Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NOEL ROSA: "Telefone ao menos uma vez para 34-4333" -- 15/12/2010 - 18:02 (Lourdinha Biagioni) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:134315510190111800


Comemoram-se os cem anos de Noel Rosa, (11/12/1910 - 04/05/1937).

Nascido próximo ao Natal recebeu o nome de Noel, ele que faria admiráveis marchinhas de carnaval tocadas e cantadas até hoje. O parto de sua mãe foi complicado e o uso do fórceps causaria o afundamento no queixo e uma paralisia do lado do rosto que o constrangia. Mas diante de sua genialidade ele, que se tornaria provavelmente o maior compositor do Brasil de todos os tempos, chamaria a atenção para sempre pela beleza, qualidade e atualidade de suas composições. É o que se pensa quando se escuta, por exemplo, a bem humorada letra de "Tarzan, o filho do alfaiate"



Sol e Vênus em Sagitário, (altos voos, o brilho de um cometa); Mercúrio em Capricórnio (talento fulgurante, a qualidade de suas letras e músicas); Marte em Aquário (a vida breve (26 anos), a modernidade de suas composições, a natureza independente). Noel, um Sol quadrado a Netuno, tinha uma grande sensibilidade e uma saúde frágil, forte senso de humor e de observação, levava uma vida boêmia que cedo perderia para a morte por tuberculose. Era dado a intensas paixões, entre as quais uma dançarina de nome Juraci, que também se relacionaria com o rival Wilson Batista e Mário Lago. Noel, no entanto, casou-se com Lindaura, uma sergipana, que dele engravidou mas perderia o filho. Sua herança maior seriam as preciosas 259 músicas, tendo mais de 50 parceiros. Dentre eles estão Heitor dos Prazeres, Custodio Mesquita, Nássara, Wilson Batista, Antenor Gargalhada, Donga João de Barro (Braguinha), Ismael Silva, Lamartine Babo,Francisco Alves, Cartola, Vadico, Canuto, Ary Barroso, Orestes Barbosa.



No conhecimento astrológico a Lua simboliza, também, a figura materna e Saturno, também, o pai e figuras de autoridade. O signo de Peixes é associado à sensibilidade e dotes artísticos. "O poeta da Vila" tinha a Lua em conjunção a Saturno no signo de Peixes: o pai, Manuel, era comerciante, tinha problemas mentais e desistiria de viver; tocava violão e a mãe, amorosa, Martha, professora, tocava bandolim, instrumento que ele começou a tocar aos 13 anos e extasiava seus colegas do Colégio São Bento.Logo Noel tocaria violão como ninguém. Em sua casa de estímulo e ambiente musical, sua avó materna, Rita, tocava piano, a madrinha tocava violino.

Noel de Medeiros Rosa, nascido e criado no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, abandonaria depois de um ano o curso de medicina pela música. Ele tinha a Roda da Fortuna a 21o.Gêmeos51` em conjunção à estrela fixa Capella que, pela tradição astrológica, confere honra, eminência, reconhecimento público, natureza curiosa e inquisitiva, inspiração, dons literários e habilidade de ensino.



http://lourdinhabiagioni.blogspot.com



http://www.dicionariompb.com.br/noel-rosa/dados-artisticos http://guiamacabu.com.br/maicon/?p=415 http://casadamusicadediadema.blogspot.com/p/centenarios.html http://www.vila-isabel.de/musiker/rosa.htm

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui