Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Segurança Pública Municipal: Propostas de um Cidadão -- 27/03/2011 - 22:58 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Assegurar ao munícipe a garantia de preservação da vida e de seus bens é uma das principais tarefas do Poder Público e os órgãos de segurança que atuam no município devem interagir através da troca de inteligência e com ações conjuntas para que essa garantia seja efetivamente cumprida.



Por outro lado, isso apenas não é o bastante. É necessário que a Prefeitura dificulte a atuação da criminalidade investindo na restauração de áreas degradadas, iluminação pública, postos de vigilância em bairros afastados entre outros. Também se faz necessário o aumento no efetivo da Guarda Municipal e especial cuidado no seu treinamento, para que os mesmos possam atuar não somente nas áreas centrais, mas em todas as áreas urbanas da cidade, em especial nos locais onde os índices de periculosidade e as ocorrências criminais são maiores.



Uma das mais eficazes formas de se combater a criminalidade é evitando que ela ocorra: ou seja, identificando e atuando para sanar os problemas antes que eles se tornem críticos. O sistema de CCTV é um circuito de câmeras de segurança usado em muitas cidades do Brasil e do mundo, para fiscalizar a manutenção da Lei e da Ordem em lugares públicos.



Seria interessante trazer essa idéia para Itanhaém e instalar as câmeras em pontos específicos da cidade com grande concentração de pessoas e em locais onde a violência e problema s com a segurança são maiores. Estas câmeras estariam transmitindo imagens em tempo real diretamente às centrais de CCTV instaladas nos distritos policiais para que a polícia possa atuar de imediato quando a situação ocorrer. A tecnologia avançada e o treinamento específico dos técnicos que iriam monitorar o sistema de CCTV possibilitariam aos mesmos que identificassem situações ou pessoas agindo de forma suspeitas e que o sistema de segurança pública estivesse preparado para atuar antes que a situação se manifeste ou se estenda.



PROPOSTAS



1. Propor a instalação de câmeras de segurança nos pátios de todas as escolas da rede pública municipal.

2. Criar um programa de interação entre os órgãos de segurança que atuem no município através da troca de inteligência e com ações conjuntas.

3. Investir na restauração de áreas degradadas, iluminação pública, postos de vigilância em bairros afastados entre outros, afim de dificultar a ação da criminalidade em nosso município.

4. Instalar o sistema de CCTV em pontos específicos da cidade com grande concentração de pessoas e em locais onde a violência e problemas com a segurança são maiores.





©Marc Fortuna — Escritor, poeta e cronista. Membro da Ordem dos Parlamentares do Brasil e da British Astronomical Association
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui