Usina de Letras
Usina de Letras
177 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI O PASTOR GUTEMBERG NERY GUARABIRA? -- 09/01/2011 - 10:52 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GUTEMBERG NERY GUARABYRA, Carioca, do Rio de Janeiro, 1915. Pastor da Igreja Batista da Barra do Rio Grande, na Bahia, às margens do Rio São Francisco, como Missionário da Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, por volta de 1940.



Em 1943, com 28 anos de idade, Gutemberg Guarabira foi Pastor da Igreja Evangélica Batista em União, no Estado do Piauí. Esta Igreja que tinha sido organizada em 01.11.1922, foi transferida do Brejo da Serra, interior da Bahia, para o Sul do Piauí ou seja vila de União.



Em 05 de junho de 1949, já com 34 anos de idade: É fundada uma Congregação Batista, na cidade de Xique-Xique, Estado da Bahia. A instituição surge sob a liderança do Pastor Gutemberg Nery Guarabira, missionário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. A Igreja Batista de Barra é a patrocinadora do evento.



Em 1956, a Igreja Batista de União se transferiu, de novo, de União para Lagoa de Dentro, hoje cidade de Avelino Lopes. Gutemberg Guarabira foi o primeiro Presidente da Convenção Batista Sertaneja, em 1949, eleito no Acampamento Batista, realizado em Corrente, Piaui.



Ele, no entanto, permanecia como Pastor da Igreja Batista da Barra, às margens do Rio São Francisco. Em 5 de junho de 1949 é fundada, em Xique-Xique, Bahia, uma Congregação Batista, sob a liderança do Pastor Gutemberg Nery Guarabira, missionário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. A Igreja Batista de Barra é a patrocinadora do evento.



Durante muitos anos Gutemberg Nery Guarabyra foi Pastor de várias outras Igrejas às margens do Rio São Francisco. Em 14.01.1957, em Bom Jesus da Lapa, Bahia, presidiu o Concilio que consagrou o Pastor Pedro Pereira Nascimento ao Ministério da Palavra, conforme se lê: O Concílio Consagratório foi composto dos pastores: Gutemberg Nery Guarabira, que foi o presidente do Concílio. O Pr. José Brito Barros, Pr. Jonas Borges da Luz, Pr. Sebastião Portilho, Pr. Davi Gomes, e os diáconos - Benvenuto Ribeiro, que serviu como secretário da ata do Concílio e Artur Ribeiro, vindo de Ipupiara.



Quando o conheci, pessoalmente, em 1959, na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, ele já não mais pertencia ao quadro da Junta de Missões Nacionais, bem como tinha deixado o pastorado efetivo e era apenas membro da Igreja Batista da Lapa.



Exercia a Advocacia, como um dos melhores Advogados Rábulas de Bom Jesus da Lapa. Quando saí da Lapa, em 1962, para estudar no Colégio Americano Batista do Recife, ainda o deixei na cidade, como excelente Advogado.



Não consegui melhores informações sobre Gutemberg Guarabyra, embora tivesse solicitado por e-mail ao seu próprio filho, o músico Guarabyra Filho, mas ele é mencionado no livro HISTORIA DOS BATISTAS NO PIAUI(Juerp-2003), de Itamar Sousa Brito.



Seu filho Gutemberg Nery Guarabyra Filho, nasceu na cidade da Barra, Bahia, em 20.11.1947, exatamente quando seu pai era Pastor da Igreja Batista da Barra. Conforme alguns autores, Guarabyra Filho teria nascido em Bom Jesus da Lapa, o que não é verdade. Ele apenas passou boa parte de sua adolescência em Bom Jesus da Lapa, cantando inclusive, no Coral da Igreja Batista da Lapa.



Guarabyra Filho mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1966, com 19 anos de idade e depois de trabalhar como boy num escritório de contabilidade, terminou sendo um dos maiores nomes da Musica Popular Brasileira, formando em 1973 a dupla SÁ E GUARABIRA que se imortalizou com o sucesso SOBRADINHO, referência à barragem de Sobradinho no Rio São Francisco que fez o sertão virar mar.



Guarabira Filho publicou o livro de ficção O OUTRO LADO DO MUNDO. É bem estudado na ENCICLOPÉDIA DA MUSICA BRASILEIRA(1998), de Marcos Antonio Marcondes.



Apesar de sua importância, Gutemberg Nery Guarabyra- o pai- não é estudado no livro HISTÓRIA DOS BATISTAS NO BRASIL(Juerp-2001), de José dos Reis Pereira, não é mencionado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.



É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br e ainda no livro MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO(Goiania, Kelps, 2008)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui