo -
- Visconde de Maracaju -
- Visconde de Nacar -
- Visconde de Ouro Preto -
- Visconde do Rio Preto -
- Visconde de Taunay -
- Washington Luís Pereira de Sousa -
- Wenceslau Braz Pereira Gomes -
- Zenóbio Accioli de Vasconcelos -
- Zumbi -
Personagens da História Universal
- Átila -
- Benito Mussolini -
- Camilo di Cavour -
- Caranus -
- Flávio Teodósio -
- Giuseppe Garibaldi -
- Giuseppe Mazzini -
- Inês de Castro -
- Jacques Cartier -
- Joaquim Murat -
- Júlio César -
- Marco Antônio -
- Marco Túlio Cícero -
- Napoleão Bonaparte -
- Oliver Cromwell -
- Pagano della Torre -
- Sibila -
- Teodorico I -
- Winston Churchill -
Personagens da mitologia grega:
- Diana -
- Hércules -
Pesca de baleias -
Pesquisa histórica no Brasil -
Pessoas que deram origem a nomes de ruas:
- José Carrano (Rua Carrano) -
- José Carrano y Segóvia (Rua José Carrano) -
- Orvile Derby Araújo Dutra (Rua Orvile Derby Dutra) -
Piratas e corsários -
Plebiscitos -
Proclamação da República na Inglaterra -
Poetas brasileiros:
- Antônio de Santa Maria Jaboatão -
- Carlos Drummond de Andrade -
- Cecília Meireles -
- Conceição de Maria Carrano -
- Francisco Buarque de Holanda -
- Gerardo Melo Mourão -
- Inácio José de Alvarenga Peixoto -
- Márcia Carrano -
Poetas estrangeiros:
- Alexandre Herculano -
- Antônio Feliciano de Castilho -
- Johann Wolfgang von Goethe -
- Júlio de Castilho -
- Luís Vaz de Camões -
- Ralph Waldo Emerson -
Pontífices Romanos:
- Adriano VI -
- Gregório I (Gregório Magno) -
- João XXIII -
- João Paulo II -
- Leão XIII -
- Paulo VI -
- Pio VII -
- Pio IX -
- Sisto IV -
- Urbano II -
Povoamento e colonização de Alagoas -
Povoamento e colonização da Bahia -
Povoamento e colonização de Goiás -
Povoamento e colonização de Minas Gerais -
Povoamento e colonização da Paraíba -
Povoamento e colonização do Paraná -
Povoamento e colonização de Pernambuco -
Povoamento e colonização do Rio Grande do Norte -
Povoamento e colonização do Rio Grande do Sul -
Povoamento e colonização do Rio de Janeiro -
Povoamento e colonização de São Paulo -
Povos antigos:
- Árabes -
- Arianos -
- Babilônicos -
- Bárbaros -
- Cartagineses -
- Egípcios -
- Eslavos -
- Etruscos -
- Francos -
- Gauleses -
- Germânicos -
- Godos -
- Gregos -
- Hebreus -
- Hunos -
- Ilírios -
- Itálicos -
- Judeus -
- Latinos -
- Lucacianos -
- Mediterrâneos -
- Mouros -
- Oscos -
- Ostrogodos -
- Picentinos -
- Romanos -
- Sabelos -
- Sabinos -
- Samnitas -
- Sarracenos -
- Semitas -
- Sicanos -
- Sículos -
- Suevos -
- Vândalos -
- Visigodos -
Povos bárbaros:
- Francos -
- Godos -
- Hunos -
- Lombardos -
- Ostrogodos -
- Suevos -
- Vândalos -
- Visigodos -
Pré-História -
Preços de escravos -
Precursora da Abolição da Escravatura no Brasil -
Prefeitos e Vice-Prefeitos:
- Carlos Coimbra da Luz (Leopoldina, MG) -
- Darci Nunes de Miranda (Recreio, MG) -
- Luís Paulo Veloso Lucas (Vitória, ES) -
- Mauro de Almeida Pereira (Recreio, MG) -
- Modesto Faria (Recreio, MG) -
- Wilson Albuquerque (Recreio, MG) -
Prefeitos de Vitória (ES) -
Presença dos árabes em Portugal -
Presença de franceses no Brasil -
Presença holandesa no Brasil -
Presença romana em Portugal -
Presença dos visigodos em Portugal -
Presidentes do Paraguai:
- Francisco Solano Lopez -
Presidentes e Vice-Presidentes da República do Brasil:
- Artur da Costa e Silva -
- Artur da Silva Bernardes -
- Carlos Coimbra da Luz -
- Delfim Moreira da Costa Ribeiro -
- Epitácio da Silva Pessoa -
- Ernesto Geisel -
- Fernando Henrique Cardoso -
- Floriano Vieira Peixoto -
- Francisco de Paula Rodrigues Alves -
- Getúlio Dornelles Vargas -
- Hermes Rodrigues da Fonseca -
- Humberto de Alencar Castelo Branco -
- Jânio da Silva Quadros -
- João Belquior Marques Goulart -
- José Linhares -
- José Maria de Alkmim -
- Juscelino Kubitschek de Oliveira -
- Manoel Deodoro da Fonseca -
- Manoel Ferraz de Campos Sales -
- Prudente José de Moraes e Barros -
- Tancredo de Almeida Neves -
- Washington Luís Pereira de Sousa -
- Wenceslau Braz Pereira Gomes -
Primeira Guerra Mundial -
Primeira mulher brasileira a saber ler e escrever -
Primeiro Concurso de Miss Brasil -
Primeiro Governador de Minas Gerais na República -
Primeiro Governador da Paraíba -
Primeiro-Ministro do Brasil:
- Tancredo de Almeida Neves -
Primeiro movimento nativista em terras americanas -
Primeiro papa não italiano nos últimos 476 anos -
Primeiro piauiense formado em Direito pela Faculdade de Coimbra -
Primeiro povoador da Ilha de São Sebastião (SP) -
Primeiro Presidente do Brasil eleito pelo povo -
Primeiro Presidente do Brasil a governar com a Constituição -
Primeiro sumo sacerdote dos hebreus -
Primeiro tabelionato do Rio de Janeiro -
Processo de promoção a Cônego da Capela Imperial -
Processos 'De Genere et De Moribus' -
Processos de habilitação para títulos de nobreza -
Proclamação da República no Brasil -
Proclamação da República Francesa -
Proclamação da República na Inglaterra -
Programa 'Fantástico' da TV Globo -
Proibição de transporte de habitantes de São Paulo para fora da Vila (1563) -
Propaganda Republicana no Brasil -
Psicologia, psicanálise e psiquiatria -
Queda do Império Napoleônico -
Queda do Império Romano -
Questão Religiosa no Brasil -
Quilombo de Palmares -
Quilombos e quilombolas -
Quinto avô do Marquês de Pombal -
Quinto centenário do descobrimento do Brasil -
Recondução do povo judaico para Jerusalém -
Recusa a convite para Ministro do Supremo Tribunal Federal -
Regência da Princesa Imperial -
Regência Trina -
Regência Una -
Regências Constitucionais no Império do Brasil -
Regentes no Império do Brasil:
- Diogo Antônio Feijó -
- Francisco de Lima e Silva -
- José da Costa Carvalho -
- Princesa Isabel de Bragança -
- Príncipe Pedro de Alcântara (D. Pedro I) -
Regime Militar de 1964 -
Registro Civil no Brasil -
Registros paroquiais de propriedades -
Reis de Aragão:
- Jaime I -
- Pedro II -
Reis da Bélgica:
- Leopoldo I -
Reis das Duas Sicílias:
- Ferdinando II -
- Francisco I -
Reis do Epiro:
- Pirro -
Reis da Escócia:
- Malcolm III -
Reis da Espanha ou Castela:
- Afonso VII -
- Carlos III -
- Felipe III -
Reis dos Francos:
- Carlos Magno -
Reis dos Hunos:
- Átila -
Reis ou Imperadores da França:
- Felipe II -
- Luís IX -
- Luís XIV -
- Napoleão I (Napoleão Bonaparte) -
Reis da Itália:
- Vítor Manoel II -
Reis de Leão:
- Fruela II -
Reis dos Lombardos:
- Desidério -
Reis da Macedônia:
- Alexandre Magno -
- Felipe II -
Reis de Nápoles:
- Joaquim Murat -
Rei dos Ostrogodos:
- Teodorico I -
Reis da Pérsia:
- Artaxerxes Longimano -
Reis e Rainhas de Portugal:
- Afonso IV -
- Afonso Henriques -
- Catarina -
- Diniz -
- Felipe I -
- Felipe II -
- Fernando I -
- Henrique (Cardeal) -
- João I -
- João II -
- João III -
- João IV -
- João V -
- João VI -
- José I -
- Luís I -
- Manoel -
- Maria I -
- Pedro I -
- Pedro II -
- Pedro IV (Pedro I no Brasil) -
Reis e Rainhas da Suécia:
- Cristina -
Reis da Sardenha:
- Vítor Manoel II -
Reis da Sicília:
- Rogério II -
Reitores de Universidades:
- Décio Batista Teixeira -
Relação da Corte -
Relação do Rio de Janeiro -
Relações entre a Igreja e o Estado no Brasil -
Renascença -
Renúncia de Jânio Quadros -
República Brasileira -
República Cisalpina -
República Partenopéia -
Requerimento de restituição de despesa com imigração -
Restauração de Pernambuco -
Retirada da Laguna -
Revistas brasileiras:
- Reader s Digest -
- Revista Genealógica Brasileira -
- Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais -
- Revista do Instituto heráldico-Genealógico -
- Revista da História -
- Veja -
Revolta de Aragarças -
Revolta da Armada -
Revolta da Escola Militar de Realengo -
Revolta do Forte de Copacabana -
Revolta do Forte de Vigia -
Revolta da Itália contra o domínio dos Bourbons -
Revolta da Itália contra o domínio espanhol -
Revolta de Jacarecacanga -
Revolta Militar de Mato Grosso -
Revolta do Primeiro Batalhão de Engenharia -
Revolta de São Paulo de 5-JUL-1924 -
Revolta da Vila Militar -
Revolução Farroupilha -
Revolução Francesa -
Revolução Constitucional de Portugal (1820) -
Revolução de 1930 -
Revolução de Minas Gerais de 1842 -
Revolução Pernambucana de 1817 -
Revolução dos Padres -
Revolucionários de 1817:
- Domingos José Martins -
- Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa -
- Gervásio Pires Ferreira -
- João de Deus Pires Ferreira -
- Joaquim Pires Ferreira -
- José de Barros Lima -
- José Inácio Ribeiro e Abreu e Lima (Padre Roma) -
- José Luís de Mendonça -
- Miguel Joaquim de Almeida Castro -
Roma Antiga -
Santo Ofício e a Inquisição no Brasil -
Santo Sepulcro -
Santos (segundo a Igreja Católica Apostólica Romana):
- Mateus -
- Paulo -
- Timóteo -
Secularização do matrimônio no Brasil -
Secularização do registro civil -
Segunda Guerra Mundial -
Segunda Guerra Púnica -
Senadores:
- Afonso Arinos de Melo Franco -
- Alfredo d Escragnolle Taunay -
- Álvaro Augusto da Costa Carvalho -
- Barão de Monte Santo (1º) -
- Fernando Henrique Cardoso -
- Francisco de Paula Rodrigues Alves -
- Gustavo Capanema -
- José da Costa Carvalho -
- José Martiniano de Alencar -
- Lucas Antônio Monteiro de Barros (SP) -
- Olegário Dias Maciel -
- Prudente de Moraes -
- Rui Barbosa -
- Tancredo de Almeida Neves -
Seqüestros e raptos -
Sesmarias -
Sistema português moderno para descrição de descendentes -
Sociologia -
Sociólogos brasileiros:
- Fernando Henrique Cardoso -
- Gilberto Freire -
- Sérgio Buarque de Holanda -
Sociólogos estrangeiros:
- Marianne Krüll -
Súditos do Eixo -
Suicídios -
Tabelionatos no Brasil -
Taoísmo -
Tenentismo -
Tentativa de assassinato do Presidente Prudente de Moraes -
Terremotos -
Titulares do Império do Brasil:
- Barão de Além Paraíba -
- Barão de Antonina -
- Barão de Araguari (2º) -
- Barão da Conceição -
- Barão de Cocaes -
- Barão de Dourado -
- Barão de Duas Barras -
- Barão de Leopoldina (1º) -
- Barão de Mearim -
- Barão de Monte Santo (1º) -
- Barão de Paraopeba -
- Barão de Pontal -
- Barão de São Geraldo -
- Duque de Caxias -
- Marquês de Monte Alegre -
- Marquês de Valença -
- Visconde de Caeté -
- Visconde de Castilho (2º) -
- Visconde de Congonhas de Campo -
- Visconde de Maracaju -
- Visconde de Nacar -
- Visconde de Ouro Preto -
- Visconde do Rio Preto -
- Visconde de Taunay -
Tomada de Lisboa por Afonso Henriques (1147) -
Torturas no Brasil -
Tráfico de índios -
Tráfico negreiro -
Transcendentalismo -
Transferência da Capital da República para Brasília -
Transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil (1808) -
Tratado de Latrão -
Tratado de Tordesilhas -
Três Ilhoas:
- Antônia da Graça -
- Helena Maria -
- Júlia Maria da Caridade -
Tribos ou nações indígenas:
- Bacareís -
- Bacãs -
- Borós -
- Caetés -
- Caiapós -
- Carijós -
- Chiquitos -
- Guaianás -
- Guarulhos -
- Maramomis -
- Morubixabas -
- Potiguares -
- Puris -
- Tabicás -
- Tamoios -
- taucas -
- Temiminós -
- Tupiniquins -
- Tupis -
Último desejo diante da forca: que cuidassem de seu filho -
Unidade Nacional -
Unificação da Itália -
Venda e aluguel de escravos -
Viagens para a Índia -
Viajantes estrangeiros que escreveram sobre o Brasil:
- Hans Staden -
Vice-Reis do Brasil -
Vice-Reis da Índia -
Vinda de órfãs para casamento no Brasil -
Visitas do Papa ao Brasil -
Xintoísmo.

Notas explicativas:

(1)- Esta metodologia é a recomendada na Revista da ASBRAP nº 2. Vale registrar que a Associação responsável pela publicação (ASBRAP) foi fundada, de forma solene, em 2-AGO-1993, no auditório nobre do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e tem por objetivo unir e integrar pesquisadores de todo o país nas áreas de História e Genealogia, notadamente usuários de arquivos.

(2)- O sistema utilizado pelo autor foi recomendado pelo Instituto Genealógico Brasileiro em consonância com normas aprovadas em assembléia da entidade realizada em 14-JUL-1992. A propósito do IGB, é interessante consignar que a sua fundação deu-se no dia 14-DEZ-1939, na residência do Tenente-Coronel Salvador de Moya, na Rua Voluntários da Pátria, 506, em São Paulo (SP), com o objetivo, segundo a ata que registrou o evento, de acolher os genealogistas e heraldistas do Brasil inteiro e do estrangeiro, uma vez que a Genealogia e a Heráldica não têm pátria. O Instituto foi responsável pela publicação de grande número de obras no campo da genealogia (superior a 115 volumes).

(3)- Árvore de costado ou árvore de ascendência ou de origem é a que relaciona os antepassados de uma determinada pessoa. Ela pode ser elaborada em forma de narrativa, opção escolhida pelo autor, ou por intermédio de um quadro, em que, por meio de chaves, os ascendentes e descendentes aparecem interligados, dando, de imediato, uma visão dos ancestrais. Como lembra o Dr. Vitorino Coutinho Chermont de Miranda em seu trabalho Como Levantar Sua Própria Genealogia:

... nesse tipo de árvore não cabem os colaterais, só você, seus pais, avós, bisavós, trisavós, etc. Ou seja, geração em linha direta, sem os irmãos, tios, tios-avós e primos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui