Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sexo, classe média e hipocrisia! -- 15/07/2000 - 14:44 (Rodrigo Teles Calado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Pesquisa do Datafolha revelou que 84,1% da população é a favor de algum tipo de controle das cenas de violência e sexo nos canais abertos Mas a maioria é contrária a mecanismos que controlem as transmissões por cabo."

Folha de S. Paulo, 20/10/96



Sempre fico comovido quando vejo debates sobre sexo na TV. É uma concentração de hipocrisias incomparável.



Dizem que as cenas são abusivas e vulgares. Os alvos preferidos de agora são Gugu e Faustão, apresentadores rivais das tardes de domingo.



Carla Perez, dençarina do grupo "É o Tchan", então, é a campeã de censuras por parte de nossos "moralistas". Acabado o debate, vão para casa assistir aos seus canais por assinatura.



Ligam no "Sexytime" ou no "canal adulto". Depois desses programas vão para a cama e no dia seguinte voltam a censurar a dançarina do "tchan".



Se a TV a cabo não agrada, correm até a "Blockbuster" e pegam "Instinto Selvagem" para ver Sharon Stone abrindo e cruzando as pernas em pleno interrogatório policial. "Boa atuação da Sharon", costumam dizer.



Mas se ligam a TV no domingo e assistem ao de sempre, logo criticam: "Que coisa vulgar!".



Essa revolta crescente tem uma explicação simples: a classe média odeia que aquilo que ela gosta seja popular. Ela ambiciona exclusividade.



Os programas dominicais acabam democratizando o sexo (embora não tivessem esse objetivo) e isso deixa os supostos moralistas indignados. Democracia não combina com classe média.



O que ela gosta que todo mundo veja são mensagens do tipo: "FHC é um grande estadista.", "a oposição só atrapalha" e "os sem-terra só querem baderna".



Concordo: o que se mostra apenas reforça a reificação do corpo feminino. Mas o que deixa a classe média irada é essa democratização do sexo na TV. Por que ela é contra o sexo na televisão aberta e na fechada é a favor?



Parece que estão querendo criar uma nova minoria social, aquela que não tem acesso ao sexo na televisão. Como se já não tivéssemos minorias demais.



Paulo Francis dizia que "ser da classe média é fingir que acha Godard o máximo". eu acrescentaria "fingir que odeia ver sexo na TV".

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui