Usina de Letras
Usina de Letras
302 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Volta ao Mundo com Judith (XVII) -- 29/03/2020 - 21:59 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Volta ao Mundo com Judith (XVII)


A ilha de Amsterdã, chamada de Nouvelle Amsterdam pelos franceses foi avistada pela primeira vez pelo marinheiro espanhol Sebastian de El Cano, durante a viagem de circunavegação, em 1522; em 1633, ganhou o nome de Nieuw Amsterdam por Anthonie van Diemen; em 1949 foi construída a estação meteorológica francesa; a extensão do território é de 58 km2, e o número de residentes temporários é de 25, sobretudo pesquisadores. Homens.

E é o que fica evidenciado pelos pôsteres afixados nas instalações de pesquisa; albatroses e animais marinhos compõem a paisagem externa.

A ilha localiza-se a uma equidistância entre a África do Sul, a costa oeste da Austrália e as bordas continentais das geleiras do Polo Sul. Seu relevo é bastante acidentado, com picos mais elevados ao centro da ilha que tem o formato aproximado de um círculo. No litoral não se vêem barcos simplesmente por não haver para onde navegar em proximidade.

Em preleção que o Administrador da ilha fez aos seus comandados, para marcar a XLVIII missão na ilha foram estas as suas palavras essenciais:
Não existe essa coisa de isolamento completo, até mesmo aqui, em Nova Amsterdã nós somos como dentes de uma grande engrenagem, aqui também recebemos sinais de quem somos, do quanto somos valorizados...

Alfred van Cleef, herdeiro do império francês de joalheria Van Cleef & Arpels passou uma temporada na ilha, de 1996 a 1997. Naturalmente, achou tudo muito jóia...Mas não consta que tenha lá retornado.

À noite a homaiada toda costuma reunir-se numa sala de projeções para uma das poucas diversões na ilha que é assistir a uma sessão de cinema. Nudez abunda.
Paulo Miranda
 
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 149 vezesFale com o autor