Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Volta ao Mundo com Judith (XIX) -- 31/03/2020 - 17:07 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Nosso derradeiro destino no Índico é a ilhota de Tromelin, com seus 0,8 km2 de território, e uma história apaixonante de sobrevivência de náufragos, ainda na segunda metade do século XVIII.

Quase plana, no formato de uma semente de girassol, vegetação escassa e pouca água, dela um grupo de entre 60 e 80 escravos malgaxes, sobreviventes de um naufrágio, tirou sustento e abrigo por quinze anos, até que viesse afinal o resgate. Aves marinhas, tartarugas formaram a base de sua alimentação.

Tudo começou quando, em 1761, o inescrupuloso capitão La Farge, da embarcação francesa Utile, contrariando ordens governamentais em Madagascar, embarcou cento e sessenta escravos para vender em mercados asiáticos. Ao aproximar-se da ilha navio acidentou-se num dos recifes que a cercam uma boa parte da tripulação e da carga humana pereceu sob as águas.

Com os destroços os marinheiros conseguiram reconstruir um bote e partiram para a ilha de Maurício, a 550 kms de distância, com a promessaresgatar os escravos  remanascentes.

Malgrado as objeções do Governador de Maurício, ao cabo de 15 anos realizou-se uma missão de resgate, sob a iniciativa humanitária  do capitão Jacques Marie de Tromelin e encontrou oito sobreviventes, sendo sete mulheres e um menino de oito meses.

Uma visão aérea da ilha nos dias de hoje, cujo traço mais visível é um campo de pouso de terra batida em seu centro, dá a noção de sua desolação e das adversidade extremas à sobrevivência, bem como fornece relevantes subsídios à imperiosa organização comunitária para superar esse desafio.

Recentes escavações feitas na ilha evidenciam as muitas razões desse milagre e revela, quiçá - questiona-se - a maior habilidade das mulheres em questões extremas de sobrevivência.

Tromelin é mantida pelo Governo francês como um centro de pesquisas meteorológicas e de vida marinha, com uma tripulação temporária de 4 pesquisadores.

Na esperança de que Judith esteja nos acompanhando ao vivo, de sua residência na Alemanha, a pergunta que eu gostaria de compartilhar com ela e com o leitorado que me acompanha é...:

 - Quem seria o pai da criança...?
Paulo Miranda
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 125 vezesFale com o autor