Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Volta ao Mundo com Judith (XXXVII) -- 20/04/2020 - 21:13 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Volta ao Mundo com Judith (XXXVII)



Lembra-se daquele famoso goleiro do Cruzeiro, dos anos setenta, que eternizou a camisa amarela...e tanto infernizou a torcida do Atlético a ponto de provocar tanta querela? O paranaense Raul Guilherme Plasmann. Pois é, a ilha que visitaremos hoje tem o seu nome. Mas ainda não achei a razão desse Raoul na Nova Zelândia, país à qual  pertence.

Descoberta em 1793, um ano depois da nossa Conjuração Mineira, semente de nossa Libertas Quae Sera Tamen, por Joseph Bruny d´Entrecasteaux, Raoul tem 29,4 km2 de território e abriga dez residentes rotativos, designados - e vai ver até que desenganados... pelo Department of Conservation da Nova Zelândia. A cada ano, por um período de 6 meses, nove voluntários lhes fazem companhia como assistentes.

O trabalho é duro e o processo de seleção deixa isso bem claro aos candidatos, advertindo-lhes sobre a capacidade de resistência ao isolamento, à aspereza climática e a necessidade de aprender e executar diversas tarefas que vão desde a manutenção das trilhas aos reparos de instalações, até o fabrico próprio do pão. E um perigo permanente de terremotos e explosões vulcânicas que podem passar séculos dormentes, e numa súbita sacudidela, por vezes imprevísivel, ver tudo ir pelos ares. Isso sem contar o acidentado relevo da ilha, que quase nãp permite a atracação de embarcações...

Raoul fica a 980 kms da Nova Zelândia e sua forma cartográfica assemelha-se rudimentarmente à um bigorna, quase seccionada no topo por um extenso lago que cobre a parte mais profunda de uma caldera vulcânica.

Se você pensa em tentar a sorte dos voluntários semestrais, o endereço para submissões é Depatment of Conservation, P O Box 474, Warksworth, New Zealand. Good luck!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 137 vezesFale com o autor