Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62582 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22550)
Discursos (3244)
Ensaios - (10499)
Erótico (13582)
Frases (50953)
Humor (20093)
Infantil (5516)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140978)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6271)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PRATICA DO AFETO -- 07/02/2002 - 02:58 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PRATICA DO AFETO





Tenho reparado que a ausência de afeto nas sociedades contemporâneas, onde vigora um monetarismo selvagem, tem deixado as pessoas, todas, doentes. Exploradores e explorados acabam sendo vítimas, sem exceções. Os primeiros, de forma muitas vezes inconsciente; os segundos, na prática, posto que tem suas personalidades subjugada pela necessidade. Essas relações doentias verificam-se de pais pra filhos, e de empregadores e empregados. O motivo é óbvio, mas todos fingem ignorar: falta afeto nas relações. Afeto autêntico, mão na mão, elogios, beijos, incentivo, importância. As pessoas, desvalorizadas, murcham e adoecem.

Ninguém é feliz vivendo apenas por dinheiro; precisamos amar e ser amados. Sermos respeitados, valorizados em nossos talentos e valores.

A própria violência explícita nada mais é que o desespero de quem a comete. Fora um ser verdadeiramente celerado, quem tendo uma estrutura verdadeiramente humana, dignidade, atacaria seu próximo muitas vezes chegando a matá-lo. Por que isso acontece? Imagino que é muito difícil extrairmos santos de quem nasce e cresce em condições subhumanas. É claro que aqui estou falando de forma genérica, não de exceções.

Sempre há os que querem levantar a bandeira de exemplos individuais para alardear uma estatística. Mas isso é uma premissa não poucas vezes, maldosa. O mundo não é feito de Madres Terezas e Mozarts; é feito de indivíduos médios e alguns abaixo da mediocridade, posto que não há um incentivo a cultura humanista; uma mentalidade que supera as barreiras impostas pelas religiões e nacionalidades.

No mundo globalizado de hoje, aonde não houver mentalidade solidária, haverá caos e conflitos estúpidos, tudo porque os homens ainda não se exercitaram na mais elementar das artes: a arte de amar.



04/02/2002





























































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui