Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA, O QUE É ISTO? - PERIGOS E BENEFÍCIOS -- 24/03/2011 - 17:34 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




            ENERGIA, O QUE É SITO?



                  Perigos e benefícios



 



             Francisco Miguel de Moura*



 



                                                  “Na Natureza nada se cria,



                                                                        nada se perde,



                                                             tudo se  transforma”



                                                                               Lavoisier



 



Se não fosse o recente e triste acontecimento no Japão (tremores de terra, tsunamis e invasão das ondas às usinas nucleares de Fukushima), nada saberíamos do plano de instalação de uma usina nuclear no Estado do Piauí. Mas o atual governador declarou que vai rever e reestudar o assunto junto ao Governo Federal, requerendo que a verba destinada ao Estado seja remanejada para outro tipo de energia, inclusive porque a população tem que saber o que é um empreendimento de tamanha importância e discutir sobre sua necessidade. Antes de tudo, sabemos que traria muito poucos benefícios para o Piauí, pois os empregos que criaria, além do grande risco, não seriam tantos para o Piauí, que não tem nenhum técnico da especialidade. E a energia também não seria para nós. Eis que chegamos perto do grande perigo atual: energia atômica. Para escrever sobre o assunto, li e pesquisei,ouvi professores, busquei na internet e pincei o conceito da palavra energia (etmologicamente vem do grego ergos, que significa trabalho). A definição científica é muito difícil de entendimento. Alguns autores argumentam que “a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente”, Entretanto, para esses mesmos autores, “embora não se saiba o que é energia, sabe-se o que ela não é”. Na internet encontramos este: “Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a deformá-lo ou a fazê-lo ser percorrido por uma corrente eléctrica - está a "gastar" a energia que possui transferindo-a ao sistema sobre o qual realiza o trabalho. Qualquer ente capaz de produzir trabalho possui energia armazenada”. O Prof. Erivelto, da UESPI – Campus de Parnaíba, diz gracejando que quem chegar a explicar o que é energia ganhará o Prêmio Nobel. Meu filho Franklin, professor de Física, resume: “Energia é Deus”.



            Pelo lado prático e histórico, recordemos: O homo faber tira da natureza tudo o que “produz” com sua ciência. E as formas de energia mais comuns geradas pela ciência humana, para servirem aos desígnios do “crescer e multiplicar-se” são a energia mecânica, química, hidráulica, eólica e a nuclear.  Esta, a nuclear, por ser a mais perigosa, em menos de cem anos foi capaz de produzir três acidentes nucleares de grande proporção, cada um com suas características: Hiroshima e Nagazaki (1945), Chernobil (1986) e Fukushima (2011). Neste, houve o contributo, a provocação da natureza externa: o tsunami ocorrido no norte do Japão, recentemente. Como foi especial o primeiro por ter sido provocado, propositalmente, pelo homem. E esse homem ainda não tem o controle do planeta, não sabe quando e onde vai haver furacão, tremor de terra, explosão vulcânica, tsunami etc., muito menos pode impedi-los. E não há como construir usinas nucleares tão seguras que não venham a falhar e deixar ir para natureza, seus gazes, seus venenos mortais. No mínimo, os detritos ficam em forma de lixo atômico e serão encarcerados em túmulos, por milhares e milhares de anos. Mas insegurança é uma característica da cultura humana. Quem será capaz de afirmar que, no futuro, principalmente se a energia nuclear vulgarizar-se, não surgirão grupos terroristas justamente com instintos tão perversos que possam depredar instalações nucleares? Terrorismo, ditaduras, governos corruptos, ciência e maldade juntas podem acabar com a Terra em um segundo. O pequeno acidente radiológico de Goiânia, no Brasil, em 1987, quando os moradores encontraram, num lixão, uma máquina hospitalar, que foi levada para casa e exposta a todos do bairro, visto que brilhava no escuro, é um grande aviso. Era uma pedra de sal de cloreto de Césio-137, um isótopo radioativo, de um hospital abandonado. E a tevê noticiou amplamente o fato e os males infligidos à população que teve contato com tão pequeno material.



          Assim, tendo em vista que há outras fontes que não a nuclear (eólica, solar, hidráulica, etc.) de onde se pode captar energia, cabe ao homem, principalmente aos cientistas e líderes, empresários e trabalhadores, enfim à sociedade ativa, trabalhar para que sejam escolhidas as melhores fontes com os menores riscos. Afinal de contas, o homem, por ser o mais inteligente dos animais do planeta, deve ser também o maior captador de benefícios para sua espécie.



 



____________



*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras (Piauí – Brasil), da União Brasileira de Escritores(São Paulo - Brasil) e da Associação Internacional de Escritores (Toledo, Ohio - USA)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui