Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
220 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 58162 )
Cartas ( 21211)
Contos (12859)
Cordel (10239)
Crônicas (22095)
Discursos (3147)
Ensaios - (9230)
Erótico (13453)
Frases (45309)
Humor (18940)
Infantil (4163)
Infanto Juvenil (3236)
Letras de Música (5506)
Peça de Teatro (1328)
Poesias (138722)
Redação (2997)
Roteiro de Filme ou Novela (1058)
Teses / Monologos (2418)
Textos Jurídicos (1934)
Textos Religiosos/Sermões (5254)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->MIJA EM CIMA -- 03/04/2011 - 12:20 (Orlando Batista dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Lá se foi o tempo dos chazinhos da vovó. Quando usados ainda hoje, diz-se que não passam de meros paliativos para uma dorzinha qualquer, mas é bom saber que em matéria de remédios, o senso comum fornece pistas que a ciência não pode desprezar. Com o avanço das pesquisas e das descobertas na área médica, somos tentados a relegar a sabedoria popular à área do folclore – coisa de caipira, esquecendo que cabe à ciência explicar, e não desdenhar os conhecimentos, os saberes impregnados na cultura popular.

Dor de dente? Tome um copo de suco de batata crua feito na hora.

Cortes ou micoses? Mija em cima.

É compreensível que tais sugestões sejam classificadas como absurdas e mesmo como um atentado ao bom senso, já que existem remédios e soluções para atendimentos para casos como esses, mas era assim faziam os antigos diante da inexistência de profissionais da saúde. É assim que faz até hoje populações residentes em locais ermos ou mesmo em áreas mais desenvolvidas, mas que não contam com assistência à saúde adequada.

Mas, será que funciona?

Após 20 minutos da ingestão do suco de batata, o potássio, que é predominante nesse alimento age deslocando o excesso de sódio do organismo e tomando o seu lugar. Por conseqüência, as bactérias que estão provocando a dor de dente são inativadas pela mudança do pH. As bactérias são inativadas, mas não mortas. Logo, o problema foi amenizado, mas não resolvido.

No caso da urina, bactérias decompositoras da uréia infestam o local do corte ou da micose, não permitindo o desenvolvimento de outros microorganismos que provocariam a infecção. Por conta dessa proteção, o próprio organismo se encarrega de regenerar a área afetada.

Nada substitui a medicina oficial, mas convenhamos; na hora do aperto, quando não se tem em mãos o remédio ou atendimento médico adequado, os métodos alternativos para cuidar da saúde podem contribuir para amenizar um problema, ao menos “enquanto o médico não vem”.

===========

Acesse:

http://caipiraliteral.com.br

http://culturacaipira.uniblog.com.br

http://orlandobatista.uniblog.com.br

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui