Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALTRUISMO CULTURAL DE MARIO(Elizabeth Abreu) -- 11/03/2011 - 23:53 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ALTRUÍSMO CULTURAL DE MÁRIO RIBEIRO MARTINS



Elizabeth Caldeira Brito*



A produção literária de Mário Martins é recheada de completude. Informa, com pormenores de pesquisador meticuloso e metódico, detalhes que só quem esmiúça, ousa alcançar. Destaca-se como um dos mais notáveis dicionaristas biobibliográficos do país. Pesquisou e publicou biografias dos membros das mais significativas instituições culturais de Goiás, Tocantins, Bahia e da Academia Brasileira de Letras.



O Dicionário Biobibliográfico de Membros da Academia Brasileira de Letras, com 1034 páginas, retrata a vida e obra dos imortais da atualidade e dos saudosos preclaros da ficção, da crítica, da lírica e da eloquência no Brasil. Registra pormenores dos nobres letrados que compõem as “páginas de nossa vida brasileira”, nas palavras de Machado de Assis, no discurso de instalação da Academia, em 20 de julho de 1897.



Mário Martins, em seus treze livros publicados, produziu dicionários biobibliográficos dos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e das Academias: Goiana de Letras, Feminina de Letras e Artes de Goiás, Goianiense de Letras, Evangélica de Letras do Brasil e Tocantinense de Letras. Além de apresentar completa pesquisa nos Dicionários Biobibliográfico do Tocantins, de Goiás e Regional do Brasil.



O dinamismo, desprendimento e vigor literário de Mário, contribuem para o enriquecimento do acervo das diversas instituições culturais, bibliotecas goianas e brasileiras. Além de produzir, incansavelmente, se incumbe de distribuir em todo Brasil, sua obra que incursiona as áreas de teologia, filosofia, sociologia e literatura.



Baiano, Mário Martins nasceu em Ipupiara. A infância viveu em cidades da Bahia. Aos vinte e três anos, em Recife, concluiu o colegial. Bacharelou-se em Teologia e Ciências Sociais. Fez Licenciatura em Filosofia e Mestrado em Teologia. Foi professor na Universidade Católica de Pernambuco e na Escola Superior de Relações Públicas, dentre outras. Na Espanha, em 1973, especializou-se em Sociologia e em Educação, no Instituto de Cultura Hispânica de Madri. Na Escuela Nacional de Alcalá de Henares, fez Administração Pública. Em busca de conhecimentos e enriquecimento cultural fez rastros em Portugal, França e Inglaterra.



Residindo em Anápolis – Goiás desde 1975, dedica-se, inicialmente, ao magistério superior e ao ministério evangélico. Em 1978 torna-se, mediante concurso público, Promotor de Justiça. Teve atuação marcante em Abadiânia, Corumbá de Goiás e Anápolis. Em 1983 é eleito imortal pela Academia Goiana de Letras. Em 1996 passa a integrar o seleto rol de membros do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Sua dedicação às causas literárias e culturais ultrapassou fronteiras. Tornou-se membro de diversas instituições culturais e academias do território nacional e internacional.



Mário Martins espalha cultura e simpatia na geografia dos estados de Tocantins, Goiás e Bahia, onde mantém moradias. As cidades de Palmas, Anápolis e Ipupiara duelam por sua presença. Após sua aposentadoria, ocorrida em 1998, como promotor público, Mário se dedica, integralmente, à literatura.



O escritor e folclorista Mário Souto Maior refere-se ao xará com agradecimentos por sua contribuição, para a segunda edição do livro Dicionário de Folcloristas Brasileiros. Afirma que o “Dicionário Biobibliográfico de Goiás”, chegou-lhe às mãos em momento oportuno. O exemplar acrescentou mais de vinte folcloristas goianos à sua pesquisa. Mário Souto reclama porém, de “um inconveniente - não pode ser lido na cama”, como é de seu costume, devido às 1230 páginas que compõem a publicação.



Interativo e atualizado com as exigências da vida moderna, o dicionarista Mário Martins disponibiliza em seus sites, “usinadeletras” e “mariomartins”, biografia de mais de dez mil escritores.



O doutor Mário, leva além Paranaíba e mundo afora, os autores goianos. Lega aos escritores “aconchegados” em suas pesquisas, uma simpática e formidável confiança que nem sempre é “companheira”, nas palavras de gratidão da saudosa escritora Nice Monteiro Daher, se referindo ao livro “Escritores de Goiás”.



Mário Ribeiro Martins um nome e um homem memorável, cujo “altruísmo cultural” enaltece os consortes e as instituições dos caminhos que tramita, especialmente os goianos(DIARIO DA MANHÃ. Goiânia, 11.03.2011).



*É escritora, membro do



Instituto Histórico e Geográfico de Goiás



e Conselheira do Conselho de Preservação



do Patrimônio Histórico,



Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui