Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MIJA EM CIMA -- 03/04/2011 - 12:20 (Orlando Batista dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lá se foi o tempo dos chazinhos da vovó. Quando usados ainda hoje, diz-se que não passam de meros paliativos para uma dorzinha qualquer, mas é bom saber que em matéria de remédios, o senso comum fornece pistas que a ciência não pode desprezar. Com o avanço das pesquisas e das descobertas na área médica, somos tentados a relegar a sabedoria popular à área do folclore – coisa de caipira, esquecendo que cabe à ciência explicar, e não desdenhar os conhecimentos, os saberes impregnados na cultura popular.

Dor de dente? Tome um copo de suco de batata crua feito na hora.

Cortes ou micoses? Mija em cima.

É compreensível que tais sugestões sejam classificadas como absurdas e mesmo como um atentado ao bom senso, já que existem remédios e soluções para atendimentos para casos como esses, mas era assim faziam os antigos diante da inexistência de profissionais da saúde. É assim que faz até hoje populações residentes em locais ermos ou mesmo em áreas mais desenvolvidas, mas que não contam com assistência à saúde adequada.

Mas, será que funciona?

Após 20 minutos da ingestão do suco de batata, o potássio, que é predominante nesse alimento age deslocando o excesso de sódio do organismo e tomando o seu lugar. Por conseqüência, as bactérias que estão provocando a dor de dente são inativadas pela mudança do pH. As bactérias são inativadas, mas não mortas. Logo, o problema foi amenizado, mas não resolvido.

No caso da urina, bactérias decompositoras da uréia infestam o local do corte ou da micose, não permitindo o desenvolvimento de outros microorganismos que provocariam a infecção. Por conta dessa proteção, o próprio organismo se encarrega de regenerar a área afetada.

Nada substitui a medicina oficial, mas convenhamos; na hora do aperto, quando não se tem em mãos o remédio ou atendimento médico adequado, os métodos alternativos para cuidar da saúde podem contribuir para amenizar um problema, ao menos “enquanto o médico não vem”.

===========

Acesse:

http://caipiraliteral.com.br

http://culturacaipira.uniblog.com.br

http://orlandobatista.uniblog.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui